Quais serão as tendências para 2022 em moda íntima

Dicas simples ajudam a evitar acidentes com escorpiões durante o verão
30 de novembro de 2021
Oficina Brennand terá projeto arquitetônico desenvolvido pelo METRO Arquitetos Associados
30 de novembro de 2021

No próximo ano, lingeries priorizam conforto, texturas, cores vibrantes, luxo e peças que se adequam a diferentes ocasiões.

Todo ano surgem diferentes peças, tecidos e cores que dominam as passarelas, vitrines e armários mundo afora. A proximidade de 2022 já traz reflexos em diferentes nichos da indústria têxtil, inclusive no setor de moda íntima, em que já é possível comprar lingerie por atacado dentro das últimas tendências.

Para quem trabalha com esse mercado, ficar de olho em quais são as peças do momento ajuda a fazer as escolhas corretas para o estoque, afinal, grande parte das consumidoras gostam de estar em dia com as referências e tendências da vez.

O próximo ano traz peças com modelagens que priorizam o conforto, de cores básicas a vibrantes, detalhes que fazem a diferença na lingerie e versatilidade para adequar as peças em diferentes ocasiões do dia a dia.

Conforto se mantém em alta

Peças confortáveis seguem sendo tendência em 2022 (Foto: Divulgação/Vest Rio)

De acordo com analistas da Worth Global Style Network (WGSN), a pandemia de Covid-19 se tornou a maior propulsora de mudanças nos últimos anos e isso fez com que hábitos e preferências mudassem desde então. Esse fator também aparece na moda íntima, que agora deve priorizar o estilo comfy em suas criações para 2022. Depois de passarem muito tempo reclusas em casa, as lingeries confortáveis se tornaram itens recorrentes no dia a dia da mulher.

O conforto aparece nas modelagens e um dos modelos que se destaca é o bralette. A peça confortável, sem arames, amarrações ou bojos, pode ganhar versões mais discretas ou mais elaboradas. O sutiã adequa-se aos seios pequenos e, para garantir mais sustentação aos maiores, pode vir acompanhado com faixas sob o busto e alças mais largas.

Por serem peças clássicas e que valorizam o corpo enquanto garante conforto, os bodies e sutiãs balconet também podem aparecer em alta no próximo ano.

Texturas nos tecidos: sofisticação e romantismo

Tecidos texturizados e rendas delicadas estão em alta (Foto: Divulgação/Vest Rio)

Os tecidos texturizados e as clássicas rendas já são figurinhas carimbadas nos catálogos de moda íntima e garantem romantismo e feminilidade às peças. No próximo ano a tendência se mantém, no entanto, as confecções ganham materiais com texturas que remetem a natureza, por meio de florais e outros motivos delicados.

O tule também pode aparecer nas calcinhas e sutiãs, acompanhado de outros tecidos em composição com listras ou poás.

Vitalidade por meio das lingeries coloridas

A cor neo mint traz modernidade às peças de moda íntima do próximo ano (Foto: Divulgação/Vest Rio)

A simbologia das cores é algo recorrente nas peças de moda íntima, afinal, muitas mulheres acreditam que a tonalidade da lingerie pode trazer boas energias na virada de ano. Em 2022, os catálogos devem aparecer coloridos e vibrantes, trazendo a sensação de alegria e vitalidade após tempos sombrios marcados pelo coronavírus.

Amarelo, rosa, azul fluor, vermelho, neo mint e tons de lavanda podem colorir não somente as peças de moda íntima como também as de moda praia, indicando modernidade. Para as consumidoras mais clássicas, as tradicionais calcinhas e sutiãs em branco, preto e nude também devem marcar presença, uma vez que nunca saem de moda.

Detalhes trazem luxo à moda intima

Peças com lurex são apostas para sofisticação e brilho (Foto: Divulgação/Vest Rio)

As chamadas lingeries de luxo também devem se manter em alta no próximo ano. Confeccionados com tecidos nobres como renda, tule ou cirrê, conjuntos de calcinha e sutiã devem vir ainda acompanhados de detalhes para elevar ainda mais suas características sofisticadas.

Um exemplo é o lurex, tecido com brilho capaz de conferir modernidade e elegância ao visual. Em lingeries, tende a aparecer em elásticos, tanto de peças para ocasiões especiais quanto de roupas esportivas.

Lingerie à mostra: tendência que veio para ficar

Bodies e sutiãs ajudam a compor looks para o dia a dia (Foto: Divulgação/Vest Rio)

Nas últimas temporadas, as peças de moda íntima saíram dos armários e invadiram a moda streetwear feminina. Em 2022, a versatilidade das lingeries deve se manter em diferentes modelos. Bodies, sutiãs strappy, cropped e até os mais tradicionais podem virar peças multifunções e ajudar a compor looks para diferentes ocasiões.