Pequena empresa é responsável por quase 94% de todo o comércio varejista de combustíveis, dados são do Empresômetro

Royal Caribbean anuncia Lelepa, em Vanuatu, como novo destino para “Perfect Day”
30 de outubro de 2019
Lindt lança Fruity Moments no Brasil
30 de outubro de 2019

Em um país com mais de 65 milhões de veículos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, abastecer toda essa frota parece ser um bom negócio

Dados do Empresômetro, empresa de inteligência de mercado, indicam que, em atividade, estão mais de 58 mil postos de combustíveis em todo o Brasil. Desse total, 34% estão concentrados na região Sudeste, com as capitais São Paulo e Rio de Janeiro responsáveis por quase 3 mil negócios.

A região Nordeste vem em segundo lugar com 27%, isto é, um pouco mais de 15,5 mil revendedores de combustíveis (varejo). A cidade de Fortaleza e Recife são as com mais empresas do setor, 413 e 318 respectivamente.

4731-8/00 Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
Região Empresas
Norte 5.149
Centro-Oeste 5.562
Sul 11.933
Nordeste 15.586
Sudeste 19.848
Total Geral 58.078 

O crescimento do setor é lento. Nos últimos seis anos foram abertos somente 12,9 mil novos negócios, sem contar os fechamentos.

4731-8/00 Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
Cidade Empresas
SÃO PAULO 2.083
RIO DE JANEIRO 864
CURITIBA 502
BRASÍLIA 486
MANAUS 458
PORTO ALEGRE 425
GOIÂNIA 424
FORTALEZA 413
BELO HORIZONTE 400
RECIFE 318

“É algo notável, mas plausível, pois é uma atividade que demanda um investimento alto e que nem sempre garante o retorno desejado, visto todo o caminho percorrido pelo combustível até a bomba”, diz o CEO do Empresômetro, Otávio Amaral.

Pé no freio

Para o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, a alta carga tributária do combustível é um dos motivos para o empresário ter cautela ao assumir a atividade.

“Produtos com 30% ou mais de tributos, com uma margem pequena de lucro e tudo isso atrelado a fatores externos à economia, como política, seja interna ou externa, faz com que qualquer investidor pense duas vezes antes de abrir sua carteira”, diz Olenike.

Ainda assim, os dados do Empresômetro mostram que os pequenos investidores são os que mais procuram a atividade de venda de combustíveis. As pequenas empresas, aquelas com faturamento entre 360 mil e 4,8 milhões, são 93,36% do total de postos de combustíveis do país, 54,2 mil.

SOBRE O EMPRESÔMETRO

O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7300 ou pelo site www.empresometro.com.br.