Projeto residencial da Macro Arquitetos prioriza vista panorâmica de apartamento na Consolação em SP

Jenna Ortega usa Tiffany&Co. no MTV Movie and TV Awards
9 de junho de 2022
Schutz lança campanha apaixonante em celebração ao Dia dos Namorados
9 de junho de 2022

Trazer toda a área social para a fachada com vista privilegiada foi a solução que o escritório Macro Arquitetos, comandado pelos arquitetos Carlos Duarte e Juliana Nogueira, encontrou na criação do projeto Apto 222, um apartamento minimalista e funcional na icônica Av. Consolação, em São Paulo

O primeiro passo para a integração da cozinha à sala foi transformar as quatro janelas do projeto original em três: uma na cozinha, um grande janelão duplo principal na sala de jantar e uma para a área de TV. Por baixo delas, passa despercebido o sistema de esgoto, escondido por um banco de concreto que se alinha a paisagem. A integração dos ambientes facilitou, ainda, a ventilação e iluminação natural.

A cozinha integrada pode ser isolada por meio de um painel de madeira freijó. Quando aberto, o balcão preto de 8mm separa os ambientes discretamente, servindo como bancada de apoio para cozinha ou refeições intimistas.

O aconchego das madeiras naturais usadas pontualmente no rack da tv, mesa de jantar e painel de fechamento da cozinha contrapõe a sobriedade dos tons de cinza presentes nos armários da cozinha, no piso e no hall que determina a área privativa e oculta as portas no painel.

O hall de entrada é um corredor com teto mais baixo, todo em fórmica cinza, com portas embutidas ao longo dele. Com a função de distribuir os espaços, à esquerda temos a área social (cozinha e salas), à direita na primeira porta área de serviço, na segunda porta o lavabo e na última porta o acesso às duas suítes. O forro rebaixado no hall de entrada, dentro da caixa cinza, comporta o ar-condicionado com saída para a grelha lateral sem prejudicar o pé direito da área de convivência. O painel de divisória do hall e cozinha em vidro boreal, passa luz e cria movimento no espaço.

A suíte principal esconde um pequeno closet atrás do espelho. Na cabeceira, os quadros de Julia Rosolén trazem contraste aos tons de cinza. Como opção de luz indireta, dois direcionáveis finalizam o ambiente de descanso. A bancada do escritório em frente a janela com vedação acústica, proporciona um espaço de apoio para home office.

Para os banheiros, estende-se a associação de madeira feijó ao cimento queimado. O projeto luminotécnico de todo o apartamento focou em deixar o teto o mais limpo possível, usando pontos focais e opções de iluminação indireta por meio de automação e lâmpadas dimerizáveis.

Ficha Técnica

Projeto: Apto 222

Arquitetura: Macro Arquitetos

Gerenciamento/Coordenação: Carlos Duarte e Juliana Nogueira

Local: Consolação – SP

Ano: 2017

Área: 110 m²

Crédito das fotos: Renato Navarro

Produção: Nuria Uliana

Sobre a Macro Arquitetos

A MACRO ARQUITETOS foi fundada em 2012 pelo arquiteto Carlos Duarte, logo após sua conclusão do curso de graduação pela FAU-Mackenzie, com o objetivo de explorar as variadas formas de arquitetura de maneira criativa e contemporânea. Em 2015, a arquiteta Juliana Nogueira, formada pela FAU-Mackenzie, se associou ao escritório trazendo sua experiência em outras áreas após o período em que esteve na Inglaterra. O escritório trabalha diferentes escalas de projetos de arquitetura em suas diversas áreas: residencial, comercial, institucional, urbano e design. Em todos seus trabalhos a qualidade é prioridade, dando especial atenção aos detalhes, aos acabamentos e à funcionalidade. Todos os projetos são vistos de maneira única e são objeto de troca entre o escritório e o cliente. O objetivo do escritório é buscar soluções arquitetônicas e atender de maneira integral todas as necessidades explicitadas para assim garantir,  com o resultado, a satisfação do cliente.