Reforma de área social surpreende ao trazer modernidade e sofisticação para os ambientes

Closet Deluxe lança coleção especial de Dia dos Pais
5 de agosto de 2021
Mais de 50 mil tentativas de fraudes utilizando dados de quem já morreu foram registradas no Brasil em 2021
5 de agosto de 2021

O escritório PB Arquitetura realizou diversas alterações que transformaram o visual da área de convivência

Um living amplo, integrado, com atmosfera leve, repleto de elegância e elementos decorativos. Esse foi o resultado da reforma executada pelo escritório PB Arquitetura, de Priscila e Bernardo Tressino, na área social desta casa, localizada em São Caetano do Sul – SP, onde mora um casal com suas duas filhas. Para atender aos desejos da família, os arquitetos realizaram trocas de revestimentos e reorganizaram alguns ambientes de forma a atender melhor às necessidades de todos.

A parede com revestimentos 3D é uma das protagonistas da decoração, em contraste com a outra mais escura e revestida com papel de parede, que imita aço corten | Projeto de PB Arquitetura e foto de Henrique Ribeiro

“Um dos destaques do projeto é a grande parede branca com revestimentos 3D da Castelatto. Além de seu efeito estético, também foi responsável por esconder uma porta que separava a sala da cozinha, a pedido dos moradores”, conta Priscila. Dessa forma, a conexão entre esses ambientes é feita somente por fora, contornando o terraço. O intuito disso foi criar mais exclusividade aos demais ambientes sociais, como as salas de estar e jantar, na hora de receber as visitas.

“Um sofá curvo de suede, com 3,60m de comprimento, além de confortáveis poltronas e bancos se juntam para deixar o papo mais próximo. E, quando necessário, os banquinhos servem de apoio extra para uma bandeja com bebidas e aperitivos”, completa Bernardo.

No projeto, as duas salas de estar se tornam uma só, graças à integração | Projeto de PB Arquitetura e foto de Henrique Ribeiro

Tudo muito claro e integrado. Era assim que os moradores desejavam que fosse a área social. Por isso, as paredes e o teto são brancos, enquanto que o piso de porcelanato ajuda a espalhar a luminosidade. Para evitar que os ambientes se tornassem frios, a madeira foi trabalhada em vários pontos, além do uso de cores em cortina e outras peças.

Na primeira imagem, a sala de jantar apresenta um elegante lustre de cristal. Na segunda foto, o barzinho feito em madeira para combinar
com a decoração | Projeto de PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

A mistura de formas e cores é um recurso interessante para ter uma decoração de sucesso. Tecidos escuros se misturam aos claros e até mesmo os acabamentos foscos se opõem aos brilhantes. Sobre o piso de porcelanato, o tapete claro traz um delicado desenho geométrico. Na composição dos objetos, as obras de arte dão um toque sofisticado e revelam a personalidade dos moradores.

Integração: uma ampla sala de estar, uma sala de jantar, além de um barzinho ao fundo. A decoração clean tem unidade e alguns pontos de destaque
| Projeto de PB Arquitetura e foto de Henrique Ribeiro

Em torno da mesa de madeira, há diferentes modelos de cadeiras para tornar o ambiente descontraído. Nas laterais foram colocadas poltronas com braços, que deram mais imponência ao conjunto. O lustre de cristal rouba a cena e completa o décor. Numa das laterais, há também um lugar para o louceiro de madeira ripada, essencial no dia a dia da família.

A distribuição dos móveis contribuiu para demarcar os espaços dentro da área social. Destaque para o pilar revestido de madeira
e que também traz um espelho. Ao fundo, as três telas são da Artimage | Projeto de PB Arquitetura e foto de Henrique Ribeiro

Os móveis, tanto das duas salas de estar, como a de jantar, já eram dos moradores e foram reaproveitados. Os arquitetos fizeram então uma redistribuição das peças, de forma que os ambientes fossem demarcados, mas ao mesmo tempo também se integrassem melhor.

Como o pilar não poderia ser removido, uma ideia interessante foi a inclusão de um espelho com marcenaria, além de uma iluminação indireta com LED, portanto ele acabou se tornando outro ponto forte da decoração.

O hall de entrada segue a mesma linha de decoração dos outros ambientes. Destaque para a escultura de Rapha Preto na área da escada,
além dos grandes pilares na outra lateral | Projeto de PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Cartão de visitas importante, a entrada da casa precisa ser de impacto. É possível enxergar a imponência dos pilares de concreto revestidos de mica, que chegam a 5,40 m de altura. Esse recurso permite que os moradores possam ver um pouco do jardim e torna essa divisão entre os ambientes mais tênue.

Clara e sofisticada, a escada com degraus de quartzo branco prime e guarda-corpo de vidro leva até as suítes, no segundo pavimento. A escultura sobre o papel de parede é do designer Rapha Preto.

A fé presente nos detalhes: oratório na entrada da casa, além de um delicado terço na mesinha da sala
| Projeto de PB Arquitetura e fotos de Henrique Ribeiro

Num harmônico equilíbrio de vãos e volumes, a entrada da casa se une e, ao mesmo tempo, fica devidamente separado da área social. O pé-direito duplo acentua a imponência do espaço, surpreendendo quem chega. Entre os detalhes, de um lado, a parede recebe dois simpáticos quadrinhos e, do outro, um delicado oratório com Nossa Senhora Aparecida e São Judas Tadeu, santos de devoção da família.

Sobre a PB Arquitetura

Com 10 anos de história, o escritório atua nas áreas de arquitetura e design de interiores, em obras residenciais e corporativas. O foco principal sempre está no cliente por meio de projetos exclusivos e acolhedores somados à técnica. Priscila e Bernardo são formados em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Marcos e cada um tem seu repertório profissional em áreas diferentes e complementares.

Priscila tem especialização em Design de Interiores e Paisagismo. Atuou em grandes escritórios de arquitetura e design, em que participou como colaboradora em instalações como a CasaCor SP e Mostra Artefacto por 4 anos, além de ter experiência com projetos de iluminação e paisagismo.

Bernardo possui como base o curso técnico em edificações, passou pela faculdade de engenharia civil, mas decidiu seguir com arquitetura, onde passou pela produção de estruturas de concreto pré-moldado e possui larga experiência em gerenciamento de obras para clientes residenciais, industriais e escritórios.