Setembro Amarelo: Depressão pós-parto precisa ser discutida abertamente em casa

Breton lança projeto “Paginações do Brasil” com linha exclusiva de estampas de papéis de parede
30 de agosto de 2023
Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom recebe profissional do sapateado em concerto especial e gratuito no sábado, 2/9
30 de agosto de 2023

Falta de diálogo com os familiares e negação pode agravar a doença. Para auxiliar mulheres a encarar a doença e buscar tratamento, psicanalista publica livro que ajuda a identificar os sintomas, por meio da história de uma coelhinha enfrentando os desafios da maternidade

Dados coletados pela Fiocruz afirmam que aproximadamente 25% das mães sofrem com a depressão pós-parto no Brasil. Embora relevante, o número de mulheres acometidas pela doença pode ser muito maior, isso porque, o tema ainda é pouco discutido e muitas vezes omitido pela mãe, que se culpa por não se sentir feliz e realizada com a maternidade.

Situações como essa são comuns e podem ser bem perigosas, pois, sem tratamento adequado, a depressão pode evoluir para casos extremos em diferentes esferas, colocando a vida da mãe e da criança em risco. A psicanalista, Patricia Strebinger, afirma que muitas mulheres confundem a depressão pós-parto com o período do puerpério e acabam ignorando os sintomas, acreditando que, por se tratar de algo biológico, irá passar e não buscam tratamento.

Por conta desse quadro, a psicanalista resolveu criar um guia para orientar mães e familiares. Através de uma narrativa lúdica que conta a história de uma coelhinha que após se tornar mãe se depara com questões delicadas, Patricia apresenta de forma cuidadosa a questão da depressão pós-parto e oferece uma mensagem de esperança para mães que enfrentam esse desafio. “As Aventuras de Lola – Superando a Depressão Pós-Parto”, é um conto emocionante sobre uma coelhinha corajosa que, após dar à luz seu filhote, enfrenta uma batalha interna contra a depressão pós-parto. Através da história de Lola, a autora busca criar uma conexão empática com os leitores e mostrar que essa condição é uma experiência real para muitas mães e que há tratamento.

O livro apresenta informações precisas e relevantes sobre a depressão pós-parto, todas baseadas em casos reais adquiridos ao longo dos anos de atendimento de Patricia. Além de envolver os leitores com uma narrativa atraente, o livro também explora as causas, sintomas e tratamentos disponíveis para essa condição, reforçando a importância de buscar apoio profissional e não se sentir envergonhada ou incapaz por pedir ajuda.”A depressão pós-parto é um desafio real, mas é fundamental lembrar que existem recursos e ajuda disponíveis para superá-la. Espero que este livro possa proporcionar conforto e informação às leitoras que precisam”, afirma Patricia Strebinger, autora do livro.

De fácil leitura e uma história envolvente, Lola, a coelhinha, oferece uma mensagem de esperança e incentiva mães a compartilhar suas experiências e buscar ajuda quando necessário. O livro também serve como um lembrete importante de que a depressão pós-parto não é uma fraqueza, mas sim uma condição biológica que pode ser tratada e superada com o apoio adequado.

A autora, além de atender em seu consultório também lidera diversas ações sociais com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade. Por conta disso, toda a renda gerada pela venda do livro será destinada à impressão de novos exemplares, que serão doados à mulheres de comunidades carentes, organizações não governamentais (ONGs) e bibliotecas públicas com o objetivo de dar suporte para mulheres que não possuem acesso à tratamentos psicológicos. “O objetivo do livro e de todas as ações ligadas à ele é fazer com que mulheres se sintam mais à vontade para compartilhar todas as suas emoções e buscar ajuda. Muitas se sentem constrangidas por se sentirem tristes e infelizes em um momento tão sublime como a maternidade” – finaliza a autora.

Sobre a autora: Patricia Strebinger é uma terapeuta cognitivo comportamental renomada, dedicada a ajudar pessoas a superarem seus desafios emocionais e mentais. Com vasta experiência no campo da saúde mental, ela busca por meio de suas obras trazer esclarecimento e apoio a questões relevantes da sociedade.

Freepik/DCStudio