Roca exalta a magnitude do design e homenageia Ruy Ohtake em novo ensaio fotográfico

Miroh conquista IG de Origem e Selo de Procedência
23 de maio de 2023
A cena das cervejas artesanais de Chicago apresenta qualidade de alto nível para os amantes das bebidas
23 de maio de 2023

 Relembrando o seu legado de obras e conceitos, assim como a coleção que o arquiteto desenvolveu, a marca apresenta uma sessão de fotos feita na casa que Ruy construiu para a mãe, a lendária artista plástica Tomie Ohtake

Sinônimo de atemporalidade, charme, elegância, reconexão com a natureza e descrição em diferentes estilos de ambiente, a Roca, marca líder mundial em soluções para banheiros realizou um novo ensaio fotográfico com os produtos da coleção Ohtake como homenagem ao mestre e arquiteto brasileiro. As fotos foram feitas na icônica casa que Ruy construiu para sua mãe: a casa Tomie Ohtake.

Essas fotos fazem parte de um novo catálogo de Roca que inclui imagens de alguns dos edifícios de maior destaque que compõem o rico legado do brasileiro. As fotografias de arquitetura são obra de Paul Clemence, colaborador e amigo de Ruy Ohtake, que também assina o texto do conteúdo. Ruy Teixeira foi o fotografo responsável pelas imagens da coleção de cubas, entre as quais encontramos novas formas e acabamentos.

Nascido no Brasil em 1938, Ruy Ohtake realizou mais de 400 projetos nas últimas cinco décadas, tornando-se um dos arquitetos mais prolíficos do país. Seu legado está espalhado por todo o Brasil, sendo São Paulo a cidade que concentra o maior número de edifícios. Também é possível encontrar projetos assinados pelo mestre no exterior. Apesar dessa importante e frutífera trajetória profissional, Ohtake nunca trouxe sinais de arrogância, declarações de grandiosidade e eloquência em seu discurso, mas um profundo respeito por uma profissão que tanto amava.

Inspirado por sua brilhante progenitora, a aclamada artista plástica Tommie Ohtake, e influenciado por seu mentor e amigo Oscar Niemeyer, os edifícios de Ruy Ohtake são caracterizados pelo uso de cores, formas esculturais e curvas. O arquiteto se sentia profundamente atraído pelas suaves configurações são encontradas na natureza, de modo que seu enorme legado está repleto dessa qualidade orgânica.

E de fato o arquiteto sempre reconheceu que com seu trabalho desejava transcender, deixar uma marca nas pessoas, despertando os sentidos de todos aqueles que habitavam ou visitavam seus edifícios. Ruy conseguia esta conexão quando, guiado por uma curva, conseguia atrair o olhar numa direção inesperada. Este estilo incomum e extravagante também está presente na coleção de cubas que desenhou para a Roca.

O componente orgânico que encontramos em sua obra, somado à proximidade e humildade do arquiteto chamaram a atenção da marca espanhola, que também encontrou na execução meticulosa que Ohtake aplicava em todos os seus projetos, aquele compromisso inabalável com o artesanal e a excelência que caracteriza a marca.

Consequentemente, foi iniciada uma colaboração criativa em 2018 que resultou em uma coleção de cubas com vários prêmios de design. Todos eles destacaram a capacidade do arquiteto de ir além do meramente utilitário e trazer beleza ao cotidiano. Efetivamente, Ruy desejava enriquecer o dia a dia, nem que fosse só durante o breve instante em que, perdidos em nossos pensamentos matinais, ficamos em frente ao lavatório para refrescar nossos rostos depois de uma noite de sono profundo.

A inspiração das cubas Ohtake é encontrada na natureza. Especificamente nas curvas das ondas e na linha do horizonte em constante mudança, mas especialmente na forma mais pura que existe do design: o ovo. Além disso, o arquiteto foi capaz de encontrar a leveza e resistência que esta perfeita forma ovalada e suave apresenta na exclusiva tecnologia Fineceramic® da Roca. Ohtake conseguiu realçar a elegância e a suavidade do design, com as excelentes características de um material cerâmico que resulta em cubas mais leves e duráveis.

Com este novo catálogo que inclui imagens das cubas desenhadas por Ruy Ohtake e alguns dos marcos mais importantes do arquiteto, a Roca celebra uma colaboração significativa e traz à memória uma relação profunda e frutífera que incluiu aulas magnas, exposições, prémios e um forte intercâmbio criativo de inspiração mútua.

A coleção de cubas Ohtake é composta por quatro formatos diferentes e seis cores, incluindo o novo acabamento preto fosco.

Saiba mais em:

www.br.roca.com

Instagram: roca_brasil

Facebook: RocaNoBrasil

YouTube: Roca Brasil

Pinterest: RocaNoBrasil

Divulgação