Prêmio Nacional de Inovação incentiva novos modelos de negócios

USP oferece curso de programação para garotas que cursam ou finalizaram recentemente o ensino médio
29 de setembro de 2021
Inspiração: 4 projetos que apostaram nas pedras naturais para a área externa
29 de setembro de 2021

Inscrições para 7ª edição da premiação seguem até o próximo sábado, 2 de outubro, com oportunidades para pequenos negócios em todos os setores 

O Prêmio Nacional de Inovação, realizado pelo Sebrae em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), é considerado a maior premiação de inovação no país. Além do reconhecimento como os negócios mais inovadoras do Brasil, as empresas, incluindo as micro e pequenas (MPE), de todos os setores, têm a chance de potencializar suas redes. É o caso da empresa Topos Informática, de Salvador (BA), vencedora da última edição da premiação 2018/2019 nas categorias ‘Gestão da Inovação’ e ‘Inovação Organizacional” e finalista na categoria ‘Inovação em Processo’.

A partir da participação do Prêmio Nacional de Inovação, a pequena empresa do segmento de Tecnologia teve a oportunidade de consolidar um novo modelo de negócio que deu origem à uma nova empresa durante a pandemia da Covid-19. “O prêmio surgiu em um momento bem oportuno para nós, pois estávamos deixando de ser uma empresa essencialmente de Tecnologia para nos tornarmos uma empresa de projetos de inovação tecnológica”, contou gerente de Inovação da Topos Informática, Ramon Santos.

Segundo ele, o processo de análise da banca avaliadora do prêmio permitiu que eles mergulhassem profundamente nos processos da empresa. “Estudamos a empresa e descobrimos que erámos inovadores em um aspecto amplo porque as perguntas eram abrangentes e permitiram que revisitássemos diversos aspectos da empresa e entendêssemos que estávamos indo em uma linha muito positiva na consolidação de um novo projeto”, avaliou.

Com mais de 20 anos no mercado de Tecnologia, o negócio aproveitou o sucesso do prêmio para investir mais nos projetos de inovação e com isso, conseguiram enfrentar a pandemia da Covid-19. “Eu acredito que a inovação salvou a nossa empresa. Tivemos um momento único na nossa história e até meados de 2019, potencializamos o sucesso que foi reconhecido pelo prêmio. A pandemia veio alguns meses depois da imersão. Perdemos contratos no nosso core business que era o desenvolvimento de softwares, mas os produtos inovadores que estávamos “escalando”, nos permitiram prospectar novos clientes e fechar os maiores contratos que temos hoje”, recordou.

Foi justamente na categoria ‘Inovação Organizacional’ que a empresa implementou um novo modelo de negócio baseado na lógica de aceleração de startups e geração de spin-offs. O modelo, que inicialmente funcionava como uma unidade de apoio administrativo, tornou-se uma nova empresa, a GetIN. “Foi com o prêmio que percebemos o potencial do negócio no mercado e durante esses dois anos de pandemia, a nova empresa seguiu uma trajetória de sucesso com prospecção de clientes importantes como é o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, comemora.

A 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação vai contar novamente com a participação da Topos Informática e com a participação da GetIn, que atua como aceleradora de startups, na nova categoria de ‘Ecossistemas de Inovação’. “As duas empresas fazem parte do Parque Tecnológico da Bahia, junto com outras empresas, capitaneando o ecossistema de inovação e acreditamos que estamos em um nível para competir pelo prêmio”, destacou.

Ameaça X oportunidade

A analista de Inovação do Sebrae, Olívia Castro, comenta que a crise que o mundo todo vivência com a pandemia do coronavírus representa uma ameaça mas pode ser também uma oportunidade de fazer diferente e descobrir novos caminhos. E nesse sentido a inovação é um diferencial para os pequenos negócios pois eles conseguem responder de forma mais ágil às mudanças e às necessidades dos clientes. “Esta é certamente uma vantagem competitiva desse tipo de empresa”, avalia Olívia. “Quando a gente fala em inovação, muita gente imagina o uso de tecnologias de ponta, com robôs, nanotecnologia etc. Mas o conceito de inovação vai bem além disso, a inovação pode ser aplicada nas empresas por meio de ações incrementais, pela mudança de processos, de ferramentas acessíveis, de comunicação com o cliente, etc. Inovar pode até ser vender o mesmo produto ou serviço de sempre, mas de uma forma diferente”, ressalta a analista do Sebrae.

Segundo Olívia: “é isso que o SEBRAE deseja com essa premiação, mostrar que a inovação é a chave para a retomada do crescimento do país, que ela é acessível a todos e celebrar as pequenas empresas que já inovam no Brasil”. Ela acrescenta que esta nova edição do prêmio trouxe como novidade a nova categoria de ecossistemas de inovação. “Essa categoria vem contribuir com os esforços que o Sebrae e diversos outros atores do ecossistema de inovação têm empreendido no Brasil para o desenvolvimento de ambientes mais favoráveis à inovação em todo o país. O Sebrae, em especial, vem atuando com uma metodologia de fortalecimento de ecossistemas locais de inovação em diversos municípios do interior e espera que a premiação fortaleça essa atuação e coloque “luz” no trabalho de governança e ecossistemas que não estão nos grandes centros e por isso nem sempre são vistos, mas que têm empreendido esforços surpreendentes em prol do surgimento de empresas mais inovadoras por todo o Brasil”, conclui Olívia.

Saiba mais 

As inscrições para a próxima edição do Prêmio Nacional de Inovação seguem até o próximo dia 2 de outubro. O Prêmio destina-se às empresas industriais, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação de todo o território nacional. As inscrições poderão ser realizadas por meio do site do Prêmio (inserir link). O Prêmio uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae, com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Veja mais informações aqui.

As empresas irão concorrer nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. O Prêmio conta também com uma categoria para reconhecer os ecossistemas de inovação, as empresas que desejarem se inscrever nesta categoria devem responder um questionário adicional. Além das categorias apresentadas acima, as empresas concorrem a um reconhecimento para as práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que poderá ser concedido para uma empresa finalista em cada modalidade.