Por que o excesso de rugas deixa o rosto mais triste e cansado?

Seleção de delícias da Wok Grill: aprenda 4 receitas práticas e saborosas para acompanhar os jogos da Copa
21 de novembro de 2022
Tax Friday: leão fica com quase 50% do valor pago nas vendas do varejo
21 de novembro de 2022

Além de ter efeitos psicológicos e emocionais, os sinais do envelhecimento, quando não tratados, alteram a autopercepção e a forma como os indivíduos são vistos pelos outros

Sinais de envelhecimento facial, como rugas e dobras, tom e textura de pele deficientes e distribuição desequilibrada de tecidos moles, podem ter efeitos psicológicos, emocionais e sociais. “Isso acontece, pois o envelhecimento facial altera a autopercepção e a forma como os indivíduos são vistos pelos outros. Os sinais de envelhecimento podem afetar as relações interpessoais, influenciando o caráter percebido ou traços de personalidade ou contribuindo para emoções erroneamente projetadas (por exemplo, raiva, cansaço ou tristeza) que não refletem os verdadeiros sentimentos do indivíduo. Um rosto jovem, comumente definido como uma mistura de características harmoniosas, simétricas e equilibradas, transmite sentimentos mais fidedignos, segundo estudos”, explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. “Portanto, um tratamento bem-sucedido do envelhecimento facial que alcance resultados atraentes e de aparência natural pode ter um impacto positivo substancial na autoimagem de um indivíduo e em como ele é percebido por aqueles com quem interage socialmente”, acrescenta a médica.

A médica explica que a senescência (envelhecimento) altera as características do rosto jovem, com mudanças na pele, músculo, gordura e osso, como remodelações ósseas, atrofia ou reposição das almofadas de gordura e rugas e flacidez da pele. “Envelhecer graciosamente pode ser sinônimo de manter a plenitude dos recursos, contornos faciais suaves, transições graduais entre as áreas faciais e proporções adequadas em 3 dimensões, mostrando apenas um mínimo de linhas, manchas, cavidades e sombras”, conta a médica Dra. Cláudia Merlo.

Segundo a médica, independentemente da idade, seja aos 40, aos 50 ou 80, é possível ter rugas, mas é necessário ter uma pele tratada, bonita, viçosa, luminosa, hidratada e tonificada. “Até mesmo pacientes que pretendem fazer uma cirurgia plástica para diminuir as rugas necessitam de uma ajuda dermatológica para melhorar a qualidade dessa pele. Por exemplo, mesmo uma paciente de 80 anos com sulcos, marcas, linhas ao redor da boca e entre as sobrancelhas, pode e precisa ter uma pele luminosa, com um quadro de tonicidade e uma pele que por si só seja reconhecida como uma bem cuidada”, diz a Dra. Cláudia.

Essas características da pele envelhecida, que ‘distorcem’ a transmissão de sentimentos, faz muitos pacientes procurarem os tratamentos estéticos. “Felizmente, existem muitos tratamentos não invasivos que podem ajudar a tratar rugas no rosto e pescoço: injetáveis para paralização muscular (toxina botulínica), preenchimento (ácido hialurônico) e estímulo de colágeno (bioestimuladores) trazem bons resultados, juntamente com lasers e ultrassons para atuar em diversas camadas da pele”, afirma a médica. “O mais importante é consultar um médico para indicação precisa dos tratamentos que devem ser realizados. Além disso, é muito importante que o resultado seja natural, pois um rosto paralisado também demonstra dificuldade de expressar sentimentos”, finaliza a Dra. Cláudia Merlo.

FONTE: *DRA. CLÁUDIA MERLO: Médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. Diretora da Clínica Cláudia Merlo. Instagram: @dra.claudiamerlo

Referências: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8438644/