Parceria entre Oktoberfest e Veolia prevê a reciclagem de copos de plásticos e gerenciamento de resíduos

Casa do futuro: ‘ambiente sem exageros’ é destaque na Mostra Artefacto Curitiba
5 de outubro de 2022
Hora da brincadeira: hotel curitibano promove programação especial de Dia das Crianças
5 de outubro de 2022

Pela primeira vez o festival promoverá ações sustentáveis para a redução de CO2. Cerca de 150 toneladas de resíduos deverão ser gerados durante o evento contarão com destinação ambientalmente correta

Pela primeira vez na história, a Oktoberfest contará com um plano de ações sustentáveis para redução do impacto ambiental. O evento, que está em sua 37ª edição, prevê a valorização de aproximadamente 2 milhões de copos plásticos descartados nos 19 dias do festival – que acontece entre os dias 5 e 23 de outubro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau. A iniciativa tem o apoio da Veolia, líder global em soluções de gestão de água, resíduos e energia para cidades e indústrias, que este ano tornou-se parceira sustentável do evento.

De acordo com a organização do evento, estima-se que cerca de 150 toneladas de resíduos sejam geradas durante o evento e 100% deles terá uma destinação ambientalmente correta. Todos os copos plásticos utilizados na festa serão reciclados e valorizados, passando por um processo de blendagem para coprocessamento, transformando-se em CDR, Combustível Derivado de Resíduos, considerado uma opção “verde” para a indústria, em substituição aos combustíveis fósseis, altamente poluentes.

Para Bruno Muehlbauer, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Públicos da Veolia Brasil, a correta gestão e valorização dos resíduos trazem vantagens ambientais, sociais e econômicas para toda a sociedade. “Além de reduzir a emissão de gases poluentes, o coprocessamento também diminui a quantidade de lixo destinado aos aterros sanitários, aumentando sua vida útil e contribuindo de forma significativa para a economia circular, a economia de baixo carbono e a mitigação das mudanças climáticas”, afirma.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, destaca que a Oktoberfest quer deixar um legado para as futuras gerações de blumenauenses e também para os turistas que nos visitam. Já o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, aponta sobre a importância de, por meio da festa, dialogar sobre o tema. “Queremos que a Oktoberfest seja um espaço de conscientização e mobilização ambiental, mostrando a todos a responsabilidade socioambiental do evento e disseminando assim, conhecimento sobre sustentabilidade”, diz.

Qualificação das equipes

Além da segregação e valorização dos resíduos, a Veolia realizará o treinamento das equipes que trabalharão na Oktoberfest, na sensibilização dos assistentes quanto à forma correta de separação, além de estimular a responsabilidade ambiental e sua relevância na transformação ecológica do planeta. Para isso, disponibilizará todas as lixeiras para o evento. Esses compartimentos ficarão permanentes no local da festa e poderão ser utilizados em outras ocasiões. Já os comerciantes que participarem dos treinamentos ganharão um selo de certificação.

De acordo com Lina del Castillo, Gerente Sênior de Comunicação e Marketing da Veolia Brasil, essa parceria resulta na maior ação ambiental já desenvolvida em eventos de Santa Catarina, tornando uma tendência para muitos outros eventos no país.

“No caminho da Transformação Ecológica devemos procurar soluções que mudam nossa forma de produzir, atuar e consumir, pensando na diminuição de nossa pegada ambiental, e isso pode ser feito aliado com as nossas tradições culturais. Por isso é tão importante fazermos parte, como parceiros, dessa transformação sustentável que está acontecendo na Oktoberfest”, ressalta Lina del Castillo.

Sobre a Veolia 

O Grupo Veolia atua para ser a empresa referência na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 230 mil colaboradores, o Grupo auxilia seus parceiros no projeto e na implementação de soluções personalizadas que atendam aos desafios na gestão de água, resíduos e energia. Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para a preservação, renovação e o desenvolvimento do acesso aos recursos disponíveis. Em 2021, o Grupo Veolia levou água potável a 79 milhões de pessoas e ofereceu serviço de saneamento para 61 milhões, além de produzir cerca de 48 milhões de megawatts-hora e valorizar 48 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) consolidou sua receita em 28.508 bilhões de euros em 2021.

crédito foto: Daniel Zimmermann