Posso tomar aspirina ou usar cosméticos antes de uma rinoplastia? Saiba cuidados pré e pós-cirurgia

Phyllon Inhotim – Seu olhar pelas lentes do Inhotim
28 de fevereiro de 2020
Curitiba Antique Car – um lugar para vivenciar e se surpreender
28 de fevereiro de 2020

Medicamentos com ácido acetilsalicílico devem ter uso suspenso 10 dias antes de uma cirurgia, da mesma forma que não se deve usar cosméticos que alterem a textura da pele. Saiba todos os cuidados pré e pós-procedimento para ficar com o nariz perfeito!

A suspensão de determinados medicamentos antes de uma cirurgia estética é algo comum, mas você sabia que não é indicado usar cosméticos um dia antes de um procedimento no nariz? “Pacientes que vão passar por rinoplastia têm várias dúvidas acerca do pré e do pós-operatório da plástica no nariz. Por mais seguro que o procedimento seja, o resultado pode vir a ser influenciado por fatores antes e após o procedimento. É importante que o paciente siga à risca todas as indicações do pré-operatório da rinoplastia para chegar ao centro cirúrgico em condição de saúde favorável e ter o pós-operatório sem complicações”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em Rinoplastia Estética e Reparadora pela Case Western University e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.

De acordo com o Dr. Paolo, primeiramente o médico solicitará ao paciente uma série de exames, que incluem hemograma completo, coagulograma, eletrocardiograma, tomografia da face, e análise da função renal. “Essas análises clínicas ajudam o cirurgião a confirmar a plena saúde do paciente para que ele se torne realmente elegível à realização de uma rinoplastia após a consulta com o anestesiologista”, afirma. Nessa consulta, o paciente é orientado sobre as possíveis complicações antes e após a cirurgia no nariz, sendo que a anestesia mais segura em uma rinoplastia, segundo o médico, é a geral.

Logo depois, as orientações pré-operatórias incluem indicações específicas sobre uso de medicamentos e alguns cuidados. Medicamentos como a aspirina, por exemplo, que conta com o ácido acetilsalicílico (AAS) deve ter uso suspenso. “Os medicamentos usados como forma de afinar o sangue não devem ser ingeridos até 10 dias antes da cirurgia. Da mesma forma, a depender da composição dos anticoagulantes, eles podem ter seu uso suspenso sete dias antes da rinoplastia. Mas o paciente precisa ter resultados satisfatórios em seu coagulograma”, diz o médico.

Também com relação aos medicamentos, o uso de anti-inflamatórios antes da cirurgia plástica no nariz não é recomendado, uma vez que esses medicamentos podem afetar a coagulação durante a cirurgia. “No caso dos hormônios, os anticoncepcionais costumam ser mantidos, entretanto pacientes em tratamentos hormonais devem parar os cuidados um mês antes da rinoplastia”, lembra o médico. Com relação às doenças crônicas, por exemplo no caso de diabéticos, algumas nuances precisam ser levadas em conta, então a suspensão é de apenas um dia do uso da medicação contínua, sendo que ela pode ser administrada no ambiente hospitalar após a cirurgia plástica no nariz.

No dia anterior à rinoplastia, a alimentação deve ser balanceada, evitando frituras, gorduras, excesso de açúcar e alimentos ultraprocessados. Além disso, é necessário estar bem hidratado e alimentado, já que ele terá que ficar de jejum para líquidos e alimentos de seis a oito horas. “No caso do banho, o paciente deve usar sabonete antisséptico. Ele não deve fazer uso de cosméticos e dermocosméticos para não alterar a textura da pele que será movimentada durante a rinoplastia”, alerta o médico.

No dia da cirurgia, o melhor cuidado é estar acompanhado. “Esse paciente precisará de ajuda para se deslocar de volta para casa e de auxílio nos primeiros dias após a plástica no nariz, pois deve manter-se em repouso”, lembra.

Pós-operatório

Já em casa, a mais importante orientação é com relação ao curativo colocado após a rinoplastia, que não deve ser removido, e com relação à lavagem do nariz com soro fisiológico. “Ele é trocado em consultório, após sete dias da plástica e pelo cirurgião plástico. O profissional fará a remoção dos pontos e verificará se o processo de cicatrização está ocorrendo conforme o esperado”, diz o médico. A posição de dormir também deve mudar: o paciente deve deitar-se de barriga para cima e com a cabeça mais elevada para evitar o sangramento e um inchaço maior. “Nunca, e em hipótese alguma, ele pode assoar o nariz nos primeiros dias após a plástica. Isso pode acarretar problemas mais sérios”, alerta o médico.

Os exercícios físicos não podem ser realizados em até um mês e após esse período, a retomada deve ser gradual. “Os hematomas e edemas se tornam pouco perceptíveis após 15 dias do procedimento, período em que o paciente faz as compressas de água fria e a drenagem linfática pós-operatória conforme orientação do cirurgião plástico. O retorno às rotinas ocorre no mesmo período”, diz o médico.

Por fim, o médico ainda ressalta alguns cuidados, como não usar óculos de grau e sol, sendo que o médico que irá autorizar o momento ideal para usar; não se expor ao sol e, quando o fizer, usar filtro solar; usar maquiagens e cosméticos só com o aval do cirurgião plástico; alimentar-se de forma correta, fator importante e que tem relação direta com o processo de cicatrização. “É importante salientar que as indicações pré e pós-operatórias da rinoplastia levam em consideração as necessidades de cada paciente. Por isso é de extrema importância contar com um cirurgião plástico devidamente apto para acompanhar o paciente em todo o processo”, finaliza o médico.

PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/