Restaurante construído na antiga casa de Cacilda Becker traz a beleza dos porcelanatos de Ceusa

Em 20 dias, construtora O3 vende 60% novo lançamento
7 de novembro de 2022
Crescimento benigno da próstata pode ser tratado sem cortes com uso de laser
7 de novembro de 2022

Atto Restaurante oferece uma viagem gastronômica pela trajetória da atriz

Homenagear enquanto experimenta pratos deliciosos oferecidos pela chef Luiza Hoffman. Construído na casa que pertenceu a grande dama do teatro nacional, Cacilda Becker, o Atto Restaurante já nasceu fazendo história. Assinado pelo escritório MEL.A Arquitetura e Interiores, o projeto reúne conceito, memória e bons momentos.

Fachada do Atto Restaurante / Foto: Israel Gollino

Os 500 m² do espaço surpreendem desde o início. No piso térreo, os clientes encontram um salão principal, varanda, dois bares, jardins, cozinha e área de apoio. Ao subir as escadas, um lounge, banheiros e ambiente reservado para a equipe técnica são vistos. “A ideia principal foi unir a beleza da arquitetura e a trajetória da atriz com locais abertos, verdes e conectados”, contam os profissionais envolvidos.

O nome Atto, escolhido pelos donos do restaurante, já remete a história de vida da Cacilda Becker. Seus anos dedicados ao teatro, cinema e televisão, estão gravados nas paredes da casa. A atriz, que morreu em 1969 aos 48 anos, deixou uma legião de fãs e admiradores de seu trabalho.

“Para nós da MEL.A Arquitetura e Interiores, o briefing principal foi utilizar ao máximo os materiais originais da residência e trazer novos elementos para valorizar ainda mais essas memórias”, afirmam. Assim, um dos desafios encontrados pela equipe foi conectar os espaços e abrir a casa para o público, como um palco, dentro de um contexto em que os cômodos eram subdivididos.

Então, a solução proposta foi manter todo o perímetro, criando um pé direito duplo na área frontal. Foram liberadas apenas algumas paredes internas que bloqueavam a conexão buscada e, assim, oferecendo aos clientes uma ideia da extensão da antiga casa até o jardim. Janelas, pisos de madeira maciça e os tijolos originais foram mantidos e expostos como um memorial.

A Ceusa, inspirada nos universos da moda e arquitetura, marcou presença nesse projeto repleto de lembranças. “Escolhemos criteriosamente todos os revestimentos que iriam compor e fazer essa união perfeita com a história a ser respeitada”, contam os arquitetos.

Porcelanato Cintilante nas paredes e Confete no piso dos lavabos / Foto: Israel Gollino

Dessa forma, os porcelanatos da Ceusa foram aplicados em todas as intervenções do projeto. Na circulação dos lavabos com a coleção Confete na cor cinza, formato 100×100. Ele dá continuidade ao contrapiso do lavabo com instalação do Cintilante no tom preto no tamanho 8×25 em meia parede. Aqui, as cubas e vasos sanitários da Deca ofereceram elegância ao espaço.

Metais da Deca também marcaram presença no projeto / Foto: Israel Gollino

O resultado é um ambiente acolhedor e artístico, onde Cacilda Becker é relembrada e respeitada em cada cantinho. Respeitável público, apresentamos aqui o Atto Restaurante!

 crédito fotos: Israel Gollino