Saiba quais são as principais causas de atendimentos clínicos de cães e gatos no Brasil

Scenic lança mini cruzeiro para 2021
20 de julho de 2020
Nova coleção Wallcovering chega à Cosy Home e traz elegância, arte e cultura para as paredes de casa
20 de julho de 2020

Pesquisa revela as principais afecções que levam ao atendimento dos pets no país

O Brasil é o segundo país em população de cães e gatos no mundo, com 54 e 24 milhões de animais respectivamente, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), uma pesquisa de base domiciliar, de âmbito nacional, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2013.

Com o intuito de conhecer a realidade dos atendimentos veterinários dos pets no Brasil, a Comac (Comissão de Animais de Companhia do Sindan), realizou uma pesquisa intitulada Radar Vet, em 2018, na qual foram entrevistados 772 pessoas e teve como objetivo entender o perfil dos estabelecimentos do mercado pet brasileiro.

De acordo com os dados da pesquisa, o atendimento aos cães corresponde a mais da metade dos atendimentos, sendo as ocorrências mais comuns: as doenças gastrointestinais (43%), as doenças transmitidas por vetores (carrapatos), como as hemoparasitoses (babesiose e erliquiose) com 34% das ocorrências, e as afecções dermatológicas (32% dos casos).

Já os gatos possuem menor participação no total de atendimentos clínicos dos veterinários, correspondendo menos de um terço. Em geral, enfermidades nos gatos são as doenças renais e do trato urinário (79%). Outros exemplos comuns de afecções são as doenças gastrointestinais e dermatológicas, semelhante aos cães.

Sobre a incidência das afecções listadas, o Dr. Leonardo Brandão, médico-veterinário e coordenador da Comac, explica: “As doenças dermatológicas e gastroentéricas são muito comuns em cães e gatos e suas causas podem ser muito variadas”, explica.

Segundo ele, por serem doenças com manifestação clínica (sintomas) relevante, chamam a atenção dos tutores que levam seus pets ao atendimento veterinário, o que pode explicar a elevada incidência. “Vale ressaltar que o nível de atendimento clínico dos pets no Brasil ainda é muito realizado com base em tratamentos e pouco em ações de prevenção (como vacinação ou consultas de check-up)”, completa.

Recomenda-se sempre que os tutores busquem realizar check-ups de rotina com periodicidade para identificar o quanto antes qualquer mudança na saúde do animal, a fim de evitar maiores problemas.

Sobre a Comissão de Animais de Companhia

A COMAC (Comissão de Animais de Companhia) foi criada em 2007 com a necessidade de cuidar do mercado de animais de companhia. Sua missão é, através da interação com os principais players desse mercado, executar ações que estimulem o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, principalmente das áreas ligadas à saúde animal. É um mercado de extrema importância, uma vez que emprega o maior número de veterinários e possui o maior número de estabelecimentos comerciais.

Photo by Alexis Chloe on Unsplash