Procura por plásticas em adolescentes brasileiros aumenta 140% nos últimos 10 anos

SIGVARIS GROUP lança máscaras reutilizáveis produzidas com fios que inativam ação do novo coronavírus
18 de agosto de 2020
Arrecadação com turismo em Brotas cresce na retomada consciente
18 de agosto de 2020

Cirurgião plástico explica o fenômeno, traz principais dicas para os jovens que querem recorrer a procedimentos, além de recomendar a idade mínima, escolha de um bom profissional e técnicas cirúrgicas mais atuais 

Diálogo da atualidade na quarentena: o filho chama os pais para uma conversa e diz: “Quero fazer uma cirurgia plástica” E agora? Os números impressionam! Nos últimos 10 anos houve aumento de cerca de 140% no número de procedimentos em jovens com idade entre 13 e 18 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O país é líder nesse tipo de intervenção em todo o mundo. De acordo com o último censo divulgado pela SBCP, foram 83.655 operações deste tipo apenas em 2018. Isso representa 4,8% do total de plásticas feitas no país, em todas as faixas etárias.

Estão entre as opções mais procuradas pelos jovens a Rinoplastia (mudanças em detalhes no nariz), otoplastia (na orelha), lipoaspiração (retirada de excesso de gordura localizada em certas partes do corpo, como barriga e braços) e cirurgia nas mamas.

As incertezas sobre o corpo e a comparação com outras pessoas são naturais em meio à adolescência, mas o aumento significativo da procura por procedimentos cirúrgicos revelados acima parecem estar relacionados a outros fatores.

Para o Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Alan Landecker, o crescimento se dá especialmente por causa das redes sociais. “A expansão das redes sociais na quarentena acabou por aumentar a preocupação dos jovens com sua imagem, uma vez que fotos e vídeos são comuns, filtros de apps acabaram criando um padrão de beleza na sociedade e a busca por likes é intensa”, avalia o especialista que registrou um aumento de 75% nos atendimentos de jovens e adolescentes em seu consultório nos últimos meses.

Tendo em vista que os adolescentes brasileiros lideram a busca mundial por cirurgias plásticas na faixa etária, Landecker esclarece as principais dúvidas sobre o assunto:

Com quantos anos é recomendado fazer uma cirurgia plástica?

Existe uma idade mínima para fazer um procedimento. A partir dos 16 anos as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face já estão totalmente desenvolvidas. Além disso, existe outro fator que é de extrema importância: a estrutura emocional. Nesta faixa etária, a pessoa já tem condições de compreender melhor a mudança da aparência proporcionada pela cirurgia plástica. Vale ressaltar que os atendimentos e procedimentos só podem ser feitos nos menores se estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis. Feito isso, basta agendar uma consulta com um cirurgião de credibilidade para fazer uma avaliação médica e criar um planejamento cirúrgico baseado no resultado esperado do paciente e no senso estético.

Como escolher um bom profissional? 

Escolher um profissional altamente competente e qualificado é essencial para garantir que a cirurgia seja realizada com segurança e profissionalismo. Todo cirurgião plástico no Brasil precisa fazer parte, obrigatoriamente, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, é essencial verificar a especialização do médico, averiguar a sua presença em congressos e a apresentação de trabalhos relacionados ao tema para enfim confirmar a sua especialidade. Vale também conhecer os resultados alcançados pelo cirurgião e conversar com antigos pacientes; estas são ótimas opções para saber ainda mais sobre o médico em questão.

Buscar por técnicas mais atuais:

Pesquisar quais são as técnicas cirúrgicas mais atuais existentes no mercado e qual a prática do especialista em determinado procedimento faz toda a diferença. Na rinoplastia, por exemplo, existem as tradicionais técnicas estruturada e a redutora, mas há ainda uma técnica mais atual no mercado intitulada Rinoplastia Balanceada; que tem por base utilizar a técnica inovadora (ultrasônica) aliada à estruturada e preservadora com o objetivo de realizar uma cirurgia que oferece o máximo de previsibilidade, com o menor trauma cirúrgico possível, minimizando assim as chances de complicações, além de facilitar eventuais reoperações.

Quando a cirurgia não é indicada? 

A cirurgia plástica é contraindicada para jovens com expectativas não realistas, ideais que fogem do padrão estético normal, diagnosticados com transtornos psicológicos, depressão ou transtorno dismórfico corporal (TDC) moderado/grave, bem como pacientes que operaram o nariz várias vezes e que por isso, possuem alterações irreversíveis na qualidade da pele, fazendo com que eventuais reoperações sejam arriscadas tecnicamente. Além destes, jovens diagnosticados com anemia ou qualquer outra condição que coloque a anestesia e a vida do paciente em risco.

E os cuidados do pós-operatório? 

Por fim, um dos pontos mais importantes é o pós-operatório. O jovem deve entender que a análise dos resultados da cirurgia não pode ser feita imediatamente. Fatores como o inchaço logo após a cirurgia como a rinoplastia podem interferir e muito na percepção do nariz. Por isto, o adolescente deve ter maturidade para encarar as etapas do tratamento com tranquilidade, manter repouso absoluto por 5 a 7 dias, ter paciência e aguardar todo o processo de cicatrização, antes de fazer comparações. No geral após 30 dias da cirurgia já é possível ver 95% do resultado final e de seis meses a um ano o resultado será completo.

Dr. Alan Landecker, Cirurgião Plástico – Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da (Sociedade Internacional de Rinoplastia) com cerca de 20 anos de experiência. É formado em medicina e cirurgia geral pela Universidade de São Paulo (FMUSP) CRM-SP 87043 e em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Clínica Ivo Pintanguy. Especialista em rinoplastia estruturada primária e secundária (Rhinoplasty Fellow) pela University of Texas Southwestern em Dallas, Texas, EUA, sob o Dr. Jack P. Gunter. É precursor da Rinoplastia Balanceada que tem por base utilizar a técnica inovadora de piezoelétrica (ultrasônica) aliada às técnicas cirúrgicas de rinoplastia estruturada e preservadora com o objetivo de realizar uma cirurgia capaz de oferecer o máximo de previsibilidade, com o menor trauma cirúrgico possível e minimizar as chances de complicações, além de facilitar eventuais reoperações. www.landecker.com.br