Portal especializado em Insuficiência Cardíaca é lançado em Curitiba

Você tem dado a importância necessária para sua voz?
7 de julho de 2022
Com arquitetura inspirada no neoclássico, Diagonal entrega Solar Praça Portugal
7 de julho de 2022

Plataforma foi apresentada aos participantes do Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Entra oficialmente no ar nesta terça, 5 de julho, o AÇÃOIC – www.acaoic.com, portal especializado em insuficiência cardíaca criado pelo Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O portal conta com simpósios, webinars, podcasts, videocasts, reportagens e artigos, e terá a coordenação e conteúdo desenvolvido pelo DEIC Jovem – grupo de estudos formado e destinado a médicos jovens que são interessados em insuficiência cardíaca e que desejam se aprofundar no tema.

A plataforma é focada para dois públicos principais: para o médico, residentes e especialistas que precisam de conteúdo atualizado para se informar e tratar seu paciente, e também é destinado a pacientes e familiares que precisam saber melhor como lidar com a doença, enfrentar os sintomas e conhecer as novidades em drogas e tratamentos.

“O objetivo da plataforma é agregar informações para médicos, residentes e especialistas interessados em informações científicas e do dia a dia do tratamento da enfermidade A ideia é realmente um site informativo para que os pacientes possam entrar e buscar informações sobre a insuficiência cardíaca num canal que seja confiável, afinal, isso é o mais importante”, diz a cardiologista Dra. Maria Tereza Lira, da coordenação do DEIC Jovem.

O portal especializado funcionará como uma forma de criar uma espécie de biblioteca digital sobre insuficiência cardíaca. “Pelo AÇÃO IC, vamos perpetuar o conhecimento promovido pelo DEIC de uma forma prática, de uma forma dinâmica e que não somente os cardiologistas, mas também quem está graduando em Medicina, residentes de especialidades, médicos jovens e aqueles que de fato vão atuar na linha de frente, quer seja na emergência, na UTI, com pacientes graves. Essas nossas ações vão conseguir atingi-los e ajudá-los nessa condução dos casos”, diz a cardiologista Dra. Daniella Motta, da coordenação do DEIC Jovem.

“Me sinto assim”

Durante o Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca DEIC 2022, que ocorreu em Curitiba de 30 de junho a 2 de julho, foi feito o pré-lançamento do filme “Me Sinto Assim”, produzido pela Abraf – Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas, que aborda a dificuldade do diagnóstico da doença e do dia a dia das pacientes  O curta-metragem tem previsão de ser lançado no Portal AÇÃOIC até o dia 9 de julho. “Estar junto com o DEIC é uma grande oportunidade, nos ajuda a levar informação às pessoas que precisam”, diz Sthefanie Petti, gerente de Projetos da Abraf.

“Recebemos muita demanda de pacientes que vem de grupos de apoios. Nosso objetivo é ouvir esse público e geralmente as pacientes são mulheres, que ficam abaladas, é um momento de fragilidade e precisam de apoio quando recebem o diagnóstico e depois dele também”.