Saiba quais são as principais doenças e complicações que afetam o sistema digestivo e que podem requerer cirurgia

Casa Valduga apresenta Grappa em nova identidade visual
6 de setembro de 2023
Street Style CWB movimenta a moda sustentável
6 de setembro de 2023

Cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Pilar explica os sintomas, as causas e os tratamentos das condições mais comuns que podem comprometer a saúde do sistema digestivo

Segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população mundial sofre com algum problema intestinal e 90% das pessoas não buscam por uma orientação por médica e muitas vezes recorrem à automedicação.

O sistema digestivo pode ser afetado por diversas doenças e complicações que podem prejudicar sua função e causar sintomas como dor, náusea, vômito, sangramento, obstrução e infecção.

Algumas dessas condições podem exigir uma intervenção cirúrgica para corrigir o problema ou aliviar os sintomas.

Segundo Lucas Nassif, cirurgião do aparelho digestivo no Hospital Pilar, as principais doenças e complicações que afetam o sistema digestivo e que podem requerer cirurgia são:

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE): ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, causando lesões na mucosa esofágica. “Os sintomas mais comuns são azia, queimação, regurgitação e tosse crônica. A cirurgia pode ser indicada quando o tratamento medicamentoso não é suficiente ou quando há complicações como estenose ou câncer”, explica Nassif.

Hérnia de hiato: acontece quando uma parte do estômago se desloca para cima do diafragma, que é o músculo que separa o tórax do abdômen. Isso pode causar refluxo gastroesofágico, dor no peito, dificuldade para respirar e anemia. A cirurgia consiste em reposicionar o estômago e reforçar o esfíncter esofágico inferior.

Úlcera péptica: é uma ferida que se forma na parede do estômago ou do duodeno (primeira parte do intestino delgado) devido à ação do ácido gástrico. “Os sintomas mais frequentes são dor abdominal, perda de apetite, náusea e vômito. A cirurgia pode ser necessária quando há complicações como sangramento, perfuração ou obstrução”, comenta o cirurgião do aparelho digestivo no Hospital Pilar.

Colecistite aguda: é a inflamação da vesícula biliar, um órgão que armazena a bile produzida pelo fígado. A causa mais comum é a presença de cálculos biliares, que são pedras formadas por colesterol ou pigmentos biliares. Os sintomas mais característicos são dor no lado direito do abdômen, febre e náuseas. O tratamento consiste em cirurgia para remover a vesícula biliar.

Doença inflamatória intestinal: é um conjunto de doenças relacionadas à imunidade, que causam inflamação crônica no intestino. “As mais comuns são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Os sintomas mais frequentes são diarreia, dor abdominal e sangramento nas fezes. A cirurgia pode ser indicada quando há complicações como fístulas, abscessos, perfurações ou obstruções”, diz Nassif.

O especialista ressalta ainda que algumas destas doenças e suas complicações podem ser evitadas através da prevenção “É recomendável uma alimentação saudável, dando preferência para alimentos menos processados, atentar para a ingestão de água, manter a prática de atividade física regular, o controle do estresse, a moderação no consumo de álcool e evitar o tabagismo”, pontua Nassif. Nos casos em que a cirurgia está indicada o ideal sempre é consultar o cirurgião o mais breve possível “Cirurgias realizadas em casos iniciais tendem a ter evolução mais favorável”, conclui.

Divulgação