Relações humanas durante a pandemia

Muito além do branco: se inspire com projetos de paredes de destaque
26 de novembro de 2021
Linha de Coloração Profissional Vegana com 22 tonalidades da Amend
26 de novembro de 2021

Livro de Math’eus Borges tem viés artesanal, é interativo e repleto de poesias sobre os sentimentos durante o isolamento social

Como fazer um livro de poesias, com o objetivo de transmitir ao leitor um respiro de esperança e uma lição de recriar o mundo com novos olhares? O poeta Math’eus Borges mostra esse resultado em “O que habita inabitáveis lugares”, seu segundo livro, que reflete sobre as relações humanas e os sentimentos durante os dias de isolamento social. Em publicação interativa, que convida o leitor a completar trechos e decidir desfechos, a ideia é explorar um ambiente artesanal da poesia e é a partir disso que surge a relação com o leitor. Em entrevista sobre o livro, Math’eus conta sobre a mensagem que o livro transmite, suas inspirações para escrever e projetos futuros.

Quais temáticas o livro aborda?

A pandemia e o isolamento social são apenas um pano de fundo para as poesias. É um livro sobre relações, sobre convivência ou sobre ausência das convivências. Ele passa por diversas temáticas, como amor, política, perda, saudade e morte, que, desde 2020, ganharam uma outra dimensão poética e simbólica. O que habita inabitáveis lugares tem uma ligação muito forte com a arte, já que a produção faz parte do projeto “Ocupação Estanca”, ação cultural desenvolvida com outros artistas e que promove a interação entre literatura, artes visuais, fotografia, arte de performance e intervenção urbana.

O leitor pode completar palavras e trechos, decidir desfechos, fazer anotações e desdobrar as capas para contar uma nova história visual. Para o lançamento, eu em parceria com a Nara Nimireia, trabalha com performance, e com a fotógrafa Beatriz Ataidio, artista plástica e visual, fizemos um vídeo como se o personagem saísse do livro e aparecesse na tela. O livro ganhou essa versão audiovisual, como se o livro ganhasse um curta-metragem para seu lançamento.

Qual a importância de escrever um livro retratando um momento tão delicado para todo mundo, como a pandemia?

Alguns dispositivos criativos me acionaram a fazer anotações e a escrever “O que habita inabitáveis lugares” desde o início da pandemia, ao longo do período de isolamento social mais severo. De lá para cá, vivemos uma série de transformações e o livro, por ter sido escrito nesse período, compõe não só uma trajetória pessoal, mas conecta outras trajetórias da vida cotidiana, psíquica e emocional das pessoas, já que a pandemia interferiu diretamente na vida de todes nós. O título traz uma série de perguntas sobre as relações humanas e os lugares de convivência, refletindo sobre o contemporâneo, trazendo à tona elementos que, a meu ver, parecem significativos e podem ser problematizados de maneira artística, ou seja, um olhar para os nossos tempos, respiros poéticos possíveis.

Qual a mensagem principal que o livro transmite ao leitor?

A mensagem central do livro tem a ver com a necessidade de recriar o mundo, seja o mundo interno, pessoal, particular, seja as relações de convivência e distanciamento. E também, rever as antigas estruturas, o porquê de não conversar com determinada pessoa, o porquê de não visitar tal amigo. Depois de um advento tão drástico como a pandemia, nos demos conta de recriarmos nossas convivências, voltar a frequentar lugares com novos olhos. Então, a grande mensagem é: recrie o mundo, busque centrar-se, busque compreender o tempo e o que a vida apresenta. O livro é esse sopro de esperança e, ao mesmo tempo, uma pulga atrás da orelha, para que a gente reviva e repense algumas relações.

Você já pensava em fazer um livro com tom poético antes ou a pandemia foi um empurrão? Além do isolamento, o que mais te inspirou a escrever esse livro?

Em 2019, eu publiquei o primeiro que era um pequeno livreto de poemas chamado “A Asa da Poesia”. Quando publiquei o primeiro livro, já sabia que publicaria o segundo. Então, a pandemia veio e afunilou a necessidade de dizer algo, de escrever um texto poético. Então, foi, também, um método de estudo e de pesquisa, onde, em trocas recorrentes, esse conteúdo foi sendo apresentado para algumas pessoas, para que eu pudesse ouvir diferentes impressões e delinear melhor os versos. Isso me trouxe a percepção de que não é só um segundo livro, é um avanço sobre uma pesquisa, que me dá possibilidades criativas, como poeta, para um terceiro título.

Já tem ideia do que será o terceiro título?

Bem, eu já tenho um texto pronto que vem sendo lapidado, aperfeiçoado e que eu gostaria de publicar. Por enquanto é um texto de gaveta, ainda está em construção. Trata-se de um ensaio poético que mescla dramaturgia e poemas, no qual relaciono diferentes referências de escritas que me atravessam. Quando digo que penso em publicar o próximo, é porque o start que escrever na pandemia gerou e o aprofundamento que isso proporcionou, me dá a impressão de que eu assumi a profissão de escritor. Aliás, isso também é uma coisa com a qual me identifiquei durante a pandemia e o isolamento, ao refletir sobre a poética do mundo e, profissionalmente, sobre novos caminhos de criação Então, vai surgir o quarto, o quinto livro, não necessariamente uma trilogia, porque são conteúdos poéticos diferentes. Agora mais amadurecido, o próximo título talvez venha ao longo de 2023, dependendo dos recursos.

Sobre o livro

“O que habita inabitáveis lugares”, do poeta Math’eus Borges, é um livro de poesia que trata das relações humanas durante a pandemia de Covid-19. A partir da abordagem de temas que ganharam uma nova perspectiva durante o isolamento social, o autor reflete sobre os novos tipos de relacionamentos e hábitos. O que habita inabitáveis lugares é uma publicação interativa, que convida o leitor a completar trechos e decidir desfechos, e faz parte do projeto “Ocupação Estanca”, que explora diversos processos artísticos em parceria com outros artistas. A publicação foi ilustrada por Lucas Bandeira, editorada por Tiago Mine e conta com projeto gráfico de Juliana Travassos.

Sobre Math’eus Borges

Atualmente com 29 anos, nasceu em Suzano/SP numa quarta-feira de primavera. É neto de caipiras, caboclos, mestiças e analfabetos e graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em sua vasta experiência como artista e articulador cultural constam livros, filmes, performances, intervenções urbanas, um podcast dedicado a poesia falada (AosprimatasPodcast), idealização e curadoria de eventos culturais como “D’êscambô – Festival Multicultural”, além de outras ações socioculturais, atuação em fóruns e redes, festivais e intercâmbios nacionais e internacionais, além de integrar comissões dedicadas ao debate e a implantação de políticas públicas em âmbito cultural. Math’eus também é ator, dramaturgo, arte-educador e iluminador, além de CEO da Okê! Produções Culturais e apaixonado por canetas de todos os tipos.

Mais informações sobre outras ações do projeto “Ocupação Estanca” no Instagram @aosprimataspoeta