Paineis solares domésticos: economia certa, mas requer limpeza e manutenção

Gabriela Silvarolli lança sua primeira coleção autoral para a Corello
7 de dezembro de 2020
Estúdio Dentro apresenta Coleção Refúgio, com peças criadas em pedra-sabão
7 de dezembro de 2020

NT Solar foi testado no deserto de Arica e com o uso pode aumentar em até 8% a captação dos raios UV

Quando se fala em economia elétrica e na sustentabilidade, pensa-se na utilização de painéis solares. A energia solar está em crescente, e a grande aposta nos últimos meses, muito ligada a pandemia vivenciada mundialmente, foram as obras e a implantação de painéis solares no uso doméstico, principalmente pela redução dos gastos e a valorização do meio ambiente.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), houve um crescimento de cerca de 3.5 GW em importação de painéis solares no último trimestre. Conforme levantamento realizado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, a geração de energia solar no Brasil teve um crescimento de 45% no primeiro semestre de 2020, com reflexo à geração de empregos. Ao todo 47 mil novos postos de trabalho foram criados no Brasil.

Painéis solares podem ser instalados em telhados residenciais. Os critérios levados em consideração, depende da características de cada casa, da mesma forma, que uma vez instalado, a manutenção e limpeza são essenciais para o bom funcionamento, “A limpeza dos painéis solares deve ser realizado regularmente de modo a não perderem a sua eficiência”, explica Fabiano Polak diretor científico da Nano4you.

Segundo Polak, os painéis precisam estar livres de obstruções e sombras. “Quanto mais sujos estiverem, menos eficazes serão”. A limpeza é simples, mas é necessário observar o produto a ser utilizado para não diminuir a eficiência do painel solar, bem como o material a ser utilizado na limpeza.

A Nano4you desenvolveu um produto para limpeza de painéis fotovoltaicos, o qual foi testado no deserto de Arica – Chile, o NT Solar, que já está sendo comercializado no Brasil e promove uma ação duradoura de limpeza sem danificar os painéis. “Após a realização da limpeza com o NT Solar, foi observado aumento de 8% na captação dos raios UV, em comparação aos painéis limpos no modo convencional com água, o que resultou no aumento da eficiência do painel depois de limpo com o NT Solar, com uma estabilidade de três meses após o uso”, explica Polak.

Segundo o diretor científico, o NT Solar é pioneiro nesse campo, sendo desenvolvido desde o início, com testes, formulações, medições e métodos. “O NT Solar possui PH Neutro e uma combinação diferente de moléculas que possibilitam que a superfície lisa fique limpa, polida e protegida sem oleosidade”, salienta Polak. “O produto constrói uma película invisível capaz de deixar um efeito de fácil limpeza por meses. Após aplicado a superfície fica nitidamente polida e este efeito repele pó e dificulta a impregnação de sujeiras, poluição, fuligem, maresia e umidade. Foi concebido para diminuir os custos com limpeza e manutenção de todos os tipos de painel solar”, finaliza.

O NT Solar pode ser encontrado em embalagens de 1l e de 5l, e está disponível para compra nos principais marketplaces, como Mercado Livre, Magalu, Americanas e MM Nacional.