Pisos drenantes podem amenizar problemas causados pelas enchentes

MEA 2020, modelo energético autônomo, será lançado em São Paulo
13 de junho de 2019
Plataforma conduz quem está sem dinheiro na jornada até o próximo salário
14 de junho de 2019

Produtos desenvolvidos para o escoamento de água em áreas externas libera o acúmulo de água nas ruas e permite a captação para reúso

Muitas cidades sofrem com o alto volume de chuva e a excessiva impermeabilização, que resultam no caos com a água das enchentes invadindo casas e estabelecimentos comerciais, impedindo o fluxo de pessoas e do trânsito. Algumas soluções foram desenvolvidas para diminuir esse transtorno, favorecendo a permeabilidade do solo.

“Os pisos drenantes estão entre as alternativas que podem amenizar consideravelmente os problemas de alagamentos nas cidades”, considera Murilo Feltran, gerente de Marketing e Produto de Materiais de Performance da BASF. “Desenvolvidos para instalação em áreas externas, como calçadas, quintais e estacionamentos, eles possibilitam o escoamento imediato da água, com até 90% de permeabilidade”, explica.

O Elastopave® e o Concreto Permeável® são exemplos de pisos drenantes que podem ser aplicados em grandes superfícies contínuas e resistentes. O Elastopave é um composto de poliuretano para pisos drenantes – funciona como uma supercola para unir agregados diversos, como pedras e cascalhos, formando superfícies resistentes, duráveis e altamente permeáveis que impedem o empoçamento da água. Por ser um agregador, ele também traz liberdade de projeto, possibilitando a escolha das cores, desenhos e tipos de agregados. O produto também impede que raízes de plantas rompam o pavimento, o que garante uma maior durabilidade quando aplicado em parques e calçadas.

Já o Concreto Permeável® é um produto com alto índice de vazios, preparado com aditivos da linha Master Builders Solutions. Tem maior resistência mecânica e acabamento rústico, ideal para áreas de grande circulação, como estacionamentos. Este tipo de concreto tem baixo consumo de água e de areia em sua produção.

Além de permitirem o escoamento das chuvas, os pisos drenantes ainda possuem outra vantagem que é a possibilidade de captação e reaproveitamento da água. Por baixo do piso, é possível instalar um sistema para captar todo o escoamento da chuva, que pode ser armazenada em um reservatório para reaproveitamento da água. Na CasaE, casa de ecoeficiência da BASF, a economia com esse sistema é significativa, já que os reservatórios possuem capacidade de 10 mil litros de água que é reutilizada na rega dos jardins e limpeza.

Essa alternativa já tem sido adotada em diversas cidades do mundo, para pavimentação de calçadas, parques e outras áreas públicas.

crédito fotos: João Athaíde