Peças feitas a mão que nunca saem de moda

Mulheres transpõem barreiras e assumem posições em todas as áreas do agronegócio
16 de março de 2021
Colorido é tudo! Conheça a nova trend que está fazendo a cabeça das pessoas
16 de março de 2021

Sustentabilidade e personalização estão mais em alta do que nunca

Sabemos que a moda é cíclica e o que há pouco tempo era considerado brega, hoje pode ser considerado tendência fashion. Foi assim com os mom jeans e dad sneakers, maiores exemplos de que o mundo da moda dá voltas e ressuscita peças que todos duvidaram.

Crochê, paetês, bordados, tricot, aplicações, pins… a maior fashion trend do momento é a sustentabilidade e personalização de peças clássicas, atemporais e, se possível, feitas de modo artesanal para dar um toque extra de customização. Nesse aspecto, os artigos femininos saem na dianteira, como podemos ver nessa listinha de sugestões a seguir.

1 – Bordado

Uma atividade que já angariava adeptas antes da quarentena é o bordado. E ganhou várias facetas além das toalhas e itens de casa que nossos avós bordavam antigamente, transitando entre ativismo e customização.

Com a variedade de roupas em algodão e malha sem estampas disponíveis, tudo que você precisa é colocar sua imaginação (e um pouco de coragem) à prova: bordar algo que torne aquela peça algo que traduza sua personalidade. Pode ser um detalhe pequeno na barra, gola e mangas. O tecido aceita tudo, até pequenos erros, e é garantia de uma roupa única.

2 – Tricot

Quando pensamos em tricot, temos a tendência de ver uma senhora de idade tricotando para seus netinhos. Isso é passado. O tricot está longe de seguir o estereótipo de suéter feio de frio, podendo ser utilizado até no verão em suas versões de linhas finas.

Com a moda de suéteres das últimas temporadas do inverno europeu, importamos o tricot inclusive para o dia-a-dia. É possível encontrar peças em tricot com fios metalizados para um look para a noite ou fios finos para um dia fresquinho, nem tão frio, nem tão quente.

3 – Patches

Patches são um clássico que atravessaram os anos 80, os anos 90 e ganharam a pecha de “nichados” nos anos 2000 em diante, sendo relegados a bolsas de rockeiros, punks e emos.

Como a moda é cíclica, os patches voltaram com tudo – e não restritos a mochilas. Calças jeans e camisetas recheadas de patches diversos estão super na moda.

Por serem facilmente customizáveis, uma peça de vestuário coberta de patches transmite não apenas estilo e senso fashion, mas também deixa transparecer a personalidade da pessoa que está usando o item. Kawaii, punk, rebelde, emo, militante? Os patches falam por você antes de você falar.

4 – Paetês

Quem falou que brilho e paetês não poderiam ser utilizados cotidianamente estava errado. Qualquer look pode ficar melhor com um — ou vários — pontos de luz.

Os paetês (e aplicações com brilho em geral), há algum tempo não estão restritos a looks para a noite e badalação. Existem versões sutis com aplicações pontuais como gola ou manga, que podem ser perfeitamente utilizadas para situações cotidianas, incluindo ambientes de trabalho.

Desde almofadas até jaquetas repletas de paetês, o brilho está oficialmente no calendário fashion.

5 – Chapéus

Os chapéus não são itens exclusivos de veraneio. Claro que queremos um belíssimo chapelão em férias praianas, mas os chapéus são itens muito úteis para o dia-a-dia e que podem complementar seu look.

Desde 2019, pelo menos, os chapéus no estilo bucket têm feito sucesso entre os mais jovens, com a vantagem de serem facilmente customizáveis por pins (outra moda que voltou com força).

Caso não goste do estilo bucket, as boinas estilo francês sempre fazem sucesso na temporada outono/inverno. A Emily Cooper ou Blair Waldorf que vivem em algumas de nós não abandonam este clássico atemporal.