Páscoa com varejo conectado vende muito mais

Lagundri reabre seu lounge com cardápio especial de dumplings
12 de março de 2019
Passeios no lado Argentino das Cataratas do Iguazú proporcionam imersão à natureza
12 de março de 2019

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGOCIOS LABORATORIO DE VAREJO

As datas festivas são ótimas ocasiões para ampliar as vendas no comércio

A expectativa da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS) é que a Páscoa traga um incremento nas vendas de 10% em relação ao mesmo período de 2018. Temperaturas mais amenas, distanciamento das férias e da volta às aulas também ajudam a aquecer o mercado que busca superar a recessão dos últimos três anos.

Segundo Fabíola Paes, especialista em varejo e uma das fundadoras da Neomode – startup voltada para soluções omnichannel para o mercado varejista, embora a data ainda seja sinônimo de chocolate ela já movimenta outras áreas importantes do comércio em todo Brasil.

“Alimentação, brinquedos temáticos, itens para casa e decoração, bebidas e vestuário – principalmente no Sul onde a troca da estação tem impacto mais forte -, são produtos que ganham visibilidade neste período onde é comum a troca de presentes, a reunião da família e dos amigos em confraternizações em torno da mesa. Dentro deste cenário, um varejo conectado pode vender até 20% a mais”, argumenta a especialista que também atua como professora da ESPM e no MBA de Varejo e Mercado na USP/Esalq.

Trabalhar do jeito certo

Para Fabíola, os comerciantes que oferecerem diferentes linhas de produtos, souberem agrupar o mix de ofertas e disponibilizá-los ao cliente de maneira adequada – por meio de todos os canais de vendas (e-commerce, aplicativos e lojas físicas) – terão resultados mais expressivos do que a concorrência.

Conforme estudo do Euromonitor, 47% dos consumidores conectados vão até as lojas físicas com o objetivo de experimentar ou ver algo pessoalmente. Por isso, a orientação é aproveitar o que se tem em estoque e explorar o momento para mostrar que a Páscoa pode ir além do chocolate e dos produtos sazonais. “A loja virtual ajuda a física e o ponto de venda físico (PDV), por sua vez, impulsiona a loja virtual”, enfatiza.

“Atualmente não dá para trabalhar a Páscoa apenas com a tradicional ‘parreira de ovos’ e os bolsões de ofertas miúdas criadas no ponto de venda (PDV). Ela ‘acontece’ também no aplicativo do celular, mostrando ambientes decorados com o que se tem em loja, bebidas que ‘casam’ com o chocolate ou que acentuam ainda mais o sabor do bacalhau, além das novidades e ofertas em si que podem ser trabalhadas diariamente conforme o estoque e a concorrência”, declara.

Fabíola Paes traz outras dicas interessantes sobre o tema. Confira:

  1. A Páscoa favorece o setor alimentício, mas as demais áreas do varejo também podem ganhar. Dentro de um novo conceito de loja física, que dialoga com outros canais de venda como o e-commerce, os aplicativos e assistentes virtuais, o PDV precisa ter um design que estimule os sentidos e facilite o acesso.
  1. Aproveite o conhecimento que se tem sobre o comportamento do cliente, os preços da concorrência e crie promoções (flash sales) irrecusáveis com prazos específicos, ampliando a visibilidade e a conversão em compras para a sua empresa.
  1. Lembre que o smartphone é uma ferramenta incrível para auxiliar o varejo a alcançar potenciais clientes com o envio de pushes e ofertas personalizadas, de acordo com sua geolocalização ou perfil.
  1. Invista na opção Clique & Retire, onde o consumidor realiza a compra online (via aplicativo, e-commerce ou assistente virtual) e retira o pedido diretamente na loja física, sem enfrentar filas. Isso atrai público ao PDV e diminui valores em taxas de entrega e fretes.
  1. Observe que no universo do varejo não existe mais diferença entre o mundo físico, o on-line e o off-line. Por isso, investir em inovação, conectividade e relacionamento são pré-requisitos fundamentais para alcançar bons resultados no faturamento deste período.