Proximidade e inclusão: a força da democratização de uma marca

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*Paulo Camargo

A recente inauguração de um novo restaurante no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, teve boa repercussão entre os moradores, mas, principalmente, tem um valor reputacional importantíssimo para a nossa marca: a região abriga cerca de 190 mil pessoas. Até o ano passado, nosso ponto de venda mais próximo era a 45 minutos de distância. Seguindo de transporte público, são 13km entre a região e o Shopping Metrô Itaquera. A chegada da marca no bairro gerou mais de 50 vagas para os jovens da região. Parece pouco, mas para essas pessoas que hoje não precisam gastar horas no transporte, é melhoria de vida. Para quem tinha #FomedeMc, é entretenimento, alimentação mais perto e proximidade. É democratizar e criar oportunidade. Em Lajeado, cidade situado a 112km de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a abertura de um restaurante ofertou também 50 vagas de emprego e nova opção de lazer às famílias da região.

Essa visão de estar mais junto, acontece no Brasil e em várias outras regiões onde a Arcos Dorados opera a marca McDonald´s. Há alguns dias, a abertura de um restaurante no bairro conhecido como Villa 31 – favela de Buenos Aires – é outro exemplo de que chegar onde nossos consumidores estão, gerar emprego para as pessoas localmente, importa. Por lá, foram 100 vagas geradas.

Esses são apenas alguns exemplos de um termômetro que nos guia hoje e no futuro. Tenho convicção de que nosso papel como empresa é fundamental para inspirar transformações sociais. Levar conforto e conveniência a quem se encontra mais distante dos fluxos tradicionais e já consolidados é uma visão não apenas de proximidade com o cliente, mas de negócio. Como executivo, não posso deixar isso de lado e muito menos deixar de sentir muito orgulho por liderar uma empresa que usa a sua escala para o bem.

Nossa empresa investe na contratação e capacitação de jovens profissionais, aliás é um dos objetivos que guiam a companhia. Atualmente, tenho orgulho de dizer que contamos com um quadro de funcionários composto, 90%, de pessoas até 25 anos de idade – oferecendo empregos formais e oportunidades de carreira. E queremos seguir nos aproximando cada vez mais dos nossos clientes, sejam do Méqui 1000, ou da Cidade Tiradentes. Afinal, o McDonald´s é um lugar aberto a todos. Essa é a força da democratização da nossa marca.

*Paulo Camargo é da Divisão Brasil da Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo