Projeto criado pela Klabin transforma lodo em tijolos para uso na construção civil

6 hábitos alimentares e alimentos que enfraquecem o seu sistema imune
14 de setembro de 2020
Ministro do Turismo das Bahamas apresenta plano de turismo com visão de futuro
14 de setembro de 2020

Iniciativa criada em 2018 é responsável pelo reaproveitamento de 25 toneladas de resíduos por mês

A preocupação com o meio ambiente tem sido pauta recorrente nos diversos setores da sociedade. Iniciativas que envolvem a economia circular e de baixo carbono, além da menor geração e maior aproveitamento de resíduos, estão no centro da discussão de empresas em busca de uma gestão cada vez mais sustentável. A Klabin, comprometida com esse pilar em seus negócios – das florestas às embalagens – possui inúmeros projetos voltados ao reaproveitamento de resíduos. Dentre eles, a utilização do lodo descartado no Tratamento de Efluentes para a fabricação de tijolos usados na construção civil.

O projeto, iniciado em 2018, foi desenvolvido pelo time de Meio Ambiente da Unidade de Rio Negro (PR) da Klabin com o apoio das áreas corporativas de Sustentabilidade e Pesquisa & Desenvolvimento. Com a iniciativa, mensalmente, 25 toneladas de resíduos ganham um novo destino, sendo reaproveitados e usados até mesmo nas obras internas da Companhia.

“Acreditamos na economia circular como peça fundamental para a construção de um futuro sustentável. Temos, hoje, inúmeras iniciativas nessa frente, incluindo diversas práticas que visam o reaproveitamento dos resíduos gerados na nossa operação. Para se ter uma ideia, atualmente temos uma taxa de 97% de reutilização e reciclagem de todos os resíduos gerados em nossas operações e temos como meta de Resíduo ZERO para aterros até 2030”, declara Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

Além da correta destinação dos resíduos, o uso de soluções mais responsáveis em diversos setores da economia são importantes ferramentas para mitigação das mudanças climáticas. No ramo da construção civil, por exemplo, segundo pesquisas realizadas, a utilização de concreto é atualmente responsável por 8% das emissões de carbono na atmosfera. A busca por alternativas que agridam menos o meio ambiente está alinhada com as políticas de baixo carbono, cada vez mais disseminadas em diversos países.

Outra importante iniciativa, também voltada à construção civil, é realizada na Central de Tratamento de Resíduos da Unidade Puma, responsável ainda pelo tratamento dos resíduos de Monte Alegre que são transformados em blocos de paver ou ainda em “canaletas”, que também podem ser utilizada em obras.

Esse e outros projetos da Klabin visam contribuir de maneira significativa com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, os quais a empresa aderiu voluntariamente em 2016. Este, especificamente, está relacionado aos ODS 9, 11, 13, 15 e 17, respectivamente ligados a Infraestrutura, Urbanização, Aquecimento Global, Biomas Brasileiros e Parcerias e meios de implementação para o desenvolvimento sustentável.

Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 18 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Photo by Antonino Visalli on Unsplash  (imagem ilustrativa)