Saiba como o leite e o mel podem te ajudar a dormir melhor

Halloween gastronômico: Le Creuset apresenta nova coleção com peças inéditas
25 de outubro de 2023
LABmoda 2023 reúne moda, música, dança e artes em programação multicultural
25 de outubro de 2023

Literatura científica aponta que introduzir os alimentos no processo de higiene do sono pode melhorar a qualidade do descanso e diminuir a dificuldade para adormecer

Leite e mel são uma combinação clássica na história, presente em diversas bebidas e usada para o preparo de algumas sobremesas. A junção dos dois ingredientes, inclusive, é tida por certos religiosos como símbolos de riqueza e prosperidade. O fato é que a mistura é calmante e reconfortante, comumente usada por pessoas com dificuldade para dormir para relaxar e amenizar a insônia. Mas afinal de contas, esse uso milenar tem alguma base científica? A resposta é sim! Diversos estudos realizados ao longo dos anos já avaliaram a eficácia desses alimentos no tratamento de uma série de distúrbios.

Leite + mel = sono melhor?

Um estudo, realizado em Israel, com crianças com problemas respiratórios, atestou que a administração dos dois alimentos em conjunto ocasionou melhoras em quadros de tosse e, o que ajudou os voluntários a dormir melhor.

Um segundo estudo clínico randomizado foi realizado com 68 pacientes idosos com doenças coronárias, internados em um hospital de referência na cidade de Semnan, no Irã. Logo após introduzirem o mix em suas dietas, consumindo duas vezes ao dia, os voluntários relataram melhoras em vários pontos na qualidade do sono.

Uma terceira pesquisa, realizada no Japão, atestou que tomar um copo de leite morno com mel cerca de 30 minutos antes de dormir diminui significativamente a dificuldade para chegar ao sono REM, o estágio em que ocorrem os sonhos, e quando, de fato, descansamos.

“Pesquisadores de diferentes locais entendem que o leite e o mel podem ser usados juntos e melhoram a qualidade do sono em diferentes públicos, que vão desde crianças com problemas respiratórios, até idosos portadores de cardiopatias. Para nós da Baldoni, é muito louvável saber que a sabedoria ancestral, que traz o mel como um remédio versátil no tratamento de uma série de transtornos, é corroborada pela literatura científica. Ainda mais gratificante é saber que fornecemos um produto de custo relativamente baixo, que pode ser de tão grande ajuda contra a insônia, que é um problema sério e presente na nossa sociedade atualmente”, destaca Daniel Cavalcante, doutor em Tecnologia de Alimentos, presidente da Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) e CEO da Baldoni.

Introduza leite e mel na higiene do sono

Com a superexposição às telas, cada vez mais pessoas vêm tendo maior dificuldade para dormir e uma qualidade de sono pior. Por conta disso, se faz necessária a adoção de uma rotina bem definida antes de se adormecer, a fim de garantir que o corpo realmente descanse. Confira a seguir alguns passos fornecidos pela Baldoni que podem te ajudar a dormir melhor e evitar os problemas decorrentes de noites sem descanso:

  1. Tenha um horário definido para dormir;
  2. Consuma apenas alimentos leves e de rápida digestão após às 20h;
  3. Evite o consumo de bebidas estimulantes, como café, chás e energéticos durante a noite;
  4. Tome um copo americano de leite morno, adoçado com cerca de ½ colher de sopa de Mel Baldoni Flores de Eucalipto;
  5. Vá para a cama apenas quando se sentir sonolento;
  6. Faça com que seu quarto seja um ambiente silencioso, aconchegante e que induz ao sono;
  7. Deixe o celular apenas perto o suficiente para ouvir o despertador, mas evite usar o aparelho em cima da cama;
  8. Não fique monitorando o relógio;
  9. Evite dormir demais, o ideal são entre 6h30 e 8 horas de sono por noite.

Conheça os produtos da Baldoni: www.baldoni.com.br

Sobre a Baldoni

Baldoni é líder do mercado nacional de produtos derivados de mel e pioneira no gerenciamento desta categoria. Fundada em 1983 pela família Baldoni, está sob a gestão de Daniel Augusto Cavalcante desde 2016.

Baldoni tem a visão de se tornar referência em inovação no desenvolvimento de produtos à base de mel e disponibiliza no seu portfólio, além do mel de abelhas nas diversas floradas, geleias adoçadas com mel, extrato de própolis e suplementos alimentares. A empresa possui certificações reconhecidas mundialmente, como: HACCP, IFS Global Markets, FDA, Certificação Orgânica, Kosher, Halal e é fiscalizada e auditada pelo Serviço de Inspeção Federal no Ministério da Agricultura.

O Mel da Baldoni além de ter sido eleito por quatro vezes o Melhor do Brasil no Congresso Brasileiro de Apicultura, tem notórios prêmios internacionais da cadeira de Apicultura recebidos em Londres, Canadá e Bélgica. É a única empresa do segmento a receber o prêmio Agro+ Integridade, que reconhece boas práticas de compliance, governança e responsabilidade social.