Pesquisadores brasileiros lançam plataforma de dados que permite prever desastres na costa marítima

Royal Caribbean revela as atrações do novo Odyssey of the Seas
1 de novembro de 2019
Empreendedorismo: As hortaliças, flores e árvores que nascem do lixo
1 de novembro de 2019

Inédito no Brasil, Observatório do Mar é de acesso público e indica a tendência das correntes marítimas. Iniciativa é resultado de uma parceria entre EnvEx Engenharia e Consultoria, Universidade de Lisboa e Centros de Estudos do Mar da UFPR com recursos da União Europeia.

O impacto ambiental causado pelo derramamento do óleo que atingiu a costa do nordeste brasileiro poderia ter sido minimizado com o uso de tecnologia de dados. Com imagens de satélite e dados que são capturados e enviados por milhares de boias oceanográficas espalhadas pelo globo, além de modelos matemáticos, a partir de agora será possível monitorar o litoral brasileiro e prevenir ou minimizar esses e outros desastres. O Observatório Brasileiro do Mar (BSO) é uma plataforma inédita desenvolvida pela EnvEx Engenharia e Consultoria em parceria com pesquisadores do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR e da Universidade de Lisboa e financiamento da União Europeia e será lançada em Curitiba na próxima terça-feira (5), durante um workshop. Instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais vão se reunir no evento aberto ao público que conta com apoio do Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC) da Universidade de Lisboa (IST).

O Observatório Brasileiro do Mar (BSO) é inspirado em iniciativa semelhante que já funciona em território europeu. A partir da vivência que teve como pesquisador em Lisboa, Guilherme Franz, que é Doutor em Engenharia Ambiental, coordenou tecnicamente o projeto que adaptou a metodologia europeia à realidade brasileira. Indicadores de temperatura, salinidade, e velocidade das correntes poderão ser monitorados pela plataforma. “As aplicações são inúmeras, porque podemos pensar em aspectos hidrodinâmicos, como também de qualidade da água”, comenta o pesquisador. A riqueza de dados ofertados estará disponível gratuitamente para pesquisa científica e ensino. Além disso, setores econômicos ligados à pesca, à aquicultura e ao transporte portuário podem se beneficiar dos dados.

Segundo o professor da UFPR, Maurício Noernberg, coordenador geral do projeto, a plataforma representa grande avanço científico para a comunidade acadêmica brasileira, colocando o Centro de Estudos do Mar da UFPR no protagonismo, principalmente num momento de grande desenvolvimento da exploração do pré-sal no mar territorial brasileiro. “Essa ferramenta consegue traduzir na prática a importância do trabalho científico”, comenta. Para o diretor da EnvEx, Helder Nocko, o maior benefício socioambiental é a abordagem preventiva e colaborativa da ferramenta. “Com esses dados disponíveis, podemos mapear a tendência das correntes e assim prever, por exemplo, a rota que o aporte de plástico nos oceanos vai percorrer ou, qual será o fluxo de um acidente com derramamento de óleo”, explica. Além de prevenir desastres, a BSO permite estudos de datas retroativas e aprimora análises de impacto ambiental, já que realiza simulações. A iniciativa é inédita por ser aberta, de acesso público e com imagens de satélite que permitem a visualização e observação de dados em detalhes. O piloto do projeto tem como prioridade mapear dados do litoral catarinense e paranaense.

Serviço: Workshop Observatórios Costeiros no Brasil e no Mundo

Data: 05/11, terça-feira, das 8h às 18h.

Onde: Auditório FUNPAR – Rua João Negrão, 28 – Curitiba, PR

Entrada gratuita.

Inscrições e programação: https://bit.ly/2JBz6fo

Mais informações: https://observatoriodomar.org/

Sobre o Observatório Brasileiro do Mar (BSO)

O Observatório do Mar (BSO) é um serviço de monitoramento costeiro que integra resultados de previsão obtidos através de modelos matemáticos (circulação global, meteorologia e ondas) para diferentes domínios espaciais, além de dados de satélite, dados de maré e ondas e posição de navios. O principal objetivo é contribuir para os gerenciamentos costeiro, de segurança marítima, recursos marinhos, além de previsão oceânica e de tempo, atividades de turismo, pesca, aquicultura, e pesquisa científica. Dentre os usuários do Observatório do Mar estão as indústrias de petróleo e gás, de aquicultura, energias renováveis e administração portuária. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a EnvEx Engenharia e Consultoria, o Centro de Estudos do Mar da UFPR e Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC) da Universidade de Lisboa (IST), com financiamento da União Europeia por meio da Mercator.