Renovação no décor e personalização dos espaços marcam projeto assinado pela arquiteta Carina Dal Fabbro

Loft 747 apresenta coleção Equilibrium
29 de junho de 2021
Como manter os cachos definidos e hidratados o dia todo
29 de junho de 2021

Realizada durante o período da pandemia e sem a quebra de paredes ou substituição de pisos, o apto de 97m² foi contemplado por escolhas que proporcionaram toques de modernidade e aconchego em uma nova leitura do significado de lar aos moradores

Personalizar a decoração do lar, repensar o layout da planta baixa e buscar móveis e revestimentos que deixassem o gosto da cliente em evidência foi a tarefa que a arquiteta Carina Dal Fabbro, recebeu ao renovar o décor deste apartamento de 97 m². Localizado no Itaim Bibi, bairro da zona sul da capital paulista, o imóvel foi contemplado por uma arquitetura de interiores pautada em um estilo neutro e atmosfera revigorada por objetos decorativos modernos e que atuaram como pontos de cor, trazendo vitalidade ao espaço.

Cuidadosa em cada detalhe, a arquiteta – que está à frente do escritório que leva seu nome – relembra a satisfação em realizar este projeto. “É a segunda vez que coloco os sonhos e gostos da nossa moradora em prática. Mais do que trocar a decoração, busquei tornar o ambiente aconchegante, elegante e com o jeito único que só ela tem. A transformação exprime o interior das pessoas e abre frente para novos tempos”, reflete Carina.

A repaginada no décor foi executada durante a pandemia e modificou completamente os ares da casa sem a necessidade de demolir paredes ou gerar entulho e resíduos com a troca de revestimentos. Na prática, zero obras! “Junto com o isolamento social, surgiu a necessidade de se sentir mais acolhido e abraçado pela casa em que passamos quase que integralmente nossa vida. Este projeto demonstra que é perfeitamente possível renovar todo o lar sem a necessidade de uma reforma profunda”, relata a arquiteta.

 As almofadas em linho e tons de terracota harmonizaram perfeitamente com a base neutra do sofá e ainda ‘conversam’ com os tons de amarelo e ocre presentes no tapete. O toque verde, evidenciado com as plantinhas, reforça a ideia de que o natural é parte de nossa essência humana |Fotos: Rafael Renzo

Com a área social toda integrada, os espaços compactos parecem muito maiores e as cores claras também contribuem para isso. Na combinação de estilos e tons, as paredes foram revestidas com papel de parede de textura de linho, a paleta de tons terrosos é evocada nas almofadas e o gradiente de cinza claro marca presença no tecido do sofá e da cortina. “No mobiliário, nos pautamos por desenhos arredondados e orgânicos, que contribuíram para reforçar o sentimento de frescor e novos ares”, pontua a profissional.

O estar, que acolherá as futuras visitas, exerce a dupla função de sala de TV. Para tanto, ao invés de um painel, que exigiria mais custos e tempo de obra, o rack revelou-se como a solução para acolher os equipamentos em seus nichos abertos, acomodar a TV em sua base e, nas portas e gavetas, organizar tudo o que não precisa estar na visão. O móvel é de madeira escura e atua como contraponto para o restante do mobiliário.

Na hora de escolher os objetos para constituir a sala de jantar, Carina deu preferência para peças brancas, que ganharam destaque graças ao revestimento em madeira nogueira. | Foto: Rafael Renzo

Eleito como um dos ambientes preferidos da moradora, a sala de jantar é conectada à cozinha. Neste espaço, chama atenção a sincronia entre as nuances e os veios do piso de madeira composto por tacos de cumaru, a mesa ebanizada e o tom de nogueira que deu vida à estante. O balcão também faz as vezes de aparador e se revela como um ponto fundamental para apoiar aperitivos, bebidas e menu do jantar.

Na parede entre a sala de jantar e a cozinha, a atemporalidade do conjunto de pratos assinados pelo artista italiano Piero Fornasetti. As peças, que já faziam parte do acervo da cliente, propiciam um toque de irreverência ao décor. | Foto: Rafael Renzo

Chegando na cozinha, o duo do clássico p&b, que assim como na moda, segue acrônico. “Aproveitamos todos os armários em marcenaria branca e deixamos o destaque para o backsplash em preto”, detalha Carina. Em inox, os eletrodomésticos reforçam a contemporaneidade almejada pela cliente.

Com uma varanda ampla, a arquiteta planejou diferentes momentos e espaços de convivência para a família aproveitar muito após a pandemia. | Fotos: Rafael Renzo

A varanda, por sua vez, ganhou dois ambientes que, mesmo integrados, são bem setorizados por meio de sua decoração. O primeiro, logo ao sair da sala de estar, é o cenário perfeito para um café da manhã no final de semana ou para celebrar um momento especial com a luz e a vista da cidade: a mesa redonda, com base de ferro e tampo de vidro, é acompanhada pelas cadeiras em acrílico transparente.

Próximo à mesa da varanda, o aparador oferece disposição para o minibar e o cafézinho! | Fotos: Rafael Renzo

O aparador em madeira nogueira acomoda perfeitamente a cafeteira e o minibar que ficam à disposição dos moradores e visitantes. Os quadros emolduram folhas naturais com os verbetes “Gratidão” e “Família”, que sintetizam os sentimentos da cliente. “Muito além da questão estética, a decoração é a arte de contar a história de quem mora na casa. Nesse processo, nunca devemos optar por um objeto que não nos ajude com essa narrativa”, explica Carina.

 A persiana rolo, que compreende todo perímetro do fechamento de vidro da sacada, favorece o controle da luz natural e a privacidade dos momentos| Fotos: Rafael Renzo

No segundo ambiente, o clima do estar denota o arranjo das três poltronas de corda náutica em preto. O tapete, com efeito tie dye na cor verde, ‘dialoga’ com as almofadas em linho e, na mesa de centro com estrutura metálica e base em vidro, a leveza de colares de sementes naturais e velas aromáticas.

Nas mesas laterais à cama, o abajur é um ponto extra de iluminação. Os vasinhos com flores delicadas cooperam para essência de paz que o dormitório transmite | Foto: Rafael Renzo

No dormitório principal, o painel atrás da cama e os móveis de marcenaria já existiam e serviram como ponto de partida para a busca de novos elementos de decoração. “Tendo como referência o que já existia neste quarto e o que a cliente ansiava, ficou fácil idealizar novos itens para valorizar ainda mais o ambiente”, discorre Carina. Contribuindo com esta atmosfera de bem-estar construída pela profissional, o enxoval destaca a peseira e as almofadas cinzas, em linho, que tornam a cama ainda mais confortável e bonita. A cortina, também em linho, é providencial para segurar a luz natural naqueles dias propícios para dormir até um pouco mais tarde.

 Minimalista e gostoso, o quarto de hóspedes ficou com ar acolhedor para receber o enteado da moradora | Fotos: Rafael Renzo

Ainda mantendo os tons claros, o destaque todo especial do quarto de hóspede ficou para a marcenaria do quarto. A TV embutida otimiza o espaço e garante a diversão do enteado da moradora. “Para prover ainda mais comodidade, escolhemos mantas e travesseiros fofinhos na cor azul. Instalamos também um painel MDF ao redor da cama, que se revelou como a cabeceira. Ficou lindo e confortável”, finaliza Carina.

Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura e Urbanismo, Carina Angélica Dal Fabbro Saraiva tem experiência de mais de 25 anos na área de design de interiores e arquitetura. Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando toda a sua equipe de arquitetos para o desenvolvimento de projetos. Participa pessoalmente de cada etapa e preza o atendimento personalizado à cada cliente.

Após anos de parcerias e experiências, fundou o escritório que leva seu nome, Carina Dal Fabbro | Arquitetura e Interiores. Especializado em projetos de decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, todos os projetos levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos e é focado na máxima satisfação.

O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obra, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel.

Carina Dal Fabbro Arquitetura 

www.carinadalfabbro.com.br

@carinadalfabbroarq