Pesquisa mostra como os recursos visuais orientam o comportamento dos brasileiros em torno da sustentabilidade

Especialista dá dicas do que observar na hora de alugar uma casa ou apartamento
11 de novembro de 2021
Linha Juba: Widi Care oferece produtos especialmente para cabelos ondulados, cacheados e crespos
11 de novembro de 2021

Brasileiros acreditam que o governo tem a maior responsabilidade pela sustentabilidade, seguido pelas empresas e dizem que precisam de mais informações sobre como viver de forma sustentável.

Durante a cúpula da COP26, a Getty Images, líder mundial em comunicação visual, revelou uma nova pesquisa que revela que 86% das pessoas que vivem no Brasil praticariam um estilo de vida sustentável se custasse o mesmo ou menos do que custam hoje. A pesquisa também confirmou que a principal barreira para as pessoas que praticam a sustentabilidade no dia a dia é a despesa (22%), enquanto quase um quarto dos entrevistados disseram que precisam de mais informações sobre como viver de forma sustentável. Os resultados são relatados na pesquisa para a plataforma de insights criativos da Getty Images, Visual GPS, concluída em conjunto com a empresa de pesquisa de mercado global MarketCast.

O público brasileiro também está usando seu poder de compra para enviar uma mensagem às empresas, com 74% das pessoas dizendo que só compram produtos de marcas que se esforçam para serem ecologicamente corretas. No entanto, a maioria das pessoas considera o governo o maior responsável em relação à ação climática e à sustentabilidade, seguido pelas empresas.

O relatório também descobriu que as ações mais comuns que as pessoas realizam em relação à ação climática e sustentabilidade são a reciclagem (70%), seguida de reutilização, reparo ou compra de segunda mão em vez de comprar itens novos (55%), usando produtos ecologicamente corretos (55%), fim do uso de produtos descartáveis (32%) e maior eficiência energética em suas residências (36%). No entanto, apenas 49% dos entrevistados dizem que fazem tudo o que podem para praticar um estilo de vida sustentável.

“A questão da ação climática nunca foi tão urgente e nossa pesquisa mostra que as pessoas no Reino Unido estão dispostas e prontas para fazer mais – mas elas precisam que o governo e as empresas quebrem as barreiras para a ação e mostrem como podem fazer a diferença ”, comenta a Dra. Rebecca Swift, Chefe Global de Insights Criativos da Getty Images.

“A pesquisa também demonstra como o uso repetitivo de recursos visuais em comunicações comerciais e governamentais, mostrando às pessoas os pequenos passos que podem dar em direção à sustentabilidade, pode ter um impacto positivo no meio ambiente”, continua Dr Swift. “Reciclagem, uso de produtos ecologicamente corretos e itens reutilizáveis são todos sinais visuais populares que já há algum tempo são usados para ilustrar uma vida sustentável.”

Tornando a sustentabilidade pessoal

Pesquisas de clientes em gettyimages.com mostram que as empresas estão expandindo como ilustram questões de ação climática e sustentabilidade, com pesquisas ano após ano por ‘energia renovável’ (+ 780%), ‘painéis solares’ (+ 342%), ‘mudanças climáticas ‘(+ 438%) e’ ecologia ‘(+ 257%), ao lado de mais representações mais generalizadas como ‘sustentabilidade’ (+ 442%) ou aquecimento global’ (+ 188%).

“O que fica claro em nossa pesquisa é que quando as comunicações visuais – seja um anúncio na TV ou no site do conselho local – tornam a sustentabilidade pessoal e mostram as ações que uma pessoa comum pode realizar, isso impulsiona o comportamento real do consumidor. Com as pessoas dizendo que precisam de mais informações sobre como viver de forma sustentável, este é um claro apelo à ação do governo e das empresas para expandir as pistas visuais que estão usando e encorajar mais comportamentos sustentáveis”, conclui a Dr. Swift.

Nota aos editores:

  • Metodologia de pesquisa: os dados da pesquisa Visual GPS da Getty Images foram coletados de 16 de julho a 11 de agosto de 2021. O estudo teve como alvo uma amostra nacionalmente representativa de consumidores com 18 anos ou mais com base na idade, sexo e região. O tamanho da amostra do Brasil foi de 500 entrevistados.

Para a mídia:

  • 75% – Fico desapontado quando vejo imagens na publicidade e na comunicação de uma marca que não são ecologicamente corretas (por exemplo, canudos de plástico, copos de café descartáveis, sacolas plásticas, etc.)
  • 87% – Eu prefiro comprar de empresas que participam ativamente e retribuem às comunidades em que atuam
  • Embora as empresas estejam fazendo mais para expandir sua linguagem visual em torno da sustentabilidade, elas ainda dependem de antigos tropos – retratando vistas aéreas ou de alto ângulo em vez de focar nas pessoas que trabalham com ou com a tecnologia. Nosso teste de imagem nos diz que os consumidores não se identificam com esse tipo de imagem. A próxima etapa é garantir que o conteúdo dos recursos visuais corresponda às demandas crescentes dos consumidores por ação e represente uma visão centrada no ser humano, seja em uma escala pequena ou industrial.

Sobre a Getty Images:

A Getty Images é uma das fontes de conteúdo visual mais confiáveis e estimadas do mundo, com mais de 440 milhões de ativos, incluindo fotosvídeos música, disponíveis nos sites líderes do setor www.gettyimages.com e www.istock.com. O site Getty Images atende clientes criativos, empresariais e de mídia em quase todos os países do mundo e é o primeiro lugar que as pessoas procuram para descobrir, comprar e compartilhar conteúdo visual poderoso dos melhores fotógrafos e videógrafos do mundo. A Getty Images trabalha com mais de 370.000 colaboradores e centenas de parceiros de imagem para fornecer cobertura abrangente de mais de 160.000 notíciaseventos esportivos e de entretenimento a cada ano, imagens criativas impactantes para comunicar qualquer conceito comercial e o arquivo digital mais profundo do mundo de fotografia histórica.

Visite Getty Images em www.gettyimages.com para saber mais sobre como a empresa está promovendo o papel exclusivo de imagens estáticas e em movimento na comunicação e nos negócios, permitindo que ideias criativas ganhem vida. Para notícias e anúncios da empresa, visite nossa Sala de Imprensa, e para as histórias e inspiração por trás de nosso conteúdo, visite o site gettyimages.creativeinsights.com. Encontre Getty Images no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn ou baixe o aplicativo Getty Images, onde você pode explorar, salvar e compartilhar as melhores imagens do mundo.

crédito foto: Thomas Barwick/Getty Images