Piscina com borda infinita: como funciona?

25 anos de dedicação ao coral do Palácio Avenida
11 de dezembro de 2018
Gioia Nostra transforma memórias em livros
11 de dezembro de 2018

Imagens espetaculares em locais paradisíacos com piscinas que parecem que estão conectadas com a natureza sempre viralizam na internet

Todo esse deslumbre causado por este tipo de produto, normalmente instalado em grandes resorts à beira mar ou em hotéis, acontece graças a borda infinita. Para criar a ilusão de ótica, um truque é realizado no design da peça, onde uma ou mais faces são construídas menores que as outras, transmitindo a sensação de amplitude ao visualizar o horizonte.

Além de valorizar o imóvel e a arquitetura, essa técnica cria a sensação de que uma das laterais da piscina está desprendida do solo, assim parece estar integrada à paisagem. As piscinas com borda infinita, como são chamadas, possuem um design moderno que proporcionam um ar sofisticado e uma ilusão de ótica que leva o usuário para dentro da natureza. Segundo Anderson Macelani, arquiteto responsável pela UNLIMITED Pool, esse efeito ‘lâmina’ criado pela borda infinita reflete o céu ou a paisagem ao redor. “Quando voltado para um lugar paradisíaco, ajuda a criar uma visão ainda mais fantástica”, afirma.

Sinônimo de sofisticação e estilo, a UNLIMITED Pool, cujo objetivo é oferecer e entregar o que há de melhor em piscinas residenciais e de uso coletivo em PRFV, oferece uma grande quantidade de opções de piscinas com borda infinita. Conheça um pouco mais sobre elas.

O que é?

As piscinas de borda infinita são aquelas que produzem um efeito visual em que a água se estende até o horizonte. Para isso é utilizada uma técnica de projeção e construção em que uma ou mais das laterais da piscina é construída de modo que a água “transborde” e crie o efeito de cascata. Ao cair por esta face, o líquido pousa sobre um vão onde fica um sistema de filtragem que capta a água e a devolve para o reservatório principal.

Esse tipo de piscina cria a ilusão de que a borda se mistura à paisagem do entorno, dando a impressão de que a piscina não tem fim, principalmente em horizontes com mar ou lago. Macelani destaca que a escolha de um revestimento que tenha a cor ou a forma parecida com o do lado externo torna a sensação de continuidade ainda mais acentuada.

Quais os cuidados necessários?

O primeiro cuidado é com a posição correta da borda. A parte da queda deve ficar nivelada para fora e a interna ser reta para possibilitar o escoamento da água no lado correto. Por questões de segurança, é necessário que a calha tenha pelo menos 20 centímetros de extensão, evitando riscos de possíveis acidentes. É importante que a borda infinita nunca seja utilizada para a saída da piscina. Outros cuidados importantes devem ser com o tipo de revestimento e a limpeza do local.

O espaço necessário para construção é o mesmo para uma piscina comum. O único diferencial é com relação à espessura ideal da borda, que não pode ser muito fina, nem muito grossa.

São mais caras que as tradicionais?

Segundo Anderson Macelani, com as piscinas UNLIMITED não há diferença no valor. Mas, no caso das convencionais, o custo de fabricação fica bem mais alto pela dificuldade técnica de reproduzir este tipo de produto com o concreto.

Sobre a UNLIMITED

A UNLIMITED, é uma divisão do grupo iGUi criada para atender os projetos mais exigentes, cujo objetivo é oferecer e entregar o que há de melhor em piscinas residenciais e de uso coletivo em PRFV. Versátil, o produto permite a escolha do revestimento, tamanho e modelo para os mais variados tipos de ambientes.

A marca traz como um conceito diferenciado a união perfeita entre a tecnologia e versatilidade. A marca, por meio de um amplo conjunto de opções em acabamentos, formatos, medidas e acessórios, oferece infinitas possibilidades para quem busca exclusividade e comodidade, com uma instalação rápida e toda a proteção de uma garantia de 50 anos na estrutura e 3 anos na ancoragem.

www.unlimitedpool.com

0800 777 4484