Psicotrópica lança coleção com a artista pernambucana Lia de Itamaracá

Conheça Siegel Naranjo Viognier, o vinho laranja apresentado por Domno Wines
16 de junho de 2023
Versania chega a Curitiba com modelo internacional de cuidado
16 de junho de 2023

Os desenhos e cores foram criados pelo designer e artista visual Breno Loese que se inspirou no universo praieiro, pesqueiro e cirandeiro da cantora nordestina

A cirandeira Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, é a modelo e inspiração da nova coleção da grife brasileira Psicotrópica. Os desenhos e cores da estampa foram criados pelo designer e artista visual Breno Loeser, que é mestre em Ciência da Religião e desenvolve trabalhos voltados para a visibilidade da arte afro-brasileira.

Inspirados no universo praieiro, pesqueiro e cirandeiro de Lia de Itamaracá, os modelos vão desde saia e vestidos longos, a kimono e chemise, remetendo ao vestuário majestoso da artista, com tecido 100% viscose e tule. “Celebramos a trajetória de vida de quase 80 anos de dona Lia, que é uma verdadeira resistência, em uma coleção que homenageia a arte e cultura brasileira a partir do universo simbólico de uma das artistas populares mais importantes do Brasil”, ressalta Raiana Pires (na foto), empresária e dona da marca Psicotrópica.

A ideia da collab especial com Lia de Itamaracá surgiu em uma das primeiras conexões de Raiana com a cultura popular do Nordeste, em uma viagem pelo litoral, em 2015, quando conheceu a Ilha de Itamaracá. “Fiquei encantada desde então, mas só ano passado entrei em contato com a artista e, em um encontro em São Paulo, fiz o convite durante uma conversa sobre ciranda, a ilha e suas inspirações: a mãe, o mar, a pesca e o canto”, lembra Raiana.

“A coleção é linda, com roupas em tons quentes como a ciranda e a Ilha de Itamaracá. Me senti muito bela e muito contente vestindo esses modelos. Tenho certeza de que quem usar essas roupas vai sentir também o gostinho da nossa cultura tão rica e maravilhosa”, comentou Lia de Itamaracá, durante o ensaio fotográfico, que aconteceu em algumas locações da Ilha de Itamaracá, incluindo sua casa.

As fotos foram captadas pelas lentes de Ytallo Barreto, fotógrafo da ilha que vem acompanhando a trajetória de Lia, e foi especialmente convidado pela Psicotrópica para criar o ensaio. O lançamento da coleção, na loja virtual e física da Psicotrópica, está marcado para o dia 5 de julho, quando todas as peças da coleção estarão à venda no e-commerce da marca e na loja física, em São Paulo.

SOBRE A PSICOTRÓPICA

O universo psíquico sempre foi o fio condutor das criações da marca da estilista Raiana Pires, que criou a Psicotrópica em 2015, em Florianópolis, como forma de desbravar a beleza e a liberdade que habitam em meio aos transtornos mentais humanos. “Somos mais do que uma marca de roupas coloridas, somos um projeto que nasceu da colagem, da poesia e da loucura de sermos nós mesmos. Acreditamos que a moda deve ser uma expressão genuína e individual, e é isso que buscamos transmitir em todas as nossas peças”, diz Raiana, que também tem formação como Assistente Social com experiência no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

crédito fotos: Ytallo Barreto