Projeto de moda sustentável transforma sacaria para café em peças exclusivas

Blumenau investe em centro histórico revitalizado com novas atrações
17 de agosto de 2021
Davines engaja profissionais da beleza de todo país em ação de sustentabilidade
18 de agosto de 2021

Companhia Têxtil de Castanhal faz parceria com a designer Flávia Amadeu e aposta na sinergia de materiais produzidos na Amazônia

A Companhia Têxtil de Castanhal anuncia ao mercado seu projeto de incentivo à moda sustentável. A ideia é demonstrar a versatilidade da juta, fibra natural e biodegradável cultivada no coração da Amazônia, como forma de contribuir e dar voz ao uso sustentável de materiais e reduzir o impacto ambiental.

Através de um cultivo natural, a juta é tecida e dá origem à sacaria para café que, nesta iniciativa, entra para o universo da moda por meio do projeto da Flávia como tecido na confecção de peças exclusivas.

“Unimos esses dois materiais da Amazônia – a juta e a borracha – em uma única peça como forma de significar nosso empenho em promover a remuneração justa, contribuir com capacitação profissional de comunidade ribeirinhas, além de promover ações que não geram resíduos e nem agridem o meio ambiente”, explica Flávia.

A juta é uma fibra vegetal e biodegradável, ou seja, quando descartada, não deixa resíduos no meio ambiente. E assim é em todo seu processo produtivo, do plantio à produção de telas para os mais diversos setores da indústria, entre eles, o da moda.

A peça-símbolo desta inciativa é confeccionada artesanalmente – uma a uma – em juta, com acabamento delicado e fecho em borracha amazônica disponíveis em três cores: vermelha, preta e verde. A cada peça vendida, 20% do valor serão revertidos em prol das famílias da Amazônia, por meio de projetos de capacitação profissional.

As peças estão à venda no site de Flávia Amadeu: https://www.flaviaamadeu.com.br/store/p174/Clutch.html