Qual o melhor tratamento quimioterápico para o seu tipo de câncer?

Crocs apresenta colaboração inédita com a NBA
14 de fevereiro de 2023
Ateliê paulista de alta costura, Estúdio Cena chega a Curitiba
14 de fevereiro de 2023

O Teste Onco-PDOTM pode indicar a melhor opção

Quando você tem um diagnóstico de câncer e o seu oncologista indica a quimioterapia, qual tipo de tratamento você receberá? Os pacientes costumam ser tratados com fármacos comprovadamente eficazes a partir de estudos da população em geral. Se o primeiro tratamento não funciona, o oncologista passa para a próxima melhor opção. Esta abordagem de “ensaio e erro” significa que, embora o câncer de um indivíduo possa ser único, a sua terapia é provavelmente padronizada.

Entretanto, os avanços da Invitrocue na tecnologia de organoides tridimensionais levaram ao desenvolvimento do teste Onco-PDOTM (Organoides Derivados do Paciente) que permite aos médicos individualizar o tratamento de forma mais eficaz. Com ele, as células do paciente são cultivadas e testadas para diferentes drogas quimioterápicas, analisando como respondem aos diferentes tratamentos. Trata-se de um cultivo celular que melhor reflete in vitro as condições observadas in vivo. O Teste Onco-PDOTM leva em conta que cada paciente é único, cada tumor é único e os tratamentos também merecem ser. Isso ajuda o médico a traçar a melhor escolha de tratamento para aquele paciente específico. Alguns tumores mostram-se resistentes a certos medicamentos e saber previamente as respostas das células tumorais do paciente para os diferentes tratamentos contribui para a tomada de decisão dos médicos oncologistas.

O benefício é que, ao invés de fazer previsões de como um o câncer pode responder a uma terapia, baseado apenas em suas alterações genéticas, o Teste Onco-PDOTM permite verificar diretamente o efeito dessa terapia no tumor de pessoas específicas (amostras) e trabalhar diretamente com as células vivas que formam o câncer em cada caso.

Disponível no Brasil para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário, o Teste Onco-PDOTM chegou ao país com a Invitrocue Brasil. Com ele, o médico escolhe 8 de 60 drogas para teste e o resultado definirá como as células responderam em laboratório, sendo uma ferramenta de alto valor para o médico oncologista.

O relatório, gerado em até 21 dias, contém as informações da amostra recebida, dados de geração dos organoides e as respostas dos organoides aos tratamentos testados. O resultado aos tratamentos é apresentado como porcentagem de resposta, onde 100% correspondem ao máximo de morte celular.

O Teste Onco-PDOTM está disponível para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e municípios num raio de 50 km. Para a realização do exame em outros locais, consulte a Invitrocue Brasil.

O futuro da medicina agora depende de ações de precisão. Sem tratamentos aleatórios ou baseados apenas na experiência do médico. Hoje, busca-se o medicamento exato para cada paciente com o objetivo de encontrar o tratamento correto, minimizando os efeitos colaterais e recursos desperdiçados em terapias desnecessárias, fornecendo uma base de dados para conduzir decisões clínicas mais assertivas. Converse com o seu médico!

Sobre a Invitrocue Brasil

A Invitrocue Brasil iniciou suas operações no país em 2020, desenvolvendo e comercializando diversas tecnologias bioanalíticas, entre elas a cultura de células 3D.