Pastilhas e revestimentos cerâmicos: tudo o que você precisa saber sobre assentamento para o seu projeto

Manutenção do peso perdido exige esforço contínuo
11 de novembro de 2020
Live do Clube de Costura ensinará pregar zíper em calça jeans
11 de novembro de 2020

Líder no segmento, a Cerâmica Atlas, elabora um passo a passo para uma aplicação simples e prática

Versáteis e com excelente durabilidade, aspastilhas de porcelana e os revestimentos cerâmicos podem ser aplicados em paredes, fachadas, piscinas e até pisos, dependendo do modelo e compondo diferentes estilos de projetos, desde o moderno ao retrô. As possibilidades são infinitas, porém, para um resultado assertivo, as peças devem ser assentadas cuidadosamente, tarefa que, apesar de não se tratar de nenhum bicho de sete cabeças, costuma ser desafiadora para quem não é especialista.

Pensando no resultado das obras, a Cerâmica Atlas, líder no segmento de pastilhas de porcelana e revestimentos, que acaba de completar 56 anos de história, reuniu as principais dicas de assentamentos de pastilhas e revestimentos para você fazer bonito na sua obra, sendo profissional técnico ou não.

Pastilhas hexagonal branca, de 2,65 cm, da Cerâmica Atlas | Foto: Luis Gomes

Preparação da superfície de aplicação

Para realizar um bom assentamento, deve-se estar atento aos detalhes e, aqui, a organização é fundamental. Para um resultado uniforme, é extremamente importante que a superfície esteja firme, seca, limpa e livre de óleos, graxa ou qualquer produto que possa comprometer a aderência do revestimento que será assentado. O emboço (camada inicial de argamassa, na parede, usada como base do reboco) deve estar liso e aprumado, livre de buracos, trincas ou bases ocas.

Preparação da argamassa

O preparo da argamassa não tem segredo. Sempre use argamassas de assentamento e rejuntamento de boa qualidade, próprias para pastilhas/revestimentos, conforme as normas da ABNT e característica de cada projeto, – dê preferência aos tipos AC3, com maior poder de aderência e indicada até para ambientes mais agressivos, como piscinas de água quente, saunas e churrasqueiras. O ideal é sempre seguir as recomendações do fabricante sobre proporções e tempo de uso. Vale a ressalva: ao manipular a argamassa, certifique-se de que está em um local protegido do sol, do vento e, principalmente, da chuva.

Preparação da argamassa para assentar as pastilhas da Cerâmica Atlas.

Aplicação das placas de pastilhas ou as cerâmicas

Nesta etapa, a atenção deve ser dobrada. Primeiramente, aplique a massa no local onde serão assentados os revestimentos, respeitando uma espessura de 3 a 5 mm. Com o auxílio de uma desempenadeira dentada de 6 ou 8 mm, forme cordões que servirão de marcação. A argamassa deve ser aplicada em trechos limitados para que as placas de cerâmica ou pastilhas sejam posicionadas sobre a massa ainda fresca e úmida. Para iniciar a colocação, segure as placas pelas extremidades.

Observando a marcação existente, disponha as placas à argamassa distribuída na base e pressione-as com as mãos para garantir que os cordões de massa sejam devidamente esmagados, impregnando todo o verso da placa ou peça cerâmica. Mantendo a mesma largura das juntas existentes entre as peças das placas, siga o nivelamento das peças já aplicadas. Com uma desempenadeira apropriada ou um martelo de borracha, bata levemente sobre as placas – um ritual que contribui para manter a uniformidade entre as peças. No decorrer do processo, sempre verifique se a massa ainda está fresca.

Uso de espaçadores de plástico entre as cerâmicas hexagonais, de 22,3 cm, da Cerâmica Atlas, garante a distância correta entre as placas | Foto: Dan Brunini

Rejuntamento

Na última fase, os detalhes farão a diferença. Com a ajuda de uma esponja limpa e úmida, retire os excessos de argamassa que ficaram nas peças. Para o rejuntamento, recomenda-se aguardar, no mínimo, 72 horas. Escolha o rejunte de sua preferência, que melhor se adeque à cor do revestimento ou pastilha definida a obra. Opte por algum tipo aditivado ou flexível, próprio para os locais de uso. A aplicação pode ser feita com uma desempenadeira de borracha por toda a superfície revestida. Espere, aproximadamente, 15 minutos e retire o excesso com uma esponja limpa.

Com uma esponja limpa, retire o excesso de rejunte 15 minutos após a aplicação | Foto: Marco Antônio Trazzi

 

Cerâmica Atlas

Endereço: Rodovia Padre Donizetti (SP 332), Km 272, Tambaú (SP)

Contato: (19) 3673-9600

Website: www.ceratlas.com.br

Facebook: www.facebook.com/CerAtlas

Instagram: @CeramicaAtlas