Semana do Consumidor: como preparar seu negócio e aproveitar a data

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Alexandre Della Volpe Elias, CMO da Rcell, dá dicas aos comerciantes de estratégias para adotar e alavancar as vendas durante esse período

Está se aproximando uma das datas relevantes ao comércio, a partir de 15 de março é iniciada a semana do consumidor, e este é visto pelos brasileiros como um período de muitas ofertas e possibilidades para comerciantes e varejistas.

E para aproveitar o momento otimista do mercado e consumo, Alexandre Della Volpe Elias, CMO da Rcell, destaca que é essencial os comerciantes se planejarem para a data. “A semana do consumidor é um dos momentos mais esperados do ano, tanto para o comércio, que tem a oportunidade de dar um boom nas vendas, quanto para os consumidores, que conseguem, muitas vezes, obter produtos e serviços a preços mais em conta”, salienta.

Com o objetivo de auxiliar os negócios a terem sucesso na semana do consumidor, a Rcell elencou algumas dicas e estratégias de planejamento para o período. Confira:

Foque na data e planeje-se

Qualquer ação a ser implementada em seu negócio precisa de planejamento. Por isso, deixe sinalizado no seu calendário a semana de 15 de março. Tire um tempo para analisar o seu negócio e o dos concorrentes, levantando oportunidades que podem se relacionar com sua marca e trazer bons resultados. Por exemplo, liste quais produtos serão vendidos, onde eles estarão disponíveis, como você atrairá o cliente, etc.

Estabeleça preços competitivos

Lembre-se que o valor é o primeiro atrativo para o cliente e deve estar alinhado com o orçamento do seu negócio. Durante a semana do consumidor, outra estratégia é optar por promoções por tempo limitado, levando mais consumidores a fecharem compras.

Foco no cliente

Muitos consumidores não levam em consideração somente a qualidade dos produtos e os preços na hora de comprar. A experiência do cliente é muito importante para determinar se o cliente continuará comprando em um estabelecimento, com isso, investir em uma ação de compra positiva pode ajudar na fidelização e no desenvolvimento de uma relação sólida de longo prazo.

Invista em criatividade

Para que sua loja se destaque na semana do consumidor, uma dica é investir em criatividade, como vídeos, imagens, áudios e outros recursos que chamem atenção para seus produtos e gerem interação com o público. Pense em campanhas de marketing que podem gerar conteúdos interessantes que despertem a curiosidade dos clientes. Nas redes sociais, lembre-se de interagir com os usuários, mas evite ações muito apelativas.

Preste atenção ao estoque de produtos

Planejar bem os preços, campanhas e interações com o cliente é essencial para ter bons resultados na semana do consumidor. Entretanto, o mais importante é garantir que os clientes irão receber os produtos da melhor maneira possível. Por isso, procure garantir o abastecimento para atender à demanda do período.

No online, esbanje criatividade na exposição

Muitos clientes, ao decidirem uma compra, procuram saber tudo sobre o produto desejado. Fazer uma boa exposição do produto no online, evita dispersão do cliente, evitando que o mesmo abandone a compra naquele site, por motivo de pouca, falta ou nenhuma informação. Se o cliente tiver que sair da página de compra para consumir conteúdo, a chance da desistência da compra é grande, uma vez que ele pode ser impactado por outras ofertas. Portanto, invista em imagens que explicam o produto e suas funcionalidades, vídeos, avaliações de quem já comprou. A grande maioria dos fornecedores possuem um acervo grande de conteúdos que são compartilhados com o comércio.

Sobre a Rcell:

A Rcell é a maior distribuidora de capital fechado de eletrônicos do País. Com mais de 20 anos de tradição e cobertura logística que alcança mais de 28 mil pontos de vendas em todas as regiões do Brasil. Dispõe de quatro Centros de Distribuição (CDs), localizados em: São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina. É a distribuidora oficial de 24 fabricantes, dentre os quais smartphones da Samsung, Motorola e Philco, dos notebooks Samsung e Asus, dos videogames PlayStation, Nintendo, e dos jogos da Warner Games. Em 2020, anunciou as parcerias para a distribuição de produtos das marcas Electrolux, Whirlpool (Brastemp e Consul), Black & Decker, Panasonic, Canon entre outras.

A Rcell dispõe ainda de site B2B – www.lojarcell.com.br, criado especialmente para atender o varejista que prefere realizar compras no universo online e neste ano firmou parceria com a marca H3RO, startup focada no segmento de games e esport.

Em 2022, comercializou 4 milhões de produtos, sendo há cinco anos consecutivos a distribuidora líder em número de ativações de smartphones Samsung com mais de 8,9 milhões de unidades. Em 2018, foi premiada por comercializar mais de 400 mil consoles de videogames no país, recorde mantido pela empresa atualmente. Configura na 307ª colocação entre as 1000 maiores empresas do Brasil em ranking divulgado pelo Valor 1000 – 2022.

Divulgação