Projeto Arquitetônico

Curitiba ganha mural gigantesco de André Mendes
1 de novembro de 2022
Celso Portiolli é o novo sócio do market4u
1 de novembro de 2022

Casa Pietra – jardins – São Paulo- 1300m2

Essa residência pertencente a uma familia com um filho. Foi um projeto de reforma desafiador pois o projeto dos anos 80 tinha uma linguagem de chalé mas esta linguagem estava muito desatualizada. Inúmeros detalhes oitavados e ambientes com quinas, espaços escuros, onde a iluminação natural não chegava. O proprietário havia gostado do estilo chalé, com o living com pe direito alto. Então este foi o nosso ponto de partida.

As principais intervenções foram para retirar todas as quinas possíveis dos ambientes, atualizar materiais de acabamento e detalhes construtivos, como molduras, guarnições e iluminação. Do telhado mantivemos a grande laje inclinada que formava o telhado principal e refizemos os outros telhados, trocando material e dando um novo desenho para ele, mais harmônico com o que foi mantido. Antes, as águas não se encontravam e os telhados não se conversavam, criando pequenas muretas ao longo do telhado. Este sem dúvida foi o maior desafio.

No térreo ficam as áreas sociais, serviços, garagem e ginástica e piscina. No andar superior ficam os quartos e uma sala íntima. No nivel do telhado criamos um deck com poltronas e uma bela vista da cidade.

Os ambientes eram mais compartimentados. A ideia foi integra-los ao máximo. Ha portas de correr que separam o living das áreas gourmet e sala de ginástica, podendo unir todos os ambientes ou separe-los. No andar superior unimos ambientes e criamos novos banheiro ja que os existentes eram muito pequenos.

Os principais materiais utilizados no projeto foram a Madeira Carvallo Europeu (forro, portas e painéis) , a madeira ebanizada (vigas e pilares aparentes), o mármore white wood (piso) e chapas metalicas na cor preto para telhados, entrada social e escadas.

A decoração foi concebida sobre uma palheta de cores neutras e mobiliário contemporâneo (grande parte do mobiliário é da Firma Casa).

O sofa pedra no meio do living cria espaços que convindam os visitantes a momentos de bate papo e descontração. Aliás este foi um pedido do cliente que gosta de receber familiares e amigos. Ele queria ambientes para receber os convidados de forma descontraída. Ele gosta de cozinhar por isso ao lado da sala de jantar criamos uma cozinha gourmet onde ele pode cozinhar enquanto interage com os convidados. Este ambiente fica totalmente integrado com a sala de jantar quando as portas de correr estão abertas.

Tempo de projeto: 8 meses. Tempo de obra: 14 meses.

O telhado em chapas metalicas foi um grande desafio pois apesar de existir bastante na Europa e USA, não tínhamos aqui no Brasil ninguém que fizesse. Então juntamente com a construtora e um telhadista desenvolvemos o material. O jardim mediterrâneo foi um pedido do cliente e que foi super bem acolhida pois conversava totalmente com a linguagem da casa. O paisagismo foi então entregue ao Rodrigo Oliveira que criou este jardim especialmente para o projeto. Ele foi no sul buscar enormes oliveiras que ficam em destaque ao longo da raia.

Serviço:

Bia Prado

Bzparquitetura.com – @bzparquitetura

Crédito fotos: Fran Parente