Procurando novas oportunidades de trabalho? Headhunter especialista em lideranças dá dicas sobre como usar o LinkedIn a seu favor

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Atualmente o LinkedIn tem sido a principal ferramenta de busca e análise de profissionais por headhunters e recrutadores, pois a rede se tornou um banco de dados público, que se atualiza de maneira automática pelos próprios usuários

Ao longo do processo de seleção, os headhunters visitam centenas de perfis no LinkedIn e por isso, quem deseja ser notado, precisa ter em mente que a prioridade do recrutador é entender o que a pessoa trilhou como carreira e se é possível haver um match com a posição para a qual ele está procurando um profissional.

Durante o processo de seleção é realizada uma análise detalhada e o perfil da pessoa diz muito sobre quem ela é em âmbito profissional. Esse estudo vai desde pequenos detalhes como URLs personalizadas até questões estratégicas sobre resultados obtidos.

Rodrigo Forte, headhunter especialista em lideranças e sócio co-fundador da EXEC – consultoria especializada em Executive Search, afirma que sente falta de resumos de entregas no LinkedIn, “Não nos atentamos apenas para a lista de responsabilidades nas empresas pelas quais a pessoa passou, mas o que ela alcançou e entregou em sua jornada”, explica. “Para se ter ideia do quanto essa rede social é importante para boas oportunidades, temos mais de 60 pessoas focadas no LinkedIn todos os dias e a prioridade é sempre verificar perfis que possuem bons materiais expostos que estejam atualizados e bem confeccionados”, conta.

De acordo com o especialista, a rede – que também é utilizada como mídia social – é uma ferramenta importante para relacionamentos interpessoais que inclusive ajudam a receber oportunidades de trabalho. “Sempre sugiro que a pessoa acompanhe sua rede de conexões tendo em mente que é importante ser visto e lembrado por meio de elaboração de postagens com conteúdos específicos na sua área de atuação. Até mesmo ações como parabenizar colegas por movimentações e materiais também é uma maneira de se promover no networking”, afirma.

Listamos algumas dicas fundamentais no que diz respeito às configurações básicas de perfil e melhor uso da ferramenta para aumentar sua visibilidade e ter maiores oportunidades. Confira abaixo!

Edite a URL com o seu nome para que seja mais fácil de incluir em pesquisas filtradas e ser encontrado, e ainda transmitir uma imagem profissional e de atenção aos detalhes;

Preencha a tagline com suas especialidades, sempre divididas e organizadas por categoria. Dessa maneira os headhunters e recrutadores conseguem ter uma noção rápida daquilo que você faz e dar um match com a posição em que estão trabalhando;

No ‘Sobre’ inclua hashtags na descrição; elabore um bom título. Quanto mais especificações tiverem incluídas no título, maior o alcance da conta. É importante que os dados sejam atualizados de acordo com o interesse e desenvolvimento profissional. Formação e localização são detalhes que também podem chamar atenção e resultar em mais acessos. Assim como no título, para a descrição é importante conter dados detalhados, mas dessa vez com mais informações relacionadas com a trajetória e objetivos. É bom também utilizar palavras chaves de acordo com a área de atuação;

Informações de contato: Não necessariamente as melhores oportunidades batem à sua porta no momento em que está procurando e, pelo LinkedIn, você pode ser abordado por headhunters a qualquer momento, então fique sempre atento. E cuidado, pois, a grande maioria das pessoas acaba colocando seu e-mail pessoal e nem sempre o checa com frequência. “Tem sempre uma quebra, mapeamos 100 perfis e há 30% com quem não conseguimos falar e quando buscamos no LinkedIn, não encontramos informações de contato. Portanto é essencial deixar algum contato disponível. Lembrando que existe um timing de processo nesses momentos”, diz o especialista.

Utilize foto de perfil – Para definir sua foto de perfil busque expor profissionalismo, considere e analise como você – indivíduo – quer se apresentar no mundo corporativo e exponha isso. Busque uma foto individual com fundo não chamativo para que você seja o destaque. A foto deve passar a imagem que você deseja transmitir para o mercado.

Experiência – Inclua o resumo de atividades, responsabilidades e dados sobre conquistas e resultados obtidos por você, sempre em percentuais e de maneira a não expor dados sigilosos da empresa. Dados sobre conquistas ao longo de sua jornada são informações relevantes e que chamam atenção de todo headhunter. “Entenda que aqui não é só descrever responsabilidades e atividades, mas incluir especialmente as principais entregas e dados referentes às realizações (incluindo dados numéricos).

Palavras-chave – Ao longo de todo o seu perfil, da tagline às experiências, trabalhe de maneira contextualizada com palavras chaves do seu ramo/atividades, de preferências expressões e jargões compostos. “Quando o recrutador vai fazer uma busca ele sempre tem as palavras-chave para colocar na pesquisa e encontrar o profissional. Então, busque redigir seu LinkedIn conforme sua área de atuação e seus objetivos de carreira”.

Use o LinkedIn também como rede social,  pois se trata de uma ferramenta importante para relações interpessoais. É importante ser visto e lembrado através de postagens com conteúdos específicos na sua área de atuação; vale também parabenizar colegas por movimentações e publicar materiais relevantes, tudo isso ajuda a atualizar o networking, além de, obviamente, aumentar as chances de receber oportunidades de trabalho. Sempre responda o recrutador mesmo que seja para dizer que não tem interesse e deixe o canal de comunicação aberto.

Em caso de marcos importantes e pontuais é interessante a criação de uma publicação para ampliar o alcance e apoiar no seu networking. Tangibilize aquilo que você fez com poucas frases e percentuais de resultados obtidos. Dica para resumir suas conquistas: utilize bullet points.

Busque ser ativo, faça publicações e comente os materiais das demais conexões. As publicações podem ser feitas sobre o trabalho em que está exercendo, matérias pessoais que tenham a ver com a área almejada. Podem ser feitos também relatórios de experiências como voluntariado, intercâmbios ou trabalhos acadêmicos;

Photo by Souvik Banerjee on Unsplash