Pressão alta mata! Campanha Nacional começa dia 26

Maria Fernanda Sodré: inspirações do cotidiano urbano, com sapatos que transmitam elegância e modernidade
24 de abril de 2018
Missoni Home apresenta nova coleção na Feira de Milão
24 de abril de 2018

Sociedade Brasileira de Hipertensão faz  mutirão de assistência ao público para assistir e alertar cidadãos sobre os riscos

Começa em 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, a campanha Meça Sua Pressão, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Visa alertar a população sobre os riscos da pressão alta, mal que pode matar jovens e adultos.

Dados de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelam que o número de brasileiros com pressão alta cresceu 14,2% nos últimos 10 anos, chegando a 25,7%, na média nacional. Segundo a SBH, a hipertensão arterial causa 300 mil mortes por ano, sendo responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

A campanha Meça Sua Pressão se estenderá até 17 de maio, Dia Mundial da Hipertensão, orientando os cidadãos sobre a importância de se realizar a aferição regular da pressão arterial, e como prevenir a hipertensão arterial. A apresentadora Ana Maria Braga e a atriz Marisa Orth são Embaixadora e Madrinha da ação da SBH em 2018.

Haverá ações simultâneas no Conjunto Nacional, no Metrô Higienópolis e no Terminal Jabaquara da EMTU. 

Médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais orientarão os cidadãos sobre os cuidados om a pressão alta.

“A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Atinge homens e mulheres e 32,5% dos brasileiros sofrem com ela”, explica a enfermeira Grazia Guerra, coordenadora da campanha.
A programação é bem intensa, sendo que, em São Paulo, haverá orientação profissional no Conjunto Nacional, da EMTU Jabaquara e na Estação Higienópolis do Metrô, com médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais, todos com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância de manter a pressão em níveis normais.

Oficinas de saúde para os pacientes 
“Teremos diversas oficinas para esclarecer os cidadãos. A da enfermagem fará a medição da pressão e reforçará as pessoas a importância de ter regularmente a sua pressão medida por um profissional de saúde. As nutricionistas vão abordar a alimentação saudável e mudança de hábitos à mesa, enquanto os professores de educação física pontuarão a relevância da atividade física. Haverá ainda psicólogos que orientarão sobre como lidar melhor com o estresse e, para que aqueles que já estão hipertensos, a aceitar o diagnóstico e que o tratamento permite uma vida normal”, adianta Luiz Bortolotto, diretor científico da SBH.

Vídeos educativos na Linha Amarela do Metrô
A campanha começa dia 26 de abril e se estende até 17 de maio. Serão divulgadas neste período mensagens de vídeo na Linha Amarela do Metrô sobre a importância de medir a pressão arterial e a prevenção.

Horários das ações públicas
No dia 26 de abril, das 9h às 16:30h, haverá ações simultâneas no Conjunto Nacional e no Estação de Metrô Higienópolis. Em 17 de maio, ocorrerão as mesmas ações na Estação de Metro Higienópolis e no Terminal Jabaquara da EMTU, com profissionais de áreas diversas da saúde, também das 9h às 16h30.

Fatores de risco 
Obesidade, histórico familiar, sedentarismo, consumo excessivo de sal, abuso de álcool, e estresse são algumas das causas da doença que pode levar a um enfarto, derrame cerebral e insuficiência renal se não tratada.

“A enfermidade ataca em qualquer idade e não faz distinção de sexo”, ressalta Grazia.
Para evitar a hipertensão ou para controlá-la, é preciso abandonar o cigarro, praticar atividade física, controlar o estresse e diminuir a ingestão de sal. “O excesso de peso também é um fator de risco importante. Por isso, faremos o cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), que é como identificamos a obesidade, mas ressalto que é preciso mudar os hábitos para não correr o risco de sofrer de hipertensão”, conclui.

Serviço
Campanha Meça sua Pressão – Conjunto Nacional
Dia Nacional de Combate à Hipertensão – 26 de abril, das 9h às 16h30
Atividades de prevenção e educação com equipe de saúde 
Conjunto Nacional

Campanha Meça sua Pressão – Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela de metrô
Dia Nacional de Combate à Hipertensão – 26 de abril, das 9h às 16h30
Atividades de prevenção e educação com equipe de saúde 
Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela de metrô

Dia Mundial da Hipertensão – 17 de maio, das 9h às 16h30- Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela de metrô
Atividades de prevenção e educação com equipe de saúde 
Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela de metrô

Dia Mundial da Hipertensão – 17 de maio, das 9h às 16h30- Terminal Jabaquara da EMTU
Atividades de prevenção e educação com equipe de saúde 
Terminal Jabaquara da EMTU