Portinari marca presença em 18 ambientes, sendo um da marca, na maior mostra de arquitetura da América Latina

Dafiti e FILA se unem em coleção-cápsula exclusiva
23 de setembro de 2021
Carmel Gastrobar inclui no menu pizzas do chef Henrique Campos
23 de setembro de 2021

Os profissionais selecionaram diferentes revestimentos para os projetos da Casacor SP 2021 

A Portinari mais uma vez marca presença na Casacor SP. Em sua 34ª edição, a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas conta com 18 ambientes com revestimentos da marca escolhidos pelos arquitetos. Um desses espaços é o ambiente da marca “Aconchegos Portinari”, com o projeto criado pela Très arquitetura que explorou a sensibilidade e versatilidade dos porcelanatos da marca. O evento deve reunir os mais importantes nomes do setor, entre o dia 20 de setembro e 15 de novembro, no Allianz Parque.

Com coleções inspiradoras, a Portinari integra projetos que aliam sensibilidade e contemporaneidade. Destaque também para a criatividade, versatilidade e praticidade dos porcelanatos aplicados de formas inusitadas. Saiba mais sobre os ambientes abaixo:

Aconchegos Portinari – projeto Très Arquitetura

O espaço da Portinari é assinado pela Très Arquitetura. O projeto com mais de 200 m² tem ambientes neutros e fluidos, tendo como conceito principal o aconchego. Com a premissa de ressignificar o morar, proporcionando leveza, aliados ao olhar Portinari que transcende arte e poesia, a generosa casa une conforto e versatilidade e se divide entre living, cozinha, sala de jantar, suíte máster com home office e área de banho. Com o objetivo de cultivar um espaço para que o ser humano possa elevar os atos triviais do cotidiano, o ambiente promete encantar os visitantes.

Leo Romano

Em tempo de retomada de novo fôlego na casa, lugar de alento e proteção, o arquiteto busca um espaço de respiro, calmaria e suavidade. Em quase 400 m², o ambiente patrocinado pela Deca traz louças e metais de forma inspiradora, estimulando uma experiência sensorial, de poesia e criação.

Tufi Mousse 

Com inspiração no movimento minimalista, o arquiteto, conhecido por sua jornada vanguardista, apresenta o projeto Terraço Badebec, um restaurante de 366 m², ao ar livre. O nome ‘terraço’ fala sobre o objetivo do ambiente: ser um local arejado, fresco e agradável. Levando em consideração as novas necessidades da sociedade, o espaço traz abertura e ventilação, com um desenho que lembra uma tenda. Pórticos e pergolados de estrutura metálica, geram uma nova geometria, contornada por vegetação e porcelanatos Portinari revestem piso e paredes garantindo o toque de sofisticação.

Mauro Contesini 

Inspirado na potência das memórias, o arquiteto traz em todo o ambiente uma vegetação que lembra as casas das avós. Da iluminação inspirada no pôr-do-sol vem o clima acolhedor. Os revestimentos Portinari garantem o clima de aconchego e, para finalizar, na parede lateral, uma obra da artista plástica Cris Chekerdimian, que representa uma paisagem de outono inspirada nos galhos das cerejeiras. Na entrada e saída do ambiente, as esculturas da artista e pintora Sônia Menna Barreto, cedidas pela Galeria Dila Oliveira fecham a atmosfera artística do projeto.

Érica Salguero 

As mudanças pós-pandemia e o deus grego do tempo oportuno, Kairós, são a grande inspiração da arquiteta na suíte master com sala de banho e home office, de 68 m². Na contramão do agito urbano, ela apresenta um ambiente que privilegia os sentidos, o bem-estar, as referências afetivas, a gratidão e o resgate da qualidade de vida. Madeira e palha naturais, além da paleta de cores suaves, estão entre os destaques. No banheiro, o piso em porcelanato e a bancada em pedra ajudam a destacar a imponente banheira de imersão.

Fabio Galeazzo 

O arquiteto se inspirou na simplicidade do design mediterrâneo com suas formas puras e orgânicas. O destaque é o expositor central de granito rústico, vindo de Minas Gerais e pesando aproximadamente uma tonelada, esculpido por artesãos-canteiros. Estruturas de andaimes de obra civil e madeira de demolição foram adaptados para serem usados como prateleiras e porcelanatos revestem piso e paredes.

Luciano Zanardo 

O projeto desenvolvido pelo paisagista incorpora arte e vegetação. Distribuídas em quadrantes na área principal, 15 patas-de-elefante dividem o espaço com obras de artistas renomados que marcam presença de forma rotativa. Um grande corredor traz a naturalidade das peças inspiradas em pedras Scultore Decor.

Patrícia Hagobian 

Este ambiente tem referência na mitologia grega e Zéfiro, o deus do vento oeste, conhecido por ser violento e impetuoso. Para conquistar o coração de sua amada Clóris, deusa da primavera, precisou controlar a sua força, transformando-se em brisa suave. Distribuídos em 140m², os ambientes foram separados em blocos, com amplas janelas e rasgos próximos ao teto, que garantem a luz natural e a ventilação do espaço. Móveis assinados complementam o décor elegante. Os metais e louças são da Deca, assinados por Jader Almeida, e o porcelanato é Portinari.

Pedro de Marqui 

O estúdio de 60 m², com living e uma suíte master, marca a estreia do arquiteto na mostra paulistana, que se afastou das tendências para manter a liberdade criativa, apegando-se ao emocional, lúdico e extravagante. Além do porcelanato, mármore brasileiro, cimento, alumínio, bronze, tecidos de lã e veludo e detalhes em barro e madeira laminada estão entre suas escolhas.

Arthur Guimarães

Desde os tempos mais remotos, os seres humanos são nômades por natureza. Após esse longo período enclausurados, em profunda reflexão, a busca por esse caráter exploratório é inevitável. O retorno a essência é a inspiração do projeto, o observador se depara com um ambiente amplo, sem divisões, e um pé-direito generoso. Torneiras com acionamento sem toque, favorecem a utilização adequada nesse momento em que vivemos. No mobiliário, itens icônicos como a poltrona Amoebe, desenhada por Verner Panton na década de 70, pontuam de forma sofisticada e recebem os visitantes. Caminhando pela sala de estar, o visitante é acometido por diferentes sensações, fortalecidas por fotografias e obras de arte.

Gabriela Mendes Arquitetura

As possibilidades de perspectivas é a inspiração deste ambiente. A arquiteta busca olhar para a vida e para as situações compreendendo as diferentes possibilidades existentes nela, com fluidez e organicidade, demonstradas pela bancada de granito, painel de marcenaria, paredes com diferentes formatos segmentados, quebradiços e não óbvios. A vida não é uma linha reta, plana. Passamos por diferentes cenários, altos e baixos. Misturado com essa rigidez das linhas retas nós temos as cordas, que são fluidas e leves como a vida deve ser de modo geral, e elas próprias são as protagonistas das perspectivas que tanto queremos mostrar. Piso e parede com porcelanatos Portinari trazem a neutralidade para amarrar o conceito.

Alexandre Squassoni

Uma cozinha abriga afeto. Essa é a ideia do projeto, que resgata memórias, cheiros, conversas, risadas e família. Os objetos fazem referência a importância de preservar memórias afetivas, o que é demonstrado no mobiliário, eletrodomésticos, revestimentos do piso e outros.

Elaine Vilela Interiores 

O principal objetivo do escritório é levar a natureza o mais perto possível do ser humano. De forma nada óbvia, os porcelanatos se estendem do chão e criam as floreiras que abrigam as plantas, selecionadas a dedo. Combinação de texturas, cores, formatos e estilos, oferecem ritmo e sombras de folhagens tropicais no estilo KalilFerre.

Studio Roca

Sustentabilidade e reconexão são os pilares do projeto desenvolvido pelos arquitetos Carlos Carvalho, Rodrigo Beze e Caio Carvalho. Os 80 m² do ambiente, que tem o formato em “U” e foi erguido com estrutura metálica desmontável para ser o anexo de uma casa principal, foram pensados para adaptar a casa às mudanças no mundo pós-pandemia. Um lugar para aproveitar a família, preparar a própria refeição e desfrutar o jardim. Como destaque do espaço o móbile do artista e ex-dançarino Thiago Sancho, que ressalta a ideia de leveza.

Larissa Abreu 

Simplicidade e sofisticação andam juntas no projeto da arquiteta mineira. Na loja de essências de 55 m², paredes em tons rosés terrosos ressaltam o quartzito nacional verde bambu, aplicado no balcão central do espaço. Elementos rústicos, como as luminárias pendentes de cestarias, são responsáveis pelo clima acolhedor e as cerâmicas Portinari dão toque de suavidade.

Brunete Fraccaroli 

Com foco no branco e dourado, o projeto visa transmitir de maneira indireta e sensível as temáticas da atualidade, como a paz, e está ligado à limpeza, uma questão que sempre foi importante na vida de todos, sobretudo na pandemia. Já o dourado remete ao sol que é fonte de saúde e representa o renascimento alcançado com os avanços da vacinação.

Matheus Lima 

Em sua primeira participação na mostra, o mais jovem profissional desta edição escolheu para seu projeto peças pontuais com design marcante, como o sofá cor-de-rosa de 4 metros de extensão. A iluminação cênica e o ripado curvo em madeira escura que envolve o espaço reforçam o clima intimista e dramático.

InTown Arquitetura e Construção 

Obras artísticas foram o ponto de partida para a elaboração do projeto assinado por Hugo Schwartz e Alexandre Gideon. Para compor o ambiente destacam-se os trabalhos de Thiago Haidar, Manoela Monteiro, Rizza e Susanne Schirato e a curadoria cuidadosa de peças de design nacional. As peças Areias Decor, da coleção Nuances da Natureza assinadas pela arquiteta Juliana Medeiros, também fazem parte do cenário.

Sobre a Dexco 

Na Dexco, acreditamos que ambientes existem para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa e Durafloor – oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 21 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

crédito foto: Denilson Machado