Psoríase pode estar ligada a diversas comorbidades e se manifesta de maneira moderada a grave em cerca de 20% dos pacientes

Milton Nascimento escolhe Espaço Unimed para último show da carreira em São Paulo
28 de outubro de 2022
Ladies Cup terá mesmo modelo de bola utilizado na Copa Africana de Nações
28 de outubro de 2022

Doença que atinge cerca de 2,6 milhões de brasileiros é grave e marcada por lesões na pele que geram desconforto e vergonha. Não subestimar os sintomas, buscar pelo diagnóstico precoce e pelo tratamento adequado são condutas fundamentais alerta especialista

Prurido, dor, ardor, sensação de queimação, espessamento da pele e lesões[1]. Esses são os principais sintomas da psoríase, doença crônica, sistêmica, imunomediada, não contagiosa e incapacitante que atinge, em sua maioria, pessoas jovens – de 20 a 40 anos – em plena idade produtiva. A psoríase dificulta as atividades do dia a dia, a rotina do trabalho, os momentos de lazer e as relações sociais. As lesões expostas geram vergonha em relação ao corpo, e a dor em áreas sensíveis como solas e palmas gera desconforto. Bullying, isolamento social e discriminação também são comuns devido à manifestação visível da doença. Em outubro acontece o Dia da Conscientização da Psoríase (29/10), data importante para reforçar a importância do diagnóstico precoce e que, apesar de ser uma doença grave, a psoríase tem tratamento. É possível aliviar a jornada desafiadora do paciente, diminuir significativamente os sintomas e oferecer mais qualidade de vida.

A psoríase se desenvolve a partir da liberação de substâncias inflamatórias pelos linfócitos T (responsáveis pela defesa do organismo) que ativam uma cascata de reações que levam ao aparecimento de lesões na pele mais comumente na forma de placas, caracterizadas por lesões elevadas, avermelhadas e descamativas. “Com o tratamento adequado esse curso inflamatório é interrompido levando à consequente melhora dos sintomas”, alerta Dr. Daniel Nunes, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professor de Dermatologia da UFSC. Essa inflamação sistêmica pode repercutir ainda em outras regiões do corpo. Até 30% dos pacientes com psoríase podem apresentar artrite psoriásica, por exemplo, outra manifestação da doença que caracteriza-se pela inflamação nas articulações afetando dedos das mãos e dos pés, coluna, joelhos, tornozelos e quadris.

Causas e Sintomas

O surgimento dos sintomas é imprevisível, podendo ter gatilhos ambientais além de fatores genéticos contribuindo para o aparecimento da doença. “A psoríase é causada por predisposição genética associada a fatores externos e comportamentais como infecções bacterianas e virais e estresse emocional. Os principais sintomas da psoríase em placas, a forma mais comum da doença, são lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos”, explica Dr. Daniel.

Comorbidades são comuns

É importante destacar que quando falamos de psoríase não estamos falando apenas de uma doença de pele, estamos falando de uma doença sistêmica. “Isso quer dizer que ela afeta todo o corpo humano, ao invés de apenas um órgão ou região, e causa efeitos variados. Por isso, ela também está associada a múltiplas comorbilidades”, afirma o especialista. Mais de 50% dos pacientes com psoríase apresentam uma ou mais comorbidades. Entre elas estão a própria artrite psoriásica, as doenças inflamatórias intestinais, depressão, ansiedade, doença hepática gordurosa não alcoólica, doença renal crônica e aumento do risco de doenças cardiovascular relacionado a obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Por isso a abordagem multidisciplinar é fundamental. Isso mostra mais uma vez a importância do diagnóstico precoce, a busca pelo especialista correto e a escolha do tratamento adequado desde a descoberta dos primeiros sinais da doença.

Psoríase e saúde mental

Além das diversas comorbidades que geram piora na qualidade de vida dos pacientes, a desinformação e o preconceito acabam gerando um estigma social muito presente. A combinação dos sintomas físicos e o impacto do estigma afetam a autoestima e a qualidade de vida do paciente em suas atividades diárias. Ela pode impactar a saúde emocional, os relacionamentos e o modo como esse paciente lida com o estresse. Pode até afetar áreas da vida que ele não esperaria, como as roupas que escolhe usar.

Tratamento adequado

Entre as terapias disponíveis estão as medicações tópicas (cremes e pomadas) e fototerapia (banhos de luz), as medicações orais, e os medicamentos biológicos. Como opção terapêutica para os pacientes que apresentam psoríase de moderada a grave, cerca de 20% deles, os imunobiológicos chegaram como um grande avanço no tratamento da doença. Eles atuam em alvos específicos envolvidos no processo inflamatório, amenizando os sinais e sintomas dessa doença.

Esses medicamentos são produzidos a partir de organismos vivos por meio de processos biotecnológicos. “Atualmente, é possível produzir medicamentos biológicos de atuação altamente específica. Os chamados anticorpos monoclonais, por exemplo, funcionam de forma dirigida contra alvos específicos da psoríase, diferente de outros medicamentos”, explica o dermatologista, e finaliza “busque informações de qualidade sobre a doença e tenha um diálogo aberto com o seu médico para persistir na busca pelo tratamento mais adequado, seguro e eficaz para a fase em que a sua doença se encontra. Assim é possível conquistar mais qualidade de vida”.

Para mais informações sobre a psoríase CLIQUE AQUI.

 

Sobre a Janssen

Na Janssen, estamos criando um futuro no qual as doenças são parte do passado. Somos a empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, trabalhando incansavelmente para fazer com que esse futuro seja uma realidade para pacientes de todos os lugares. Combatendo as doenças com ciência, melhorando o acesso com engenhosidade e curando a falta de esperança com paixão. Focamos nas áreas da medicina em que podemos fazer a maior diferença: Oncologia e Hematologia; Imunologia; Neurociência; Doenças Infecciosas e Vacinas; Hipertensão Pulmonar; Doenças Cardiovasculares e Metabólicas. Para saber mais, acesse Link. Siga a Janssen Brasil no Instagram, Facebook e LinkedIn, e também a página de Carreiras J&J Brasil no Instagram, Facebook e LinkedIn.

A Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. é uma empresa da Janssen Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson.

Referências

Globe D, et al. Health Qual Life Outcomes. 2009;7:62

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Link

Link


[1] Globe D, et al. Health Qual Life Outcomes. 2009;7:62

divulgação