Região Oeste do Paraná vai ganhar o primeiro projeto de geração distribuída por microgrid

JanSport traz coleção inédita com obras do ícone do skate mundial, Mark Gonzales
9 de julho de 2018
Móveis e acessórios da TulipaBaby ganham destaque na decoração
10 de julho de 2018

Objetivo é criar pequenas redes de energia, que atuariam de forma isolada, como backup, em situações de falta da rede de distribuição. Projeto tem apoio de Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional quer estimular o surgimento de projetos de geração distribuída na região Oeste do Paraná, tendo como base o uso de fontes renováveis, como o biogás, associadas agora ao conceito de microgrids. Trata-se de um conceito novo no País. A ideia é criar pequenas redes de energia (microgrid), que possam operar e se sustentar de forma isolada, como backup, em situações de falta da rede de distribuição da Copel.

Os planos de trabalho para a instalação do primeiro projeto-piloto foram assinados na manhã dessa quinta-feira (5), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), pelo diretor-superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, o diretor-presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), Rodrigo Regis de Almeida Galvão, e o engenheiro Maycon Georgio Vendrame, da Assessoria de Energias Renováveis (ER.GB).

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, e o diretor de Coordenação de Itaipu, Newton Kaminski, também participaram da reunião.

O sistema será instalado inicialmente na Granja Colombari, em São Miguel do Iguaçu, que já dispõe de uma planta de geração distribuída a partir do biogás. A matéria-prima são os dejetos da produção de suínos.

A unidade geradora da granja tem 80 quilowatts e pretende atender a uma rede formada por aproximadamente 15 propriedades rurais vizinhas. O prazo para a execução do projeto será de 18 meses, com investimento de R$ 3 milhões.

Rodrigo Regis disse que o objetivo é melhorar a qualidade e a disponibilidade de energia na zona rural, aproveitando o potencial das fontes renováveis. Em geral, as áreas rurais têm mais problemas de abastecimento de energia que as áreas urbanas.

Newton Kaminski lembrou que a unidade de demonstração da Colombari é o primeiro resultado do protocolo de intenções assinado no começo de abril entre a Itaipu e a Copel. O documento já previa o desenvolvimento de projetos de geração distribuída integrados ao conceito de microgrids.

Na sequência, a ideia é levar o projeto para outros municípios da região. Já estão previstas plantas de produção de energia em Marechal Cândido Rondon e Santa Helena.

Novo convênio

Itaipu, PTI e o CIBiogás também assinaram um plano de trabalho para o desenvolvimento do projeto “Implantação de Reatores Semicontínuos no Laboratório de Biogás”. O objetivo é ampliar e aperfeiçoar as análises e estudos realizadas no Laboratório de Biogás que já existe no CIBiogás e PTI. O prazo para a implantação deste projeto também é de 18 meses.

Crédito da foto: Alexandre Marchetti | ITAIPU Binacional