Perfil do viajante brasileiro e dados do setor de turismo são destaques em levantamento da Kantar IBOPE Media

Empresa cria campanha com mensagens motivacionais de seus colaboradores para presentear os clientes
13 de setembro de 2019
Fernando Schwertner comandará o projeto Cozinha no Morar Mais Curitiba 2019
13 de setembro de 2019

O setor de turismo no Brasil tem motivos de sobra para comemorar

Levantamento da Kantar IBOPE Media indica que o brasileiro está cada vez mais interessado em viajar. Esse comportamento faz com que as categorias e os setores ligados ao turismo se movimentem de maneira positiva e os dados de crescimento refletem essa realidade.

De acordo com dados do Target Group Index, estudo sobre hábitos e comportamento do consumidor, 33% dos pesquisados declararam ter viajado nos últimos 12 meses¹. Para 64% dos viajantes, férias de verdade sempre incluem uma viagem, e 67% afirmaram que gostariam de viajar e conhecer lugares exóticos. O levantamento aponta ainda a vontade do brasileiro em explorar novos ares: 63% afirmam pretender viajar de avião no próximo ano, ao passo que 46% ainda não programaram sua viagem – ótima oportunidade para as empresas do setor.

Na hora de programar o tão sonhado descanso, a grande aliada é a internet: que aparece como o meio mais consumido para 92% dos viajantes. A TV vem em segundo lugar (91%), seguida pela mídia OOH (88%). Para 60% dos viajantes, a internet ajuda a planejar e reservar viagens, 16% afirmam navegar em sites de turismo e 3% efetuam reservas de passagens online.

Viajar é preciso: a mídia como oportunidade para o Turismo

O setor de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo também acompanhou essa onda positiva. De acordo com dados de Advertising Intelligence, no primeiro semestre de 2019, a compra de espaço publicitário no setor registrou crescimento de 10% do GAV (valores publicitários brutos, desconsiderando descontos e negociações), em comparação ao mesmo período do ano anterior².

As categorias Excursões e Viagens e Hotéis, Motéis e Pousadas figuram entre as cinco categorias que mais investiram em mídia no setor entre janeiro e junho deste ano.

Top 5 Categorias no Setor de Cultura, Lazer, Esporte & Turismo
1 Eventos Sociais e Culturais
2 Produções Cinematográficas e Estúdios
3 Excursões e Viagens
4 Hotéis, Motéis e Pousadas
5 Editoras e Publicações

Entre os cinco principais anunciantes de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, três são empresas ligadas ao Turismo: Decolar.com, Booking e Hotelaria Accor Brasil. Juntos, esses anunciantes foram responsáveis por 15% do investimento em compra de espaço publicitário do setor no 1ª semestre de 2019.

¹ BR TG 2019 I (2018 1s + 2018 2s)

² Dados de Ad Intel | Kantar IBOPE Media / Período de janeiro a junho de 2019

Kantar IBOPE Media

A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.