Peças de design valorizam o legado histórico e saberes das culturas humanas

Room Office com lazer nos resorts da Rede Bourbon
17 de setembro de 2020
Las Gringas destina renda da coleção à comunidades indígenas no enfrentamento da Covid 19
17 de setembro de 2020

Seguindo tendências, DonaFlor Mobília traz produtos com tramas que resgatam costumes de povos ancestrais

histórias e memórias, assim como pintar uma tela em branco. Mais do que beleza e funcionalidade, a DonaFlor Mobília, marca especializada em peças que são um convite ao bem-viver e para aproveitar a vida ao ar livre, busca enaltecer as raízes da cultura nacional e a criatividade característica brasileira através de suas coleções.

Confira uma seleção de peças inspiradas nas pinceladas que contam a história do país:

Assinada por Daniel Ferro, a poltrona e puff Anauê (abaixo), com espaldar alto e base em madeira finamente trabalhada, mergulha na cultura indígena, com sua riqueza de detalhes e significados. A palavra tupi que nomeia os móveis significa “você é meu irmão”, saudação que revela a afetividade e conexão dentre aqueles que formam a primeira peça de um gigantesco mosaico: o povo brasileiro.

O sofá Jamaxi (abaixo), de Sérgio Matos para a Donaflor, tem como inspiração as formas e tramas hexagonais das cestarias weiepe (conhecidas também por jamaxi), artefatos tradicionais da tribo Waimiri Atroari, confeccionados pelos homens e usados pelas mulheres para transportar frutos e alimentos da roça. Com isso, a peça traz, em sua essência, toda a identidade indígena.

O puff Carambola (abaixo), também assinado por Sérgio Matos, aguça o olhar pelo entrelaçamento artesanal da corda de poliéster sobre o alumínio, já que seu conceito foi pensado tendo como base os gomos da carambola, fruto agridoce originário da Ásia e presente em todo o Nordeste brasileiro. O design abre o apetite para a decoração contemporânea com tempero de brasilidade.

A mesa Rudã (abaixo) leva em seu nome o peso simbólico da cultura indígena. Rudá fazia das nuvens sua morada e despertava o amor entre homens e mulheres. Para valorizar ainda mais o passado, Daniela Ferro finaliza a peça com cores, notável particularidade da indumentária indígena. Formas simples e claras destacam a unicidade da peça e revelam seu encanto.

Também assinada por Daniela Ferro, a mesa Aram (abaixo) expressa funcionalidade por um design limpo em formas precisas. As cores intensas de seus fios revestem o móvel de uma forte personalidade, um magnetismo estético em sua essência. O destaque está na oposição entre a solidez das superfícies de madeira e os vãos formados pelas cordas tramadas na base.

DONAFLOR MOBÍLIA

www.donaflormobilia.com.br

Tel.: (43) 3251-4917