Qual a importância do OKR para as empresas?

Oakley® e Saturdays NYC® se unem em collab inédita
30 de junho de 2023
Casa de Criadores consolida seu formato de festival criativo e, em sua 52a. edição, ocupa diferentes espaços do CCSP
30 de junho de 2023

Especialista da SIS Innov & Tech separou cinco dicas para empresas que desejam investir na estratégia

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. A famosa frase de Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas retrata muito bem o mundo corporativo. Criado na década de 70, o OKR (Objectives and Key Results) – que mede objetivos e resultados chaves – é uma estratégia aliada ao crescimento corporativo, já que combina valores de uma companhia com estratégia de trabalho, criando transparência, dando autonomia aos colaboradores e melhorando engajamento e comunicação.

“O processo permite que o time siga para uma mesma direção, um objetivo estratégico da empresa. Por exemplo, a companhia deseja crescer 80% em um ano. Para isso, ela precisa ter propósitos divididos pelas áreas da organização, por períodos semestrais, trimestrais, mensais e até iniciativas quinzenais, que atuam no corpo tático e estratégico”, explica Henrique Mata, gerente de agilidade e especialista em OKR da SIS Innov & Tech. Ele ressalta que o objetivo precisa ser inspirador, com um conjunto de resultados-chave numéricos, que apoiam os KPIs e suas decisões para tangibilizar onde se deseja chegar. Mas, claro, palpável e dentro da realidade para não desestimular o time.

Abaixo, o especialista separou cinco dicas para as empresas que desejam investir na estratégia. Confira:

  • Crie uma cultura: Para que o time caminhe na mesma direção, é preciso que o OKR faça parte da cultura da empresa. Só assim é possível garantir o comprometimento de todas as partes envolvidas.
  • Seja paciente: “Todo o processo – desde a implementação – exige paciência. É preciso estabelecer objetivos claros, dedobrados por áreas e períodos. No acompanhamento, é necessário flexibilidade para entender a evolução das ações, momento da empresa, comportamento do mercado. Muitas vezes é preciso revisitar o objetivo para alinhar a uma nova estratégia”, afirma Henrique.
  • Transparência é fundamental: O OKR pode ser feito de diversas maneiras – planilha ou ferramentas como PowerBI, Jira, Confluence etc. O importante é que o documento fique acessível para que todo o time tenha acesso e trabalhe com transparência.
  • Evolução das métricas: “Criar OKR e esquecer a existência dele não será vantajoso para a empresa. É preciso acompanhar constantemente as métricas para saber o que funcionou, o que precisa de adaptação, onde o time pode se dedicar mais etc”, diz o executivo.
  • Segurança psicológica também merece atenção: Metas e objetivos podem gerar uma pressão no time. A alta liderança da companhia precisa tratar isso com muita responsabilidade para garantir segurança e cuidar do bem-estar dos colaboradores. “O OKR mede sucesso sem a pressão de executar e, por isso, exige muita confiança dos líderes para com seus liderados. É fundamental saber ouvir ideias dos colaboradores para que tudo funcione como esperado.”


Sobre a SIS Innov & Tech
A SIS Innov & Tech é uma consultoria estratégica de Inovação e Transformação Digital que impulsiona negócios, integrando tecnologia, pessoas e processos para melhorar os resultados dos clientes. Desde 2003, combina experiência com tecnologia e humanização, criando e implementando os melhores serviços de tecnologia do mercado para empresas de diferentes segmentos, independentemente de seus portes. Mais informações em: http://www.sisconsultoria.com.br