Rafael Caetano – SPFW

A cena das cervejas artesanais de Chicago apresenta qualidade de alto nível para os amantes das bebidas
23 de maio de 2023
O que você precisa saber sobre o dente do siso
23 de maio de 2023

Para sua coleção de estreia no calendário oficial da moda brasileira, o jovem estilista quer falar da própria maturidade comercial, das novidades que vai apresentar na passarela e como é fazer parte da principal semana de moda do país

Após dez anos desfilando suas coleções na semana de moda Casa de Criadores, Rafael Caetano faz sua estreia no calendário oficial da moda brasileira, a SPFW.

Com um sentimento de gratidão imenso pela Casa de Criadores e animado com a oportunidade de estar no maior evento de moda da América Latina, o estilista destaca: “A minha grande expectativa é com relação a um maior reconhecimento do meu trabalho e que essa coleção chegue para mais pessoas e não só ao público que já conhece o meu trabalho e o meu estilo.”

O trabalho do artista mescla streetwear e alfaiataria ao toque ousado do que comumente é aplicado às suas coleções, consideradas por ele, muito “pé no chão”.

Focada no público masculino e mais direcionada à sigla G da comunidade LGBTQIAP+, Caetano não deixa de lado as características que o fizeram conhecido, inicialmente, na noite paulistana.

Para esta temporada, sua coleção é inspirada no Dandismo, movimento que surgiu no século XVIII na Inglaterra e vai falar sobre o homem que dedica sua vida à moda e ao vestir. A paleta de cores transita entre preto, rosa pele, aveia, cidreira, bege, vermelho e magenta. As harmonias são todas formadas pela base da tecelagem Kalimo Next Door, que é apoiadora oficial da marca nessa primeira coleção do evento e metais da Eberle.

Entre os destaques, chama a atenção o estilo alfaiataria e todas as peças inferiores, como shorts e calças, têm bolsos e acabamentos embutidos. Os paletós longilíneos também aparecem em uma proposta mais over.

Outro ponto forte é o trabalho de camisaria, com aproximadamente 28 modelos que serão apresentados na coleção, com diversas inspirações de modelagens, algumas delas com vazados estratégicos, trazendo o toque de ousadia já conhecido no trabalho de Caetano, como os coletes frente-única trabalhados em cetim e bases de algodão. Laços, jabour e o trabalho de maquete têxtil contam com aplicações de formas geométricas a partir de sobreposição feitas com o mesmo tecido, mas em cores diferentes.

“Nessa coleção tive a oportunidade de reunir diversos profissionais que estiveram comigo ao longo desses últimos dez anos, que colaboraram no passado, para trabalhar em conjunto nessa estreia. Sinto que será um momento de celebração e várias dessas pessoas estão entre os profissionais que mais admiro no mercado, será uma honra tê-los juntos à marca nesse momento especial”, finaliza Caetano.

SOBRE A MARCA

Em 2019, a marca homônima do estilista Rafael Caetano, completou uma década de existência.
As primeiras vendas surgiram logo após a primeira participação do estilista no Fashion Mob, concurso promovido pela Casa de Criadores.
A participação ocorreu antes mesmo do designer ingressar na Faculdade Santa Marcelina, de onde sairia, 4 anos depois, formado em Desenho de Moda.
Ainda sem estrutura comercial, o estilista circulou pelos bazares em São Paulo e atuou no estilo de marcas como: Fábia Bercsek, Cavalera & Adriana Degreas.
Hoje, o estilista de 29 anos conquista seu espaço ao dedicar o engajamento de sua marca à discursos politizados de forma irreverente e divertida, criando roupas para os notívagos e diurnos da cidade de São Paulo.
Além de estilista, Caetano é consultor de estilo, consultor de desenvolvimento de produto e modelagem e professor em instituições de ensino como Senac, Belas Artes, Rio Moda & En Moda.

SERVIÇO:
EVENTO: Desfile Rafael Caetano – São Paulo Fashion Week (SPFW N55)
DATA: 26/05/2023
HORA: 10h00
LOCAL: Senac Lapa Faustolo – Rua Faustolo, 1347 – Lapa – São Paulo – CEP: 05041-001

FICHA TÉCNICA:

Direção Criativa: Rafael Caetano
Direção de Desfile: Natália Anjos
Styling: Fermelivre & Lucas Bergamaschi
Coordenação de Backstage: Larissa Henrici
Trilha Sonora: Tiffany Bradshaw
Beleza: Bruno Cezar
Passadoria: Sandra Pereira
Sitting: Mafa Junqueira
Comunicação & PR: Cilene Soares
Equipe Rafael Caetano: Fernanda Colângelo, Marcia Almeida, Carol Landin, Dani Rodrigues, Luiza Miranda
Hosted by: Tiffanny Bradshaw

Site:www.rafaelcaetano.com.br
Instagram: @rafaelcaetano