Quarto do bebê, um cantinho especial para os pequenos

Detalhes que transformam: como pequenas mudanças podem ampliar espaços
18 de fevereiro de 2019
Emirates assina acordo para 40 A330-900s e 30 A350-900s
18 de fevereiro de 2019

Cuidados com o conforto e a segurança dos bebês são fundamentais. A arquiteta Ana Johns explica quais são os pontos-chave para planejar o quarto dos pequenos sem errar.

A chegada de um bebê muda totalmente a vida da família. São exigidas responsabilidades novas que vão além dos hábitos rotineiros. Durante a gravidez, muitas coisas devem ser pensadas, e uma das principais é o quarto do bebê. Há todo um ritual a ser feito, pensar nos móveis certos que irão o compor, nas cores que serão utilizadas e mais alguns detalhes imprescindíveis. Pode não parecer, mas um quarto menor dá bastante trabalho, e um lugar seguro e confortável é tudo o que a mamãe e o bebê precisam nessa nova etapa.

Mesmo sendo um cômodo reduzido, o espaço para o berço e para o trocador são essenciais, sempre pensando na praticidade do dia a dia para que o ambiente seja funcional. Segundo a arquiteta Ana Johns, a frente do escritório Ana Johns Arquitetura, a iluminação deve ser adequada, com uma luz focada onde será trocada a fralda e outra mais fraca e indireta para o ambiente, assim os pais poderão atender o bebê sem atrapalhar o seu sono. Com relação aos materiais, é interessante que sejam utilizados os facilmente laváveis e que não acumulam pó, como o MDF ou fórmica, além de tecidos antialérgicos nas cortinas, estofados e tapetes. No espaço para trocar a fralda, é importante planejar um suporte para colocar todos os itens que serão utilizados (fraldas, pomada, garrafa térmica), assim não é preciso se afastar do bebê durante a tarefa. A profissional também comenta a respeito das cores utilizadas no quarto, pensando além dos tradicionais azul e rosa. “Cores como o cinza, bege, fendi e nude são boas para fazer composições com o azul e o rosa. Pensando a longo prazo, em um ambiente mais duradouro, é interessante utilizar cores neutras e deixar as cores mais fortes para os detalhes”, diz a arquiteta.

Para finalizar, o quarto do bebê deve ser planejado sempre com a possibilidade de se tornar o quarto da criança e até mesmo do adolescente. “Costumamos trabalhar com um layout em que o local do berço possa ser o espaço onde será colocada a cama, e onde a cômoda/trocador possa ser substituída por uma escrivaninha. Dessa forma é possível contemplar um armário que vai ser utilizado durante o crescimento da criança, sem precisar ser trocado. A iluminação também já pode ser pensada para ir acompanhando essas mudanças”, completa Ana.

Sobre Ana Johns Arquitetura:

Ana Johns é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Positivo e mestre em Sustentabilidade e Arquitetura Nórdica pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Com experiência no ramo desde 2008, a profissional já desenvolveu trabalhos internacionais – no escritório Carvalho Araújo, em Portugal – além de atuar em diversos escritórios renomados em Curitiba, como o Maganhoto e Casagrande onde exerceu a função de gerente de projetos na área de arquitetura de interiores.Com essa visão diferenciada e ampliada da arquitetura, no início de 2016 fundou o escritório Ana Johns Arquitetura, com o objetivo de desenvolver de forma consciente projetos em todas as escalas.

Serviço:

Ana Johns Arquitetura

Rua João Kososki, 357, Ecoville, Curitiba – PR

www.anajohnsarquitetura.com.br