Peças desenhadas pela designer Linda Martins são premiadas no A´Design Award & Competion, em Milão

Pesquisa traz perspectivas otimistas para o setor imobiliário
4 de maio de 2020
Padre Reginaldo Manzotti lança “Tempo de Inovar” pela Universal Music
4 de maio de 2020

Poltrona Cecília, uma das vencedoras, tem uma pegada totalmente sustentável, feita com material que acabaria sendo descartado

Por mais um ano, a designer catarinense Linda Martins, sob curadoria de Ana Yajima, conquistou o prêmio A´Design Award & Competion. A tradicional premiação italiana, que ocorre em Milão anualmente prestigia os melhores designers, arquitetos, artistas, marcas e agências de design. Em 2020, a poltrona Cecília e a cadeira Sushi acabaram de conquistar o prêmio prata, na Categoria de móveis.

Em homenagem à avó que faleceu há pouco mais de dois meses, a poltrona Cecília tem uma pegada totalmente sustentável. Para a criação dessa peça, a estrutura foi toda produzida com pedaços de ripas de madeira, que foram prensadas na máquina, onde é possível fazer alguns recortes nos acabamentos. O assento foi feito com resto de couro, e para o encosto, a opção foi utilizar tiras de tecido costurado junto sobre uma base maleável, criando uma volumetria estética, que lembra uma pétala de flor. E para finalizar, o tecido no estilo suede traz todo o conforto para a poltrona.

“A princípio gostaríamos de usar a peça no lado externo da casa, no jardim, por ter um estilo mais baixo, mas no decorrer na criação com algumas mudanças como o encosto volumoso, optamos por usá-la dentro de casa. A minha intenção ao criar essa cadeira foi utilizar todo o material que acaba virando lixo, diminuindo assim o impacto na natureza”, conta Linda Martins.

Já a cadeira Sushi recebeu um briefing divertido. Uma cadeira com linhas simples, em madeira, que apresentasse um visual icônico e que fosse confortável. Assim como o nome, é uma cadeira descontraída, mas que pode compor um ambiente sofisticado, pois se adapta ao background, devido ao seu design. Produzida a mão, a peça traduz os preceitos da marcenaria antiga, com peças coladas, confeccionadas uma a uma, ela mescla o antigo e o novo, com suas linhas contemporâneas. Uma alegre composição geométrica, com estrutura em madeira nobre em sua forma mais pura.

Sobre Linda Martins

Formada em designer de interiores em Santa Catarina, a designer Linda Martins, cursou tendências para designers profissionais e especializou-se em design de produtos, no renomado Instituto Marangoni, em Milão, na Itália. Em pouco tempo de carreira, suas criações que ressaltam elementos minimalistas contrapostos em detalhes únicos resultaram em produtos onde o conforto, estilo e elegância são unânimes. Em 2018 foi premiada internacionalmente no A´Design Award, com a cadeira Lady. Além disso, já acumulava em seu currículo o prêmio nacional “Estudo de um banheiro Deca”, do qual foi vencedora nacional em 2016.

Curadoria Ana Yajima

A experiência no mercado de luxo, anteriormente atuando como varejista para consumidores de marcas nacionais, como Ricardo Almeida, Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, entre outras do cenário da moda, fez com que Ana Yajima migrasse seu know-how para um universo que até então não percebia a importância da curadoria comercial: o de design e decoração. Foi assim que a profissional se tornou Curadora de Design Nacional para Moora Mobília Brasileira desde a sua criação, em outubro de 2014. O amadurecimento da indústria e seu entendimento sobre curadoria comercial fez com que a profissional criasse a própria marca, a CCAY, ampliando seu trabalho junto aos designers.