Qual a importância de as empresas terem um Comitê de Segurança Cibernética ou um Conselho?

Mosteiro da Luz: arquitetura, urbanismo, força e religiosidade
18 de outubro de 2021
Santuário do Caraça preserva sua vocação educacional desde os tempos do Colégio
18 de outubro de 2021

Segundo um levantamento do Gartner, até 2025, 40% dos conselhos de administração terão um comitê dedicado para segurança cibernética

Atualmente, esse número é de 10% dentro das companhias. Com a pandemia e o avanço do trabalho remoto, muitas empresas ficaram vulneráveis a ataques hackers, podendo perder milhões de dólares em uma negociação com cibercriminosos.

“Nos últimos dez anos as empresas líderes entenderam que a segurança da informação passou de custos para um diferencial competitivo protegendo imagem e investimentos. A boa governança de cibersegurança pode criar um universo de novos negócios, investimentos e melhorar os resultados frente a crises. Uma transformação com cibersegurança está acontecendo nesse momento. “, explica Jeferson D’Addario, CEO do Grupo DARYUS, referência em consultoria de gestão de riscos e cibersegurança.

De acordo com a pesquisa, a segurança cibernética é a segunda maior fonte de risco para as empresas, atrás apenas do risco de conformidade regulatória. Além disso, é possível notar que muitos diretores não se sentem confiantes de que a empresa está devidamente protegida.

“Nesse sentido, formar um Comitê de Segurança Cibernética se torna recomendável, pois apoiará a diretoria nos entendimentos dos riscos e nas decisões para investimentos. Educação, Governança e Tecnologia no tema precisam andar juntas e congruentes para uma real transformação digital.”, comenta D’Addario.

Jeferson D´Addario possui mais de 20 anos de experiência em TI e Consultoria, e soma mais de 45 projetos no Brasil e exterior em Continuidade de Negócios, Resiliência Empresarial e Segurança da Informação. O especialista está à disposição para analisar o momento atual da cibersegurança no Brasil e abordar as tendências que moldarão o setor a longo prazo.

Sobre o Grupo DARYUS

Desde 2005 com o propósito de iluminar mentes, potencializar pessoas e proteger negócios, por meio de educação e serviços em gestão de riscos, o grupo DARYUS tornou-se referência em consultoria, educação e eventos nos temas: Gestão de Riscos, Segurança de Informação, Cibersegurança, Proteção de Dados (LGPD) e Governança de Tecnologia da Informação (TI). O Grupo é composto por 4 unidades de negócios: 1) A DARYUS Consultoria – especializada em Gestão de Riscos e Cibersegurança, 2) O IDESP – instituto DARYUS de Ensino Superior Paulista – que é líder na formação em GRC, com mais de 30 mil profissionais formados desde 2006, e pioneira na criação dos cursos de pós-graduação em segurança da informação, forense computacional, cibersegurança e continuidade de negócios, 3) A DARYUS Eventos, que tem foco em criar e gerenciar eventos que desenvolvam a comunidade de cibersegurança e gestão de riscos no Brasil, e 4) A DARYUS StartLab, aceleradora de startups focada em Riscos, TI e Cibersegurança. Para saber mais visite: https://www.daryus.com.br/

envato elements