Projeto de 40m² destaca artes do cliente

Poltronas com estilo: como escolher e utilizá-las na decoração de ambientes?
22 de junho de 2021
O segundo lançamento da Evi foi criado para tratar e prevenir manchas no rosto
22 de junho de 2021

Projeto arrojado da Vigore Arquitetos traz mescla de texturas para sala de 40m², que integra living, espaço gourmet e sala de jantar com personalidade

A ideia inicial era transformar uma sala pequena e vazia num espaço funcional que envolvesse sala de jantar, mini espaço gourmet com bancada e, também, sala de estar. Na hora de pensar nos projetos, é claro que além dos arquitetos, o proprietário ou proprietária do imóvel opinará e deixará claro o que deseja. Nesse caso, o dono do apartamento tinha dois pré-requisitos: incorporar na decoração a réplica do quadro O Grito, além de uma camiseta do time Santos, autografada pelo jogador Pelé.

O proprietário é um homem, na faixa dos 35 anos, e que sempre gostou muito de rock. Além de ser proprietário de um laboratório de vacinas, ele também é músico. No projeto, a Vigore Arquitetos optou por manter alguns elementos originais do espaço como o piso, forro de gesso e as mesas e cadeiras da sala de jantar. Este último item foi usado como inspiração para o projeto, que além de contemporâneo, traz alguns elementos industriais, como estrutura metálica utilizada no aparador do painel da TV, e o revestimento da parede, que simula tijolos.

O elemento surpresa deste projeto é a churrasqueira: de outros cômodos não é possível visualizá-la. Ela está incorporada no espaço, mas quando a porta está fechada, a churrasqueira fica camuflada. O mini canto gourmet oferece não só a churrasqueira, como a pia, porta copos e uma adega. A porta de correr que separa a churrasqueira do restante da casa é composta por filetes de MDF, trazendo mais leveza e beleza para o espaço.

O projeto todo integra a área de convívio com a sala de estar, onde está a churrasqueira.

A iluminação do local é um dos pontos fortes do projeto. Como havia apenas dois pontos originais de luz no prédio, a Vigore optou por fazer a iluminação via cabo deslocado, para não precisar rasgar o gesso. Dessa forma, foi possível levar a iluminação para locais estratégicos como na mesa do jantar e bancada da churrasqueira. Na sala, não foi trabalhado iluminação central direta no teto, mas foi inserido spots decorativos no painel da parede da TV, além de arandelas nas paredes.

crédito fotos: Rodrigo Vieira