São Leopoldo é a segunda cidade brasileira com mais pacientes já tratados pelo único balão intragástrico deglutível do mundo

Natuzzi traz dicas de estofados para diferentes funções
26 de janeiro de 2023
Receita de bolo de banana funcional e saudável feito com leite de castanha em pó
26 de janeiro de 2023

Sem cirurgia, endoscopia e anestesia, o programa Allurion de perda de peso chega ao Brasil, oficialmente, no dia 30 de janeiro

Para a gastroenterologista Dra. Cintia Presser, de São Leopoldo (RS), perder peso todo paciente perde, seja em dietas, exercícios ou outros procedimentos com ótimos resultados. “O problema é manter essa perda. É aí que entram o suporte tecnológico em tempo real e o monitoramento médico a longo prazo como pontos-chave desse programa”, destaca a médica

Na próxima segunda (30), os pacientes brasileiros com mais de 18 anos e IMC a partir de 30 (obesidade grau I), com comorbidades associadas ou não, terão acesso ao programa Allurion. Trata-se do primeiro balão intragástrico sem a necessidade de cirurgia, anestesia ou endoscopia, com acompanhamento 360 graus do paciente, em tempo real, de seis meses a um ano. Mas na cidade de São Leopoldo, cerca de 20 pacientes já experimentaram os resultados dessa tecnologia. Certificada pela Allurion Technologies, desde 2020, a gastroenterologista Dra Cintia Presser realizou os procedimentos, por meio de importação direta, e contabiliza resultados muito interessantes nesse período. “Os pacientes tiveram perda de 14 quilos em média e a manutenção desse peso durante o primeiro ano, o que é um excelente resultado”, celebra. Dra Cintia reforça que o uso de balão intragástrico também tem demonstrado bons resultados para pacientes com sobrepeso de grau médio (a partir do IMC 27). Por isso, a médica acredita ser importante a alteração da portaria da Anvisa para o uso do balão da Allurion também nesses casos.

Segundo a médica, a primeira grande vantagem do balão deglutível é cortar os riscos. “Seu método não-invasivo, o torna simples, rápido e seguro. Outro ponto é a redução dos sintomas iniciais relatados por seus pacientes. “Isso acontece devido ao material mais maleável e macio do balão Allurion, feito com poliuretano e não silicone, e ao seu formato elíptico, não redondo, que melhor se encaixa no estômago. “A adaptação mais rápida possibilita que o paciente introduza alimentos sólidos em uma semana, o que acelera o processo de emagrecimento por gerar a saciedade de forma mais rápida e atrasar o esvaziamento gástrico, já que o alimento sólido não passa tão rápido do estômago para o intestino. A maior perda de peso ocorre logo no primeiro mês, com a eliminação de 7 quilos em média”, explica a médica.

O balão Allurion fica no corpo do paciente por quatro meses e depois desinfla naturalmente, saindo do organismo do tamanho original da cápsula ingerida. “Isso foi outra vantagem, porque quanto menos tempo o balão fica no organismo, menores são as chances de complicações” acrescenta Presser.

Ao comparar os tratamentos disponíveis, como cirurgias bariátricas, medicamentos, gastroplastia e balões, que têm indicações diferentes de acordo com o perfil dos pacientes, Dra. Cintia destaca como o principal diferencial do programa Allurion a manutenção do resultado obtido através do suporte, monitoramento e mudança dos hábitos comportamentais e de vida promovidos pelo acompanhamento em tempo real ao longo de seis meses.

Desde o momento da colocação do balão até o fim do programa (de seis a 12 meses, dependendo do pacote oferecido pela clínica, o paciente é conectado a um aplicativo, com uma balança digital conectada por bluetooth e um relógio (smart watch). “Todas as vezes que o paciente se pesa, o aplicativo é abastecido de dados e enviados para nós em tempo real. Assim, podemos monitorar os índices gerais do paciente, como perda de peso, índice de massa corporal, massa muscular, percentual de gordura, receber alertas sobre os resultados, propor a marcação de consultas presenciais e/ou via telemedicina ou mesmo parabenizar e motivar quem está com ótimos resultados”, detalha.

De forma paralela e complementar, a clínica oferece um acompanhamento multidisciplinar por seis meses, com suporte nutricional, físico e psicológico, que auxiliam na mudança e melhora dos hábitos comportamentais e alimentares e na perda e manutenção do peso por melhorar a qualidade de vida do paciente. A Dra. Cintia possui o histórico de todos os pacientes e mantém o acompanhamento durante um ano.

Perda de 15 quilos em 4 meses

Rinaldo Costa, programador e morador de Ivoti (RS), colocou o balão Allurion com a Dra. Cintia Presser, em agosto de 2021. Na época, tinha 31 anos e pesava 107 quilos. “Tentava dieta a vida toda e sempre gostei de me exercitar. Acreditava que precisava comer mais do que o necessário, até mesmo para obter melhor desempenho na academia. Nos últimos seis anos, tive que reduzir muito a carga de exercícios porque descobri uma doença cardíaca, então, fui atrás de um tratamento na região, minimamente invasivo, para perda de peso”, revela. Rinaldo soube do programa da Allurion em consulta na clínica da Dra. Cintia. “Entendi que comia mais do que eu precisava e que reduzir a quantidade não iria me enfraquecer. Com o programa, descobri que era possível emagrecer de forma saudável e sem correr riscos”, explica o programador.

Ao longo das 16 semanas, Rinaldo viu seus 107 quilos reduzirem a 92 quilos e, para ele, o principal ponto do programa Allurion foi a praticidade. “O balão é um método simples porque a tecnologia te ajuda a manter a disciplina. Com os dispositivos Health Tracker meus dados iam automaticamente para a clínica e eu conseguia saber se estava no caminho certo ou se precisaria corrigir algum ponto”, afirma. Rinaldo manteve o seu peso após a retirada do balão por mais de um ano, com as mudanças promovidas em seu estilo de vida, e foi só após uma alteração em sua rotina, nos últimos meses do ano passado, que ele teve um reganho de 6 quilos. “Exagerei na alimentação e passei para o home office, mas, não tenho receio de voltar aos 107 porque agora já sei o caminho para perder e manter o peso”, conclui o programador.

Como funciona a colocação do balão deglutível

O paciente chega à clínica e, com ajuda do médico endoscopista, engole a cápsula, ligada a um cateter, com um copo d’água. Faz-se o primeiro raio-x para verificar se a cápsula se encontra no local correto e, depois, ele é enchido com solução. Outro raio-x é feito para checar o seu posicionamento e, então, retira-se o cateter. Em cerca de 15 minutos o paciente está liberado para voltar para casa”. Por estarem conscientes o tempo todo, os pacientes podem relatar o que sentem. “Há um desconforto inicial, devido a acomodação no estômago, que pode provocar náuseas por até 4 dias”, conta.

Resultado 2.5 vezes maior

Presente em 60 países e com 100 mil pacientes atendidos, o programa Allurion traz resultados de perda de peso 2,5 vezes maior em comparação com dieta ou exercício sozinhos. Um estudo com 3.700 indica que os pacientes perdem uma média de 14% de seu peso corporal em 16 semanas e 95% da perda de peso com o balão do Allurion pode ser sustentada em 12 meses (*Lenca et al. Obes Surg. 2020*, **Lenca, Presented at TOS Obesity Week, 2020). Toda tecnologia disruptiva presente no programa Allurion – da cápsula-balão (que traz 40 patentes associadas) à inteligência artificial do device Virtual Care Suit – levou nove anos para ser desenvolvida.

Sobre a Allurion

Allurion Technologies é uma empresa dedicada a erradicar a obesidade. O Programa Allurion consiste em uma experiência 360º de perda de peso que inclui o Balão Gástrico Allurion, o primeiro e único balão deglutível, sem procedimento cirúrgico, para perda de peso, o Allurion Virtual Care Suite que contempla o Allurion Mobile App para pacientes, o Allurion Insights para clínicas, com a plataforma Iris de inteligência artificial, e os dispositivos Balança Allurion e Health Tracker. O Allurion VCS está também disponível de forma independente ao Programa Allurion para ajudar os pacientes a customizar, monitorar e administrar a perda de peso dos pacientes independentemente do tratamento escolhido: balão gástrico, cirurgia, ou acompanhamento nutricional/médico.