Pedras naturais ganham espaço na decoração de casas e escritórios

O Boticário é a primeira grande empresa de cosméticos brasileira a receber certificação Ecocert para produção de linha de produtos certificados orgânicos
28 de julho de 2020
Estilista Nathalie Serafin traz dicas de como se vestir em home office
28 de julho de 2020

A busca por uma decoração de ambiente elegante, leve e confortável aumentou nos últimos meses em decorrência do isolamento social, que levou muitos à uma rotina mais caseira

Nesse cenário, a arquitetura que preza pelos princípios de bem-estar e aconchego ganha destaque, principalmente se for acompanhada de fatores como modernidade, inovação e sustentabilidade, características comuns nas decorações com pedras naturais, seja no seu estado bruto ou esculpidas, que estão cada vez mais presentes em móveis e objetos.

Clarissa Maciel, gerente de Relações Internacionais do Precious Brazil, explica que a valorização das pedras naturais é especialidade das empresas do Brazilian Minerals, uma ação do Precious Brazil, iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa potencializar o alcance dos produtos dessas indústrias no mercado internacional, principalmente no segmento de móveis e decoração. As 15 empresas associadas desenvolvem itens e utensílios com pedras naturais e minerais que, além de embelezar o ambiente, contam com aspecto energético e alegram a casa.

Ágatas, quartzos, ametistas, além de outros minerais conhecidos e comercializados, aparecem em peças menores, como chaveiros, porta-joias e saboneteiras, e maiores como mesas, luminárias, pias e vasos. “Esses elementos trazem um diferencial para decoração do ambiente, além de evidenciarem a expertise e o cuidado dos brasileiros na extração e lapidação de pedras clássicas e exóticas”.

No espectro das tendências de consumo, a sustentabilidade também tem destaque na decoração, e se mostra como uma grande marca da ação do Precious Brazil focada no segmento de móveis e decoração. “As empresas que compõem o Brazilian Minerals operam exclusivamente com produtos de garimpos licenciados, além de possuírem todas as licenças e certificações necessárias para a realização de suas atividades. Transformando, assim, o ambiente de forma responsável, natural, com uma atmosfera própria e em consonância com as tendências de decor 2020”.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 95 empresas do setor.