Resgate de memórias afetivas é ponto chave para ambiente de Alessandra Gandolfi na CASACOR Paraná 2022

Laurentino Gomes lança livro em Curitiba sobre a escravidão no Brasil
14 de julho de 2022
Strufaldi lança coleção Gonzalez, assinada pelo premiado arquiteto Sérgio Gonzalez
14 de julho de 2022

Arquiteta assina o espaço Loft Soul Natuzzi e apresenta uma imersão por lembranças da infância com um mix de tons, texturas e peças especiais

O resgate de boas lembranças é o fio condutor do projeto da arquiteta Alessandra Gandolfi para a CASACOR Paraná 2022. Assinando o ambiente Loft Soul Natuzzi, a profissional propõe uma verdadeira imersão em memórias afetivas: um espaço que remete à sua infância na casa da vó, quando aprendeu a se relacionar diretamente com a natureza no quintal, se deixando envolver pelos aromas das frutas e pelas texturas das folhas, que depois viravam arte através de do processo de decalque ensinado por seu avô.

Dentro desse contexto, o projeto reflete uma casa para ser vivida com alma. Ambientes que auxiliam a contar histórias e reviver momentos únicos. Para isso, a arquiteta utilizou cores, texturas, aromas e peças que remetessem às essas memórias. O loft open space foi todo idealizado para criar um espaço que transmita essa essência e priorize o bem-estar físico, mental e espiritual, a resposta da profissional para a temática “Infinito Particular”, que retrata esse cenário pós-pandemia.

Ponto de partida do projeto, a paleta de cores tem inspiração nas folhas que caem pelos quintais durante o outono, trazendo os tons terrosos para dentro do projeto. O piso Oh!Take Cliff, lançamento da Portobello, agrega ao espaço uma cor suave, que reforça o conceito sem tornar o ambiente pesado.  O tapete Espiral, assinado por Juliana Vasconcellos e Matheus Barreto para Botteh Handmade Rugs, é responsável por aquecer o ambiente com a junção de cores e texturas que criam um efeito de profundidade – suas tonalidades são frutos de pigmentos vegetais, feitos à mão em lã. Os pontos de cor ficam por conta do sofá Cava Natuzzi Itália e do tampo Silestone Arcilla Red, lançamento da Cosentino.

Ainda na área social, a Poltrona Stalk, assinada pelo designer Maurício Bonfim, ganha protagonismo por sua estética diferenciada, que compõe com a luminária da Reca Iluminação e com a textura rústica da parede, trazendo uma harmonização entre o conceito bucólico do projeto com detalhes mais modernos. Acima do sofá, a obra de arte “Vida e Renovação”, do artista baiano Irley de Jesus, retrata folhas em pintura hiper-realista, agregando o toque perfeito para o conceito do projeto.

Na área gourmet, o destaque fica por conta do balcão: sua tonalidade terrosa compõe perfeitamente com o espaço, além de agregar a praticidade que a casa pede. As banquetas da coleção Grão, assinadas pela arquiteta Rejane Carvalho Leite e disponíveis na Ton Sur Ton, complementam o ambiente com um mix de madeirados e couro. A marcenaria ganha um tom de cinza do padrão Ópera Micro, lançamento da Berneck.

Ao lado, prateleiras com peças de cerâmica remetem às antigas despensas e dão um ar rústico ao espaço. O Bonsai traz mais uma vez a lembrança do quintal da casa da vó com a textura das folhas, o cheiro das frutas e a energia da natureza.  Já a adega é composta por manilhas de cerâmica vindas diretamente da chácara da família, formando um cantinho charmoso e natural para as bebidas.

Na área íntima, a arquiteta optou pela cama Piuma, da coleção Natuzzi Itália, em verde musgo para dar um toque de cor. O destaque fica por conta do mural em madeira do artista André Mendes, desenhada exclusivamente para o projeto. Outro ponto que impacta o olhar é a peça de mármore, que traz a força e a robustez da natureza para dentro do ambiente e se torna uma verdadeira obra de arte, compondo com a poltrona Arraiá, da Plataforma 4 e vendida pela Ton Sur Ton, e com o banco rústico feito pela família da profissional. A pedra também reveste parte das mesas de cabeceira, desenhadas pela profissional.

Ainda no espaço íntimo, o closet de vidro reflecta agrega delicadeza e funcionalidade ao espaço. A iluminação intimista garante um ar mais aconchegante ao ambiente, que é diretamente integrado ao quarto. Cabideiros artesanais chamam a atenção por ser design fluído, criado diretamente em pedras naturais. Os puffs Gêmeos, da designer Rejane Carvalho Leite e vendidos exclusivamente pela Ton Sur Ton, dão um toque final.

Reforçando a proposta de criar uma casa para ser vivida, a sala de banho se torna um oásis particular. Envolta por natureza e com abundância de luz natural, o espaço conta com a banheira Bahia, da Sabbia, formando uma paleta monocromática com o azulejo que sobe do piso até a parede. O tampo das pias em Mármore Brando Paraná Lótus complementa essa proposta com uma tonalidade um pouco mais rosada, que ganha ares rústicos com um efeito artesanal nas bordas. Destaque também para os metais corten e para a cuba metálica, ambos da Deca. A cobertura de vidro, ganha vigas de madeira que forma um efeito de luz e sombra com a entrada de luz natural.

Lista de fornecedores:

DECO MARCENARIA – Marcenaria

PORTOBELLO ALTO DA VX – Piso Porcelanato

KELIUS – Automação/Som ambiente

FLOR E SER PLANTAS – Paisagismo

CASA DAS PLANTAS – Plantas

ELED LIGHT – Iluminação técnica

UNIQUE ARQUITETURA – Obra

DECA – Louças e metais

ELETTROMEC – Eletrodomésticos

CROMIA IVE – Tinta para laca

CORAL – Textura parede-teto

ANDRÉ MENDES – ZILDA FRALETTI – Artista painel cabeceira

IRLEY JESUS ART – Artista pintura hiper-realista folhas

PARANÁ GRANITOS – Mármores

PEDRA MODERNA – Execução pedras

BOTTEH HANDMADE HUGS – Tapete

TONSURTON – Mobiliário

NATUZZI ITALIA – Sofá, cama e mesas

EUROMAX – Silestone

ISHIYAMA BONSAI – Bonsai

CASA ADENTRO – Objetos de decoração

MOSS HOME – Colcha/mantas

ATELIE ORGANIZARE  – Acessórios closet

BERNECK – MDF

SABBIA – BADEN BANHO – Banheira

REVEEV – Colchão

DSGNSELO – Iluminação decorativa

REKA ILUMINAÇÃO – Iluminação decorativa parede curva

TOK ACABAMENTOS – Esquadrias, box e coberturas de vidro

PAINT7 SERRALHERIA – Serralheria

JADE GARDEN CENTER – Vasos cerâmicos plantas

HOME LIFE – Tábuas de madeira, boleira e facas

LAÍS ALISKI CASA – Acessórios banheiro

MELS BRUSHES – Aromatizador ambiente

BASIKE COLLECTION – Roupas closet

Serviço

CASACOR PARANÁ: até 14 de agosto de 2022

Quando: de terça a sábado, das 14h às 21h; domingos e feriados, das 13h às 19h.

Local: Rua Álvaro Alvim, nº 91 – Seminário, Curitiba | Paraná

crédito fotos: Eduardo Macarios