Rinoplastia ultrassônica: cirurgia no nariz menos traumática traz resultado mais rápido e natural

Varejo Digital ajuda pequenos negócios a conectar clientes e impulsionar vendas
1 de julho de 2020
Uma Noite no Museu abre programação de julho no Museu Casa de Portinari
1 de julho de 2020

Nova abordagem para a realização da rinoplastia confere resultados mais naturais com recuperação mais rápida, pois possui menos complicações pós-operatórias, como inchaço e hematomas

ntre as cirurgias plásticas mais realizadas pela população brasileira está a rinoplastia, procedimento que visa alterar a forma e o tamanho do nariz para torná-lo esteticamente mais harmonioso ou então corrigir problemas respiratórios como o desvio de septo. O problema é que grande parte das pessoas ainda não se dispõe a passar pela cirurgia devido ao modo como é realizada, com um auxílio de um pequeno martelo para fraturar o osso, o que exige um longo tempo de recuperação, com a presença de inchaço e hematomas. Mas a boa notícia é que, com o avanço dos estudos na área da cirurgia plástica, técnicas que prometem reduzir o tempo de recuperação enquanto conferem ótimos resultados vêm surgindo, como a rinoplastia ultrassônica. “A rinoplastia ultrassônica visa tratar a parte óssea do nariz através de um aparelho que, por meio de vibrações, permite ao cirurgião realizar a fratura nasal necessária para o procedimento de forma menos traumática”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Realizada sob o efeito de anestesia, a rinoplastia ultrassônica possui as mesmas indicações da técnica tradicional, sendo indicada para qualquer paciente que tenha necessidade de tratar a parte óssea do nariz, mas possui como vantagem o fato de ser mais precisa e preservar estruturas importantes do nariz, como cartilagem, mucosa e vasos sanguíneos presentes na região, resultando em menos inchaço, sangramento, hematoma e inflamação no período pós-operatório. “Isso faz com que o processo de recuperação do procedimento seja mais rápido e mais tranquilo, permitindo ao paciente retornar às atividades rotineiras mais rapidamente”, destaca o cirurgião.

De acordo com o especialista, por ser mais precisa, os resultados da rinoplastia ultrassônica são mais previsíveis, além de ocasionar cicatrizes menos aparentes, já que, nesse procedimento, não há necessidade de incisões na parte externa do nariz. “Geralmente, o resultado final da rinoplastia tradicional é alcançado em 6 a 12 meses. Mas na rinoplastia ultrassônica esse período tende a ser menor, justamente por causar menos inchaço”, afirma. Com relação aos cuidados pós-operatório, estes são os mesmos da cirurgia convencional. “Dessa forma, o ideal é que, durante uma semana, o paciente permaneça em repouso e não realize exercícios físicos”, alerta o médico.

Outra vantagem da rinoplastia ultrassônica está no fato de não possuir contraindicações relacionadas diretamente ao uso da nova tecnologia. “As possíveis complicações da rinoplastia ultrassônica são as mesmas de qualquer procedimento cirúrgico e incluem a possibilidade de hematomas, infecções e sangramentos. Já com relação às contraindicações, a rinoplastia ultrassônica, assim como a técnica convencional, não é indicada para crianças, gestantes, lactantes, pacientes com problemas de coagulação, que utilizam algum tipo de anticoagulante ou que possuam alguma doença que esteja em fase aguda”, finaliza o Dr. Paolo Rubez.

FONTE: DR. PAOLO RUBEZ – Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade, e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/